domingo, 7 de junho de 2015

Deodato conversa com o 616 sobre seus lançamentos de Julho



Certamente, o brasileiro de tempo mais longevo nos quadrinhos da Marvel e um dos artistas mais conceituados na editora, o terceiro dentre todos a ganhar um Marvel Artbook em sua homenagem, o paraibano Mike Deodato tem uma carreira ímpar. Inclusive, nós do site já até gravamos um podcast pra lá de divertido com ele alguns anos atrás sobre sua história.  No entanto, desta vez, eu e a Cammy voltamos a falar comDeodato num rápido bate-papo via skype para falar sobre seus vindouros grandes lançamentos. E olha que Julho parece estar cheio deles. Confira aí!

Atualmente nos EUA, Mike Deodato é responsável por Guardians of Knowhere, título em que ele volta a trabalhar com Brian Michael Bendis (provavelmente o roteirista com quem mais já fez parceria até hoje). "Fazia tempo que eu não trabalhava com ele, estava bem animado, eu mesmo que fiz uma pressãozinha" disse Mike para gente assim que anunciou o projeto. "tá bem legal mesmo, eu to gostando muito. Eu tinha esquecido como é, as coisas boas e ruins de trabalhar com Bendis, né? É um excelente roteirista, a história já começa na maior ação e você fica preso dentro da história, já é fisgado" brincou ele e completou "A ruim é os oito, nove quadrinhos por página...". Logo depois da brincadeira, Deodato salientou que apesar de dar mais trabalho, esse é um estilo de narrativa do colega que tem mais cara de "quadrinho" e ajuda a construir melhor a história antes de surgir, por exemplo, uma splashpage. Mike também comparou o estilo de narrativa com o de Jonanthan Hickman, autor com quem ele colaborou no trabalho anterior, e que com a opção de menos quadros por página lhe permitia ousar mais na diagramação da história.



Seguindo então nas novidades, Mike Deodato anunciou para Julho o relançamento de uma das suas primeiras obras autorais, escrita em conjunto com seu pai, nos anos 80 - 3000 anos depois. Deodato definiu essa nova edição como a versão "remasterizada" da obra. "O que tem de novo é que eles vão lançar em capa dura, capa nova. Eu me animei e fiz duas páginas inéditas no meio da batalha lá, porque foi minha chance de colocar meu estilo... eu até tentei colocar meu estilo original, mas mesmo assim tá diferente. Eu coloquei algumas palavras, porque me deu vontade de revisitar. Não ia poder refazer a história toda, mas eu achei bacana dar meu toque atual a história" disse ele sobre as novidades e continuou "vai ter muita coisa de bastidores; Tem bastante texto, tem texto de Júlio Emílio Braz, que trabalhei muitos anos com ele, fotos minhas antigas com painho. [...] Fiz uma pin-up nova também. Acho que vai ficar caprichado". O relançamento será no Fest Comix em Julho e sai pela editora Criativo.


E o outro anúncio que Deodato tem também para o Fest Comix é seu mais novo trabalho autoral depois de Arte em Cartoon, chamado Quadros, pela editora Nimo. Depois de prometer a Cammy que não era ele que está desenhado na capa, Deodato disse que a ideia deste novo trabalho surgiu depois de participar de um entrevista para uma vindoura série da HBO sobre quadrinhistas brasileiros, quando ficou estimulado por ver tantos colegas fazendo trabalhos autorais. "Quadrinhos de histórias curtas eu cresci vendo em Heavy Metal, naquelas histórias de Cripta,  que não desenvolve muito a personalidade dos personagens e precisa ser aquela coisa mais criativa, quase que uma peça publicitária que tem um toque final, onde eu brinco com a atipia das letras e a diagramação, enfim,  são meus pontos fortes, que é o que eu sei fazer e fui criado fazendo isso". Deodato explica que são histórias bem fora do padrão do que estamos acostumados, como por exemplo no caso de Círculo Vicioso, uma história que é contada  em forma circular ao invés de seguir a ordem natural de leitura dos quadrinhos. "Vai ter umas coisas diferentes em termos de gráfica" disse ele sobre o que podemos esperar do material.


Por fim, um anúncio que eu e a Cammy acabamos lembrando ao Deodato é que Julho também é o mês em que chega ao Brasil a sua primeira maxissérie feita para a Marvel - Pecado Original. A primeira coisa que o Deodato lembrou ao falar da série foi elogiar o amigo colorista. "As cores de Frank Martin são uma coisa absurda, o jeito que ele pega meu desenho e transforma num negócio completamente diferente" disse ele e continuou "impressionante como é bom, [...] tem vida, parece que salta nos olhos". Mike explicou que ele e Martin tiveram a ideia de fazer a arte puxando mais para o estilo de um antiga série que Deodato fez protagonizado pela Tigra, sem a linha de contorno nos personagens, além de misturar sua influência de Jim Steranko e outros artistas. "Ficou parecendo um quebra-cabeças, foi minha intenção" explicou ele. "Não foi um evento feito esses normais da Marvel com um milhão de personagens brigando. Foi mais fechado nele mesmo, é uma história de crime que não é comum em evento" disse ele sobre a grande diferença de Pecado Original das demais maxisséries da Marvel. Apesar de afirmar ser algo mais trabalhoso, Deodato lembrou que é mais complicado fazer uma série mensal derivada do evento do que a série principal em si.


É claro que não é só isso que podemos esperar de Deodato e seus futuros lançamentos. No decorrer da entrevista, ele comentou que tem algumas coisas que vem por aí mas por enquanto é segredo. Mas o que não é mais segredo depois dessa nossa conversa é que Mike Deodato também estará em pessoa em Julho Fest Comix, autografando e falando sobre todas essas suas novidades que chegam em Julho para os seus fãs! Confira aqui no site oficial!

Quer conferir a entrevista completa na integra da gente com Deodato? Basta apertar o play aí em cima! São 26 minutos bem divertidos de bate-papo com o artista. E essa mesma conversa será inserida no nosso próximo podcast que inclusive terá um baita tema relacionado com o paraibano. Fica de olho!

Coveiro

comments powered by Disqus