sexta-feira, 8 de maio de 2015

Wolverine: Nem tão mau assim!


Uma nova fase, com nova revista mensal e novo modus operandis, podemos dizer que o Wolverine que conhecíamos não é mais o mesmo depois que perdeu o fator de cura. Agora, ele se juntou a alguns novos vilões e vem fazendo alguns servicinhos para o Sr. Proposta. Mas será que tudo o que vimos faz mesmo parte do novo Logan ou é algo apenas que ele está criando para esconder seus verdadeiros objetivos?

Na edição 3 de Wolverine publicada pela Panini, Paul Cornell continua a saga do mutante na Totalmente Nova Marvel evidenciando alguns flashbacks do herói antes de tudo mudar. Na escola Xavier, ele treinava com a nova armadura feita em segredo pelo Homem-Aranha Superior, mas nitidamente não se mostrava a vontade. Hank chegou a interromper a sessão da Sala de Perigo para que Tempestade tivesse uma chance de conversar com o velho amigo, mas foi em vão.  Logan estava decidido a deixar a escola afim de proteger todos os que amava. Para Tempestade, ele apenas estava fazendo o que sempre faz quando as coisas o assustam – Fugindo.

Em outro momento do flashback, Logan vai até o Canadá onde estão escondidos os Fabulosos X-Men do Ciclope. Ele apenas queria conversar com a velha amiga Katherine Pryde, mas a moça não parecia estar muito condescendente com a atual situação do Carcaju. Ainda irritada por ele agir do jeito que agiu quando confrontou a última vez o Dentes de Sabres, queria que Wolverine reconhecesse o erro e pedisse desculpas por ter levado indiretamente a morte 12 pessoas. Isso só fez ele se irritar mais, puxando as garras para a amiga enquanto ela o chamava de covarde. Era mais uma pessoa de quem Logan se afastaria.

Então, temos o verdadeiro plano de Wolverine revelado. Num lugar afastado, ele se encontraria com o Agente Monkton, que não passava de um MVA enviado por Maria Hill. O plano era justamente forçar uma mudança completa do jeito de ser de Wolverine ao ponto de que até mesmo o Sr. Proposta acreditaria. Monkton se passaria então por um repórter disfarçado que tentaria enganar o Proposta e ao ser descoberto Wolverine deveria matá-lo (como aconteceu exatamente na edição 1).

Tudo isso ajudaria no disfarce do Wolverine, que uma vez todos acreditando que ele mudou entraria facilmente no grupo de vilões. Proposta, por sua vez, tinha interesse de se integrar a organização de Creed e acreditava que Wolverine era uma ótima aquisição para atrair o interesse de Dentes de Sabre. E foi assim que chegamos ao ponto onde tudo começa na primeira edição da nova fase.

A única coisa que o Agente Monkton avisou para Logan tomar cuidado é quanto a ele se vincular demais com os outros membros do grupo. E de cara já sabemos que ele enlaçou um romance com a tal Pinça. De volta ao presente, após uma negociação com um bando que deveria comercializar algumas substancias que ajudariam a retardar o envenenamento por Adamantium dar errado, Logan passeia com Pinça e Menino Perdido pela cidade.


Menino Perdido leva Logan para conhecer um tatuador que tem o poder de “ver” que tatuagem melhor se adequa ao cliente. Curiosamente, ao se deparar com Wolverine, ele diz que a imagem que se adequa a Logan seria uma rosa (Um vínculo direto com seu primeiro amor, a Rose). Logan aceita fazer a tatoo, algo que agora ele pode ter permanentemente sem o fator de cura.

Seguindo o passeio pela cidade, Logan leva os dois amigos agora para o Bar Guernica, que tantas vezes vimos no volume anterior. Desta vez, no entanto, era noite de Pôquer do Thor e o Deus do Trovão não estava nada satisfeito em ver ali o ex-colega vingador que tinha mudado tão repentinamente de comportamento. Wolverine mostra a sua nova tatuagem pra o nórdico dizendo que aquilo era a explicação que daria pra sua mudança. Em resposta, o Deus do Trovão apenas jogou Logan e seus parceiros bar a fora.


Nesse meio tempo, Pinça já percebe que Logan não está agindo completamente honesto com eles. Ela começa a duvidar que esse novo Wolverine não tenha deixado tanto assim o velho manto de herói para trás. Mas antes que pudesse amadurecer suas dúvidas, todos são chamados para a nova missão dada por Proposta. E ela será em Madripoor.

Ainda não absorvi bem a ideia que o Paul Cornell tinha pra essa etapa da fase do Logan que antecede sua “morte”.  Diferente do volume anterior, que tinha a função de desconstruir fisicamente e emocionalmente o personagem, aqui voltamos a ter um Wolverine com um agenda obscura e confusa para o leitor. Não era algo que certamente eu esperava depois do que aconteceu ao final do volume 3 e ainda estou dando tempo (e edições) para ver no que tudo isso pode levar.

As duas histórias dessa edição são desenhadas por Ryan Stegman, David Baldeon e Gerardo Sandoval.

Coveiro

comments powered by Disqus