quinta-feira, 18 de junho de 2015

Cavaleiro da Lua: Los Angeles, Cidade Proibida



Tentando se equilibrar entre ter três personalidades distintas (que personificam Wolverine, Homem-Aranha e Capitão América), a vida de vigilante e produtor de seriado de televisão, Marc Spector prossegue em sua caçada ao novo rei do crime de Los Angeles. E, ao que parece, a figura não ficará oculta por muito tempo.

Após uma rápida conversa com seu parceiro em razão de ele ter chamado os Vingadores, Spector e Buck armam um plano para tirar o chefão do submundo de Los Angeles da toca. Buck vai ao encontro de Boca-de-Leão para oferecer a cabeça de Ultron, mas quer negociar com o verdadeiro chefe da operação. E ele se revela: Conde Nefária, um clássico vilão dos Vingadores.

A cabeça do Ultron era falsa e continha uma substância que afetou os poderes de Nefária. A jogada era simples: Coletar provas da existência do rei crime de Los Angeles e levá-las à polícia. Nefária consegue escapar, mas Boca-de-Leão é capturada e entregue ao detetive Hall com todas as provas sobre a presença de Nefária em Los Angeles. 



Enquanto Eco tenta compilar uma estratégia para vencer Nefária, Spector vai cuidar do seriado do qual é produtor.  E recebe um bronca do Wolverine e Capitão América por dar atenção a outras coisas que não o Conde Nefária. Anoitece, enquanto Buck termina alguns ajustes do equipamento de Spector, Maya acorda e ambos partem para nova jogada, que é atrapalhar os negócios de Nefária para ele apareça. 

Paralelamente, no distrito policial, Hall tenta convencer o Capitão Quaid a tomar alguma atitude contra Nefária, mas este parece não ligar muito para o que está acontecendo. Após a breve conversa, Hall tenta arrancar um acordo de Boca-de-Leão, para que ela entregue todas as provas que tem sobre o Conde Nefária. Boca-de-Leão concorda em entregar tudo, mas o capitão do distrito não está muito animado com a ideia.

Aproveitando um momento de descanso entre uma invasão e outra às boates de Nefária, Spector e Maya aproveitam o momento para conversar e ter um pouco de romance. Dura pouco, já que são surpreendidos por Nefária, iniciando, assim, um violento combate. Começa uma longa sequência de combates entre Spector e Nefária, intercalada com páginas de diálogos com Buck e suas personalidades. Mas Spector não é páreo para Nefária, mesmo com a ajuda de Eco. E infelizmente, temos uma baixa em combate: Maya Lopez, a Eco, é morta por Nefária. Com isso, Wolverine sobrepuja as outras personalidades, tomando o completo controle de Spector, que entra em frenesi absoluto e só quer saber sangue.



Na cena seguinte, Spector encontra Marlene (seu antigo amor) e o Francês. O encontro não termina muito bem. Marc acorda algemado a uma cama de hospital. Era um pesadelo. Hall tenta falar com o Cavaleiro da Lua a todo custo, mas, graças ao resgate de Buck, a oportunidade vai ficar para outra hora. Nefária também saiu gravemente ferido, o que obrigou seu mordomo a chamar Madame Máscara, sua filha, para cuidar do Cavaleiro da Lua e localizar a cabeça de Ultron.

E a vilã não perde tempo. Para localizar o paradeiro do Cavaleiro da Lua, Madame Máscara invade o necrotério em que Maya está e obtém o bastão modificado da falecida vingadora. Com isso, Frost consegue rastrear o esconderijo de Spector e prepara uma violenta ofensiva. O resultado é o esperado: Madame Máscara quase mata Buck e consegue obter a cabeça de Ultron. E, no distrito policial, Boca-de-Leão fica tensa ao saber que a Madame Máscara está na jogada.

As opções de Marc começam a minguar. E só lhe resta uma saída: Contactar a SHIELD para localizar onde está a cabeça de Ultron. Diversamente do combinado, Frost não leva a cabeça diretamente para Nefária, questionando-o, por telefone, sobre os motivos de querer ter um Ultron. Nefária relata a razão, mas isso não é revelado ao público. Ao desligar o telefone, Frost é surpreendida pelo Cavaleiro da Lua. Mais uma sequência de combate se inicia, com a aparente vantagem da Madame Máscara. E, no meio do combate, uma nova personalidade surge, que personaliza a falecida Eco. Spector consegue deter Frost e recuperar a cabeça de Ultron.



O cerco se aperta contra Nefária. A polícia de Los Angeles vai até a casa do Conde para prendê-lo. Mas Nefária, furioso, escapa e parte rumo ao distrito policial. Completamente transtornado, Nefária mata o Capitão Quaid  por não cumprir com o acordo de manter a polícia longe. A próxima da lista seria Boca-de-Leão, mas eis que surge o Cavaleiro da Lua para deter o vilão. Começa o violento combate entre o Avatar de Konshu e o vilão. Mas, por mais habilidoso que Spector fosse, não haveria possibilidade de ele vencer Nefária. 

Aparentemente derrotado e informando à Nefária que a cabeça do psicótico robô estava no estacionamento do distrito policial, o Conde é surpreendido pelos heróis mais poderosos da Terra. Nefária é derrotado, facilmente, pelos Vingadores.  Em seu esconderijo, Marc entrega a cabeça de Ultron para Tony Stark. Aparentemente, é um final feliz para Spector, que desenvolve uma terceira personalidade, baseada no Homem de Ferro agora.



Mas nem tudo são flores. Três meses depois, o seu seriado é cancelado. "A Lenda de Konshu" não decolou. Questionado sobre continuar no entretenimento televisivo, Spector diz que prefere a ameaça de uma apocalipse robótico a viver mais um segundo em Hollywood.

Bendis, Alex Maleev e Hollingsworth são uma equipe e tanto. Assim como dito no primeiro volume, o Cavaleiro da Lua do trio é muito bom. Ainda que esse volume seja um pouco mais triste que o primeiro (ainda mais pela morte de Maya Lopez), trata-se de uma grande história, com altas tiradas e referências (impagável a cena com pessoa vestida de Jean Grey). Trata-se, talvez, de um dos melhores momentos do Vingador mais louco do oeste.

Também cabe destacar que a Panini acertou em cheio ao publicar essa história em formato de encadernado. Seria muito ruim acompanhá-la em um mix. E percebemos que, com lançamentos como esse, Demolidor e Justiceiro, há um grande espaço para os heróis urbanos no país.



O que Nefária queria com um corpo de Ultron? Talvez essa pergunta nunca tenha uma resposta...
  
Rafael Felga




comments powered by Disqus