sábado, 13 de junho de 2015

BANG! POW! CLICK! com Plastic Saga


Como explicamos na nossa primeira matéria do BANG! POW! CLICK!, já foi o tempo em que os colecionadores de Action Figure se contentavam em apenas ostentar suas peças em casa e muitas vezes sequer abrir a embalagem de seus colecionáveis. Hoje, existe uma verdadeira legião que junta este seu hobby a fotografia e o resultado final é um produto surpreendente. Confira desta vez o trabalho de Rafael Cappelasso, do Plastic Saga. Com a palavra, o próprio:







Quando criança, você já recebeu em mãos, provavelmente, uma “pequena pessoa”. Imagino que todos em algum momento da infância já receberam algum tipo de boneco. Esse talvez seja a forma de “brinquedo complexo” mais antigo que se conheça: uma simulação de um ser humano. Mais cedo ou mais tarde, os pais entregam ao filho uma “pequena pessoa”, um brinquedo que, mesmo de forma inconsciente, desejam que o filho se identifique, e, mais importante, siga aquele exemplo.

E pergunto, porquê? Porquê o desejo de encarnar um personagem de maneira concreta, seja de madeira, pano, ferro ou plástico(só para citar o mais recente)?

Penso que seja parte do desejo de criar um ícone – a representação subjetiva de um símbolo que traduza a essência maior e sublime de algo. São verdadeiros “ídolos”, algo a ser visto e seguido como um modelo para determinada característica máxima de uma personalidade. Os “heróis de ação” são apenas uma faceta desses novos ídolos.








Com o passar do tempo, esses “ídolos” continuam presentes em nossas vidas. Desde a antiguidade até os tempos modernos, o homem carrega consigo seus heróis, sejam eles Hércules ou o Capitão América. Desta forma, pretende tirar deles alguma espécie de “força moral”. Mesmo na vida adulta, a lembrança destes heróis permanece, e continuam a nos guiar em nossos passos. Talvez muitas décadas atrás fossem pôsteres de cantores, mais tarde de atores famosos, e assim até hoje, com algumas diferenças.

Eu mantenho meus ídolos, minha “força moral”, na forma de heróis de plástico. E não sou o único... Hoje são, ouso dizer, milhões!


Mas não basta simplesmente trazer consigo seus heróis. Pelo mesmo impulso que, nas antigas Olimpíadas, os gregos reencenavam os feitos de Hércules, nos dias de hoje, reencenam-se os feitos de Thor, mas feito em plástico. Um hobby que vem tomando força internacionalmente, reunindo dezenas de milhares em fóruns internacionais pelo mundo todo.















Há 2 anos estava pesquisando sobre figuras e acabei caindo num Fórum chamado "A.C.B.A." - "Articulated Comic Book Art" , algo que pode ser traduzido como "Arte em Quadrinhos Articulados". Eu já fazia fotos com figuras de ação há alguns anos, sem qualquer compromisso com “técnicas fotográficas”. Daí em diante eu comecei a fazer fotos mais produzidas e aprender técnicas de fotografia.

A partir daí comecei a produzir meus próprios cenários, pesquisar mais sobre fotografia e, agora também, materiais para construção de “dioramas” (cenários complexos que revivem uma cena ou situação específica). Criei a página Plastic Saga há menos de 1 ano por idéia de amigos e minha esposa (que também coleciona) que gostam muito das minhas fotos e começaram a me incentivar a criar uma página. A receptividade foi muito boa e comecei a criar peças mais complexas, trabalhar com fundos impressos e oferecer tutoriais na página.









Haviam aqui no Brasil outras pessoas que já faziam a mesma arte há tempos, sendo o mais famoso talvez o brasileiro responsável pela página “Virgin Spider” , que retrata o cotidiano bem humorado de um Homem-Aranha em seu quarto adolescente, e também a página “Os Bonequinhos”, apresentando personagens não só dos quadrinhos, mas de desenhos animados e games, em fotos e stop-motion. No início, não havia uma comunicação entre estas pessoas que, como eu, não imaginavam que havia tantos outros apaixonados por figuras de ação fotografando seus heróis. E numa conversa surgiu o CAFA – “Composição Artística com Figuras de Ação". CAFA é um grupo de fotos de figuras de ação que pretende reunir outros interessados nessa “arte” e aprimorar cada vez mais técnicas de fotografia, cenários e composição. A maioria eram fotógrafos amadores que tinha conhecimento básico ou intermediário de fotografia, ou colecionadores que procuravam dar vida as figuras, mas sem conhecimento de fotografia. Através das redes e contato de colecionadores, acabamos nos encontrando e trocando idéias e experiências. 


PLASTIC SAGA
 Instagram
Flickr

NOTA DO EDITORIAL: E você? Também já se arrisca nesse hobby?! Que tal mandar um email pra gente e quem sabe ter sua arte publicada aqui no 616?!

comments powered by Disqus