quarta-feira, 17 de junho de 2015

Espetaculares X-Men: À Procura de Noturno


Está de volta um dos personagens mais queridos dos X-Men: Kurt Wagner, o Noturno. Na verdade, iremos abordar como isso aconteceu no novo título mutante escrito por Jason Aaron e desenhado por Ed McGuinness, que se chama Amazing X-Men. Trata-se do arco chamado "À Procura de Noturno", compreendido entre as edições #1 e #5, além de um epílogo na edição #6 desenhado por Cameron Stewart. Aqui, as edições foram reunidas em X-Men Extra #14 a #16 pela Panini.

Como resultado de sua vida heroica, Noturno desfruta de um lugar venturoso no "além vida", mas parece entediado. Sua vida de contemplação está prestes a terminar com a invasão de seu pai, o demônio Azazel e sua legião de almas condenadas. Ele também está acompanhado de vários "bamfs" vermelhos, que não parecem amistosos como os que moram na Escola Jean Grey para Estudos Avançados. Noturno e Azazel duelam com espadas, mas este se retira com pressa pois tem algum objetivo sinistro em mente e larga para trás um dos "bamfs".

O tempo passa e a EJG recebe uma nova professora: Angélica Jones, a ex-vingadora conhecida como Flama, que acha muito estranho seu novo local de trabalho. Logan, Ororo e Estrela Polar passam por ela, mas não lhe dedicam maior atenção. Ela se aproxima de Hank McCoy, o Fera, que está furioso mais uma vez com os "bamfs" azuis porque eles roubaram sua cafeteira. Ele pede ajuda a Angélica e encontram o objeto roubado, além de outro muito mais intrigante construído pelas criaturas: um portal. 

Os X-Men se reúnem e tentam descobrir para que ele serve. Bobby Drake, o Homem de Gelo, oferece suas boas vindas a Angélica, que fica muito impressionada com ele. Quem não gosta disso é Rapina, que mantém uma relação "casual" com o rapaz.


A máquina se ativa e os "bamfs" azuis se agitam. Do interior dela, saem vários "bamfs" vermelhos que atacam os X-Men para afastá-los do engenho, mas alguns são atraídos por ele: Wolverine, Estrela Polar, Ororo, Flama e Bobby, que são teleportados para destino ignorado.

Wolverine e Estrela Polar reaparecem num lugar verdejante e são "recepcionados" por uma nau sobrenatural de aspecto demoníaco, que lhes oferece um ultimato: juntem-se a seu capitão ou pereçam como o "elfo azul".

Ororo, Flama e Bobby ressurgem num lugar bem diferente, de aspecto assustador. Uma horda de criaturas infernais se aproxima deles, mas o objetivo dela é outro: enfrentar mais um "navio fantasma" de Azazel, que navega em um rio nas proximidades. Angélica pergunta quem eles devem enfrentar e Ororo responde: "Estamos no Inferno! Enfrentamos todos!"


Em outro ponto do "além vida", Wolverine e Estrela Polar são atacados pelo "navio fantasma" e revidam à altura. Wolverine enfrenta seu comandante, o Capitão Jack, mas é atirado no vácuo. Sua última visão é a do Professor Charles Xavier, que tenta explicá-lo aonde se encontra e lhe revela que Noturno está à procura de seu pai. No Inferno, Ororo é aprisionada pelo capitão do outro navio, Billy The Kid, que deixa Bobby e Angélica para trás. O rapaz fica furioso e, literalmente, congela o Inferno para encerrar a briga. De alguma forma, Noturno acompanha tudo o que está acontecendo e decide resgatar seus amigos. 

Outro X-Men é teleportado para o "além vida", o Fera, que mergulha nas águas do purgatório e consegue subir o convés do navio de Azazel com muita dificuldade. Eles se enfrentam, mas Hank é novamente arremessado às águas com uma espada cravada nas costas. Em outro ponto do mar do sofrimento, Noturno invade o navio em que Ororo está aprisionada e o reclama em nome dos X-Men. 



O mutante alemão liberta sua amiga e ambos entram em ação. Durante a briga, o navio de Billy The Kid abalroa outro e este cai no mar. Em seguida, sua tripulação se apavora diante do Fera, que emerge dali mais bestial do que o costume e transtornado pela dor.

Noturno se aproxima de Hank, mas este não parece ser capaz de reconhecê-lo e o ataca. Quando Kurt está prestes a ser estrangulado, Hank recupera a razão e Ororo arranca a espada de suas costas. A situação finalmente se acalma e os X-Men se apossam do navio.

No Inferno, Flama protege Bobby, exausto pelo esforço que despendeu. A jovem resolve incinerar o lugar, mas um punhado de "bamfs" aparece e teleporta o casal para um lugar seguro. Eles são recebidos por Noturno. Após um emocionante reencontro, Bobby questiona Kurt sobre o que está acontecendo, a começar pelas criaturinhas que há tempos infestam a EJG: "Não vê a semelhança? Eles são sangue do meu sangue. Meus irmãozinhos". 



Kurt acrescenta que os "bamfs" são criaturas nascidas no inferno e abandonadas pelos "pais biológicos", digamos assim. Azazel as encontrou e as alimentou com o próprio sangue e, por causa disso, adquiriram algumas de suas características e ele passou a comandá-las. Assim, o exército dele crescia cada vez mais, até que houve aquela escaramuça inicial entre Kurt e Azazel no Paraíso e um dos "bamfs" lá permaneceu. Noturno se aproximou dele e propôs um pacto. 

Angélica o questiona sobre como os "bamfs" vermelhos foram transformados em azuis já que, por estar morto, Kurt não poderia dar o seu sangue para eles. O mutante revela que prometeu outra coisa, com ar sombrio. Ele desconversa e encerra o assunto, dizendo que ainda restam X-Men a serem resgatados.

Quando vemos Logan e Estrela Polar novamente, eles enfrentam uma nevasca terrível e parecem prestes a sucumbir a qualquer momento. Logan se recusa a morrer antes de encontrar Noturno e, arrastando-se pela neve, é encontrado por um dos "bamfs" azuis. Atrás dele encontra-se Kurt, que abraça seu amigo canadense. 



Flama resgata Estrela Polar e logo todos os X-Men se reúnem em seu navio, rebatizado como "Nau Xavier". Agora eles devem enfrentar a esquadra de Azazel e Noturno conclama os demais a lutarem: "é hora de sermos espetaculares!"

A tripulação de Azazel invade a nau dos X-Men e Kurt não perde tempo, indo diretamente pra cima de Azazel. Durante a briga, Logan é gravemente ferido pelo vilão, que se teleportou para atingi-lo por trás com sua espada. Isso faz com que Kurt tome uma medida desesperada para conter o seu pai. O mutante se vira para um dos "bamfs" azuis e pede que ele avise os seus irmãos, pois chegou a hora de cumprir o pacto.

Na EJG, os "bamfs" azuis e vermelhos brigam entre si, deixando os X-Men que ali permaneceram atarantados com a situação. De repente, a briga para e as criaturinhas azuis começam a se fundir em um único corpo. Enquanto isso, Azazel quer dar o fora, pois foi alertado pelos seus "vermelhos" que uma tropa de arcanjos está a caminho. Kurt chama os seus "azuis", que se teleportam para perto dele e atacam seu pai. Ele cai, surpreso e Kurt teleporta ambos para o outro lado do portal. Eles ressurgem do outro lado e Azazel fica surpreso ao constatar que seu filho ocupa um novo corpo de carne e osso construído pelos "bamfs". Kurt se corta, para que o sangue "mágico" herdado de seu pai possa separar Azazel do restante de suas tropas, prendendo-o para sempre na Terra. 


Do outro lado do portal, Ororo ordena que cada um pegue um "bamf" para ser teleportado de volta para casa. Assim é feito e todos conseguem retornar para a escola. Em seguida, Noturno fecha o portal e nao tarda a fazer uma triste reflexão: "salvei meus amigos, salvei bilhões de almas, ao pequeno preço... da minha" 

Os X-Men fazem uma grande festa de boas vindas para Noturno no "Bar do Perigo", com a presença, inclusive, de Scott Summers, e Kitty Pryde. Isso desagrada Logan profundamente, mas Kurt intervém e os ânimos se acalmam. Ele se afasta de sua própria festa, pois percebe que sua mãe, Mística, transformou-se em uma garçonete para averiguar a situação. Ela se convence de que realmente está diante do seu filho e pergunta se Azazel está na Terra. Kurt se recusa a responder, mas mesmo assim deixa escapar a informação de que ele está sendo transportado para a prisão da Ilha Ryker. Mística foge e Kurt chama os outros X-Men para ajudá-lo com sua "questão familiar". 

Kurt se teleporta para o teto do veículo que transporta seu pai. Os "vermelhos" de Azazel já se encontram no local e teleportam o motorista para fora. Ele é salvo por Kurt, mas o veículo capota e Azazel fica livre. Este percebe a chegada de Mística e fica intrigado com isso, mas ambos se unem contra o próprio filho e conseguem escapar. Além disso, Mística oferece uma "proposta de emprego" para Azazel, que parece gostar da ideia. Assim, nada mais resta a Kurt, a não ser engolir sua frustração com o acontecido e acompanhar seu velho amigo Logan num porre daqueles. 



Jason Aaron é um dos meus escritores favoritos. Ele realizou um ótimo trabalho em "Wolverine e os X-Men", mas o foco era os alunos da EJG. Neste novo título,  vemos ele trabalhando muito bem com os X-Men propriamente ditos, mesmo com um tema tão controverso como o retorno de um personagem à vida. Aaron soube dosar muito bem os momentos de dramaticidade e humor, com ótimos "ganchos" de um capítulo para outro. É uma pena que ele tenha deixado o título logo após essas primeiras edições e McGuiness se despedirá na edição #8, mas é muito bom termos Noturno de volta, que agora terá sua própria série publicada no Brasil, que começou em X-Men Extra #16. 

Não acho o Ed McGuiness um desenhista tão bom assim, mas reconheço que ele é apreciado por muitos leitores e fez um bom trabalho neste arco de histórias. Acho que a narrativa do "clímax" da história poderia ter sido mais clara, refiro-me ao momento em que Azazel e Kurt voltam à Terra e este se encontra em seu novo corpo. Aaron soube contornar isso muito bem no diálogo que Noturno e Logan tiveram no final da edição #5, que ajudou a esclarecer melhor aos leitores sobre o que aconteceu e o que Noturno ofereceu em troca de sua ressureição. O epílogo, desenhado por Cameron Stewart, é uma boa história de ação com um ritmo frenético, mas gostei muito mais da narrativa do que do traço, que me causou a impressão de que o trabalho foi feito em curtíssimo prazo. 

C@rlos




comments powered by Disqus