sábado, 6 de junho de 2015

Conheça mais profundamente os personagens que serão destaque na NOVA e DIFERENTE MARVEL!

*Informações inéditas no Brasil e EUA!


Essa semana foi aquela cheia de surpresas, pegando muita gente no susto quando na última quarta-feira foram reveladas duas imagens publicitárias com os personagens que provavelmente mais vão se destacar na nova e futura Marvel que veremos por aí. Hoje, a Marvel liberou imagens de cada um desses personagens em separado e em alta qualidade, com a arte fabulosa de David Marquez. Vamos aproveitar para não só divulgar cada uma delas, como também explicar para os novatos um pouco quem são esses que estão surgindo para dominar o segundo semestre de 2015:

 Hipérion (criado originalmente em 1969, por Roy Thomas e Sal Buscema) é praticamente um análogo do Superman que foi criado pela Marvel para lutar contra os Vingadores nos primórdios da equipe. Trata-se de um indivíduo de outra realidade (nunca antes foi conhecido quem seria a versão 616 do personagem) e teve bastante destaque no título Poder Supremo da linha Max. Na sua nova versão, trazida por Jonathan Hickman em 2014, ingressou nos Vingadores e é um membro titular até os dias de hoje.
 O segundo Homem-Formiga é certamente um dos favoritos dos fãs até hoje. Scott Lang (criado em 1979, por David Micheline e John Byrne) era inicialmente apenas um técnico em eletrônica que trabalhava na mansão dos Vingadores. Com sua filha doente, ele se viu obrigado a roubar o traje de Homem-Formiga do Hank Pym para chegar até a cientista que poderia curar a pequena Cassie Lang. Desde essa época, vem servindo ocasionalmente como herói e membro de grupos como o Quarteto Fantástico e Vingadores.
 O Pantera Negra (criado em 1966, por Stan Lee e Jack Kirby) foi o primeiro super-heroi negro que chegou aos quadrinhos americanos, muito antes do Falcão, Luke Cage ou personagens de qualquer outra editora. Inicialmente surgiu como um antagonista das histórias do Quarteto Fantástico, mas não demorou para ingressar nos Vingadores e até mesmo estrear em aventuras solo na revista Jungle Comics. Com o passar do tempo, conquistou o respeito dos leitores como uma das maiores mentes estratégicas do planeta e faz parte dos atuais Illuminatti que tentaram salvar a(s) Terra(s) de um colapso iminente.
 O Capitão América (criado por Joe Simon e Jack Kirby em 1941) é um verdadeiro alicerce que vem dos tempos da Timely Comics e que sobrevive no coração dos fãs até hoje. Muitos já passaram a ocupar este manto, mas Steve Rogers é aquele que até hoje vive e viverá na lembrança de muitos como o único Sentinela da Liberdade. Atualmente, seus poderes foram anulados e seu corpo foi envelhecido sem os efeitos do soro do supersoldado. Ainda assim, Rogers não abandonou o campo de batalha para salvar o planeta.
 Sam Wilson é o Falcão (criado em 1969, por Stan Lee e Gene Colan), considerado o primeiro herói afro-americano dos quadrinhos. É também o mais marcante parceiro do Capitão America até os dias de hoje, com um histórico quase sempre ligado a Steve e até mesmo dividindo o espaço no título da revista por um tempo. Quando Rogers perdeu seus poderes recentemente, foi mais que natural a progressão do Falcão para se tornar o novo Capitão América.
 Cidadão V foi originalmente um herói obscuro da Era de ouro, que era alterego do inglês John Watkins (criado em 1942 na revista Daring Mystery Comics #8 por Ben Thompson). Esquecido por décadas, seu nome acabou sendo reutilizado pelo Barão Helmut Zemo quando criou com fins inescrupulosos os seus Thunderbolts. Depois de desmascarado, a identidade já foi usada por outros tantos personagens como Dallas Riordan e até mesmo John Watkins III, neto do original. Quem é essa nova versão que surge na nova Marvel ainda é um mistério.
O agente Phillip Coulson surgiu nos cinemas (criado em 2008 no primeiro filme do Homem de Ferro e vivido até hoje pelo ator Clark Gregg). Foi levado para os quadrinhos por Christopher Yost e Matt Fracttion na minissérie Cicatrizes de Batalha em 2012 e já tomava uma posição importante como um grande amigo do filho ilegítimo de Nick Fury. Hoje, muito mais parecido com o seu alterego da TV, Coulson é um dos mais importantes Agentes da SHIELD e protagoniza uma mensal própria, SHIELD.
Demolidor (criado em 1964 por Stan Lee e Bill Everett) era o herói mais inusitado e curioso que foi criado em seu tempo. Com sua visão perdida na adolescência, seus outros sentidos foram amplificados e ganhou um novo sentido de radar. O homem chamado Matt Murdock passou a assumir uma postura dupla em sua vida - Advogado durante o dia, Vigilante durante a noite. Em ambos os casos, ele buscava justiça. A vida de Matt não foi fácil no decorrer dos anos, chegando a entrar num círculo vicioso de sucessivas derrotas pessoais. Recentemente, com o escritor Mark Waid assumindo o título de sua mensal, passou a ter um resgate de uma época mais alegre de sua vida, lembrando o começo de carreira.  Sucesso no novo seriado do Netflix, parece que o Demolidor dos quadrinhos ganha um uniforme mais obscuro inspirado no mesmo.
Inferno (criado por Charles Soule, Joe Madureira e Matt Fraction em 2014) é um dos novos Inumanos que surgiram com a destruição de Atillan sob o céu de Nova York durante a maxissérie Infinito. Trata-se de um dos novos tipos de Inumanos, os "Numanos", que são responsabilidade total da Rainha Medusa a partir de agora.
Karnak (criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1965) foi um dos primeiros inumanos a se revelar nas histórias da Marvel, num confronto com o Quarteto Fantástico. Membro da família real Inumana e com o poder único de perceber qualquer tipo de falhas (seja num combate físico contra um oponente ou num plano a ser executado), Karnak tinha aparentemente cometido suicídio ao perceber o verdadeiro plano executado pelo Raio Negro durante a Inumanidade. Todavia, pelo que mostra essa imagem, a sua morte foi prematuramente anunciada.

Curiosamente, Medusa (criada por Stan Lee e Jack Kirby em 1965) não apareceu primeiramente como sendo uma Inumana, mas sim uma vilã que fazia parte da formação original do Quarteto Terrível. Meses depois, foi revelado que ela sofreu amnésia e na verdade era uma rainha Inumana perdida. Desde então uma peça fundamental nas historias do grupo, ela hoje em dia é a atual regente de seu povo desde o desaparecimento de Raio Negro.
Miles Morales é o Ultimate Homem-Aranha (criado por Brian Michael Bendis e Sarah Pichelli em 2011), personagem que substituiu o falecido Peter Parker no Ultiverso. Mordido pela mesma aranha radioativa que atacou o Parker, ele recebeu uma gama diferente de poderes e tenta fazer jus ao posto de honra de herói aracnídeo daquela realidade. Apesar de alguma polemica inicial, Miles rapidamente conquistou fãs e inevitavelmente é o principal alicerce que mantém de pé o Ultiverso até hoje.
O Visão (criado em 1968 por Roy Thomas, Stan Lee e John Buscema) é um sintozóide criado por Ultron para ser algo mais que o próprio "pai" e tinha como missão primordial destruir os Vingadores. Todavia, aquele novo ser acabou se revoltando contra a programação de Ultron e se tornou um dos mais clássicos Vingadores até os dias de hoje. Teve intima relação com a personagem da Feiticeira Escarlate, acabou sendo destruído por ela quando Wanda sofreu um colapso mental. Agora destaque do novo Vingadores nos cinemas, o Visão ressurge nos quadrinhos com esse novo e trabalhado visual nas páginas dos Fabulosos Vingadores.
Kamala Khan é a nova Ms Marvel (criada em 2013 por Sana Amanat, Stephen Wacker, G. Willow Wilson e Adrian Alphona) e certamente o maior exemplo de nova personagem recém-criada que deu muito certo. Kamala é na verdade uma das novas inumanas que surgiu depois da maxissérie Infinito. Ela protagoniza uma série própria que tem como principal destaque sua descendência palestina, quebrando assim um barreira de desconhecimento entre a cultura do seu povo e os leitores norte-americanos. Não é a toda que a garota já foi usada por fãs como símbolo de combate ao preconceito aos muçulmanos.
O Wolverine original (criado por Roy Thomas, Len Wein e Herb Trimp em 1974) era apenas um super-herói canadense que estreou como um dos antagonistas do Incrivel Hulk. Acabou reaproveitado numa nova fase do grupo X-Men e se tornou rapidamente um dos favoritos dos leitores da Marvel, conquistando espaço próprio em revista solo e se destacando até mesmo como membro dos Vingadores. Esse Wolverine, no entanto, encontra-se atualmente morto (aparentemente), mas durante as Guerras Secretas parece que uma versão sua de outra realidade (criada por Mark Millar e Steve McNiven em 2008) pode estar dando as caras por aí na nova e futura Marvel - O velho Logan.
O Lobo Vermelho (criado em 1970 por Roy Thomas e John Buscema) surgiu nas historias dos Vingadores como um herói índio-americano com poderes místicos e sempre acompanhado de seu parceiro lupino inseparável chamado Lobo. Vários outros já tomaram para si essa alcunha, sendo o mais recente chamado William Talltrees. Qual desses vigorará na nova Marvel que vem por aí, ainda não sabemos. Atualizado: Segundo depoimento recente deixado pelo Editor Chefe Axel Alonso, esse Lobo Vermelho seria o mesmo da realidade 1872.
Rocket Racum (criado por Bill Mantlo e Keith Giffen) dispensa apresentações hoje em dia, desde o sucesso do filme Guardiões da Galáxia. Em sua primeira aparição, era não mais que um guaxinim estranho que falava. Voltou a dar as caras depois numa historia do Hulk e mais para frente em sua própria série, cheia de surrealidade e interpretações curiosas. Foi somente muito mais tarde que Giffen resolveu trazer o bichinho de volta e colocá-lo em destaque ao lado de Peter Quill na primeira formação do presente dos Guardiões.
O primeiro Doutor Espectro (criado por Roy Thomas e John Buscema em 1969) também surgiu como um personagem análogo ao da DC e sendo parte do grupo vilanesco Esquadrao Sinistro.  Diferente dos outros do grupo, ele é certamente o que mais se distanciava do perfil de seu paralelo na concorrência (no caso, o Lanterna Verde). Detentor do poder do prisma dado por uma gema alienígena, ele se tornou assim como Hipérion um personagem de destaque na realidade alternativa criada pelo selo Max. Essa nova versão do(a) Doutor(a) Espectro é uma mulher de uma terra paralela chamada Grande Sociedade, foi criada por Jonathan Hickman em 2014 e parece ter alguma existência na Nova Marvel que há por vir aí.
A primeira Gwen Stacy (criada por Stan Lee e Steve Dikto em 1965) é considerada até hoje a grande namoradinha do Homem-Aranha. É seu grande amor que teve um fim trágico nas mãos de seu arquinimigo, o Duende Verde. Até mesmo as novas gerações se apaixonaram por ela graças a atuação recente de Emma Stone nos cinemas. Foi praticamente inevitável que os leitores também não amassem essa versão alternativa da personagem que surgiu em 2014, criada por Jason Latour e Robbi Rodriguez - a Spider-Gwen.
Jessica Drew foi a primeira Mulher-Aranha (criada em 1977, por Marie Severin e Archie Goodwin) , estrelando revista própria e fazendo moderado sucesso ao ponto de cogitarem até mesmo uma série pra TV. Nos anos 80, acabou um pouco apagada e foi somente com a chegada de Brian Michael Bendiz nos Novos Vingadores que ela voltou a ter novo e fortalecido destaque na Marvel. Atualmente, tem uma nova mensal própria onde ostenta este moderno uniforme.
O Homem-Aranha (criado por Stan Lee e Steve Dikto em 1962) tornou-se o ícone da editora desde sua primeira edição. É considerado por muitos o maior exemplo de herói humano e provavelmente é o personagem da editora que mais teve revistas mensais, minisséries e aparições em outros títulos. Seus últimos anos não tem sido fáceis, com várias jogadas de marketing que tem feito seus fãs torcerem o nariz, mas ainda assim não abandoná-lo. Com a nova Guerras Secretas, os aracnofãs tem visto uma versão do personagem que esperavam a muito tempo - O Peter maduro e pai de família. Mas seria esse o destino do verdadeiro Homem-Aranha quando começar a Nova Marvel?
Peter Quill é o Senhor das Estrelas. Quem? (Criado por Steve Englehart e Steve Gan em 1976). Originalmente, sua história não passava de um space-opera futurista que não deveria ter ligação imediata com o presente da Marvel nos quadrinhos. Todavia,  Keith Giffen o reintroduziu na nossa continuidade com esse perfil malandro de cowboy espacial. Quando se tornou líder dos Guardiões da Galaxia, Quill virou um sucesso imediato e não é surpreendente que o filme e sua personalidade nos cinemas tenham feito tanto sucesso.
O Doutor Estranho (criado em 1964, por Stan Lee e Steve Dikto) foi um dos personagens mais excêntricos criados pela Marvel naquela época. Com uma linguagem cheia de surrealidade, atraiu um perfil diferente de leitor e teve célebres passagens em sua mensal assim como excelentes Graphic Novels. Membro fundador dos Illuminatti, Stephen Strange é hoje um dos principais personagens da atual maxissérie Guerras Secretas e parece que irá sobreviver na Nova Marvel para contar mais de sua história.
Quando voltou do espaço, o sobrinho querido da Tia Petúnia, Benjamin Grimm, não era mais o mesmo. Ele era o Coisa (Criado em 1961, por Stan Lee e Jack Kirby). Sua forma grotesca, mas de coração puro, fizeram os fãs do Quarteto Fantástico se identificar com o personagem e se apaixonar. Foi o único membro do grupo que ostentou sua própria mensal e naquela época aparecia tanto quanto o Homem-Aranha em edições especiais como a Marvel Two-in-one. Hoje em dia, o Quarteto Fantástico está longe de ser uma das revistas mais vendidas da Marvel e os atuais problemas de licenciamento do grupo devem deixar a equipe na geladeira por um tempo. Porém, isso não significa que seus membros serão esquecidos. Ao menos, o Coisa parece ter lugar garantido na futura formação dos Guardioes da Galáxia nessa Nova Marvel.

X-23 (Criada inicialmente no desenho X-Men Evolution por Chris Yost em 2003) foi trazida para os quadrinhos pelo editor-chefe em pessoa, Joe Quesada, na minissérie NYX em 2004. Com o apelo de ser a clone feminina do mutante mais famoso da editora, era questão de tempo até Laura virar destaque e ganhar minisséries e até sua mensal. E pelo visto, com Logan supostamente ainda morto, parece que o título do Wolverine está para ser ocupado por sua natural descendente.
Thor (criado em 1962 por Stan Lee, seu irmão Larry Lieber e Jack Kirby) era praticamente um novo conceito que seria trabalhado pela Marvel até então, cujos a maioria dos heróis até ali tinham cunho científico mais que mágico. Terminou sendo um prato cheio para o desenhista Jack Kirby criar varias das suas ideias envolvendo conceitos alienígenas-divinos e com personagens visualmente marcantes traçados em seu estilo. O Deus do Trovão criou sua própria mitologia na Marvel e um de seus principais dogmas envolve as propriedades de seu Martelo Mjolnir, aquele que pode apenas ser erguido por alguém digno. Atualmente, esse alguém é uma mulher. Mas quem é ela? Bem, isso muitos já sabem, mas vamos deixar o segredo para quem não leu em aberto.
Por fim, de todas essas imagens dos personagens que surgiram na última quarta-feira, a que sempre vinha em destaque era nenhum outro senão o Homem de Ferro (Criado por Lee, Lieber, Kirby e Don Heck em 1963). Tony Stark era um outro tipo de alterego humano a ser trabalhado na sua época - de um ricaço preso por uma condição física que o limitava -, que rendeu muitas histórias curiosas nas mãos de Stan Lee e seu irmão. Uma das suas principais características desde sempre eram as armaduras, que evoluíam para novas versões e projetos a cada edição. Apesar de nunca ter sido um grande destaque de vendas nos quadrinhos, o Homem de Ferro alcançou um patamar inimaginável de fãs nos cinemas. Hoje, é tão ícone da editora quanto foi o Homem-Aranha. Hoje, é segundo ícone da editora depois do Homem-Aranha. E pelo que já foi anunciado mais cedo neste sábado, chegou a vez do Ferroso ter um tratamento de luxo nas mãos do roteirista Brian Michael Bendis e do artista David Marquez.


Mas além da revelação bombástica do novo título do Invencível Homem de Ferro por Bendis e Marquez, talvez o que mais pontuou de importante em toda essas história da Nova e Diferente Marvel é esse lance da paranoia do Reboot. Nas palavras de Bendis, "Não haverá reboot. Nunca foi planejado um reboot, nós não precisamos de reboot" disse ele pra alegria dos Marvetes. "Estamos fazendo um Universo Marvel excitante e perigoso, porque você mal tem ideia do que está vindo por aí".

Ainda sobre o futuro, o publico perguntou ainda receoso sobre o futuro da franquia mutante nessa Nova Marvel. Sem muitas delongas, o relações publicas da Marvel Chris D'Lando aproximou-se do slide com os novos heróis apontou primeiro pro Coisa. Depois, apontou pra o Velho Logan e depois pra X-23 Wolverine e disse apenas "Fique Ligado...".

E nós do Marvel616 ficaremos realmente... até as próximas novidades!

Coveiro

comments powered by Disqus