quinta-feira, 9 de julho de 2015

E o Homem-Formiga continua sendo bem avaliado pela crítica


No mês passado a Marvel exibiu o filme do Homem-Formiga em uma sessão exclusiva para jornalistas e críticos lá nos Estados Unidos. As primeiras impressões postadas sobre o filme foram altamente positivas e o que temos a seguir é mais uma leva de avaliações publicadas em sites e revistas especializadas, onde as críticas continuam positivas em sua maioria. Confira...

- Digital Spy: Para um filme produzido em circunstâncias difíceis (Edgar Wright desenvolveu o filme por quase uma década antes de deixar a cadeira de diretor pouco tempo antes do início das filmagens), "Homem-Formiga" saiu ileso. Trata-se de uma comédia de super-heróis extremamente divertida e que serve como uma pausa refrescante na fórmula Marvel.

- Empire: Além de ser um filme de roubo com super-herói, "Homem-Formiga" é o mais recente em uma série de filmes onde as pessoas encolhem, que tem demonstrado efeitos pontuais no momento da produção - sucessor digno para quem gosta de "The Devil-Doll", "The Incredible Shrinking Man" e "Querida, Encolhi as Crianças". Em momentos brilhantemente realizados, o Homem-Formiga se agarra aos sulcos de um disco de vinil, alimenta sua formiga favorita com uma gota de água, explora o que é infinitamente pequeno (uma viagem 3D realmente muito legal) e tem um grande confronto com um vilão igualmente miniaturizado, num lugar que parece extremamente perigoso para eles, embora uma espirituosa tomada de câmera revele que a grande batalha se dá em cima de um trem de brinquedo. Ficção científica, muita ação, ópera cômica de super-herói, o filme passa muito bem por vários gêneros. Extremamente adorável, com alguns momentos maravilhosos.

- Forbes: "Homem-Formiga" pode ter sido o filme da Marvel que aparentemente só foi feito porque já havia sido prometido há sete anos, quando o Universo Cinematográfico Marvel parecia muito diferente, mas ter vindo de baixo e com outra finalidade representa uma lufada de ar fresco no contexto de hoje . É um filme importante no sentido de que ele mostra como a Marvel pode diversificar, não apenas em tipos de super-heróis e gêneros de filmes, mas também em termos de escala. "Homem-Formiga" é o seu filme menor, e eu digo isso como um elogio.

- Games Radar: É o Homem-Formiga, cara. A Marvel passa em seu maior teste em anos com os bichos que voam... além de sagacidade, dom, elenco de alto nível e algumas boas tiradas. Faça a próxima jogada, Cap.

- HeyUGuys: "Homem-Formiga" pode não ter reinventado a fórmula da Marvel, mas ao contrário do que o nome sugere, não se trata de um filme pequeno. Ele oferece grandes momentos de risos, ação e diversão em geral. Eles só foram lá e conseguiram de novo.

- IGN: A Marvel nos apresenta mais um filme forte e autônomo com o Homem-Formiga. Como é normalmente o caso, o Homem-Formiga funciona dentro do âmbito do Universo Cinematográfico Marvel, mas também oferece algo simplificado, em ritmo acelerado, alegre e, falando francamente, uma história extremamente encantadora.

- The Wrap: Tudo  que há de engraçado e brincalhão sobre Rudd foi pego e transformado em queijo processado aqui, assim como o "Mundo Jurássico" fez com Chris Pratt. A plateia da seção exclusiva ao meu redor gritava por toda parte, especialmente quando havia alguma referência a outros filmes ou seriados da Marvel, por isso não há dúvida de que os fãs do "quero ver todos eles" irão adorar o filme. Como alguém que gosta da maioria dessas adaptações da Marvel, eu só posso esperar que "Homem-Formiga" represente um mergulho temporário e não o início de uma ladeira escorregadia.

- Variety: O Universo Cinematográfico Marvel pode ser um lugar terrivelmente grande, barulhento e repetitivo para se gastar seu tempo e dinheiro, mas no seu melhor, ele também pode permitir humor, despretensão e leveza de espírito - todas as qualidades que entram em jogo em "Homem-Formiga" são uma adição  para a família Disney / Marvel, que estão sempre em expansão. Embora possamos lamentar a uma produção mais elegante e inventiva que poderia ter sido com o diretor Edgar Wright (que deixou o projeto por causa de diferenças criativas e foi substituído por Peyton Reed), essa divertida nova franquia que conta com um incrível poder de encolhimento do protagonista (interpretado por Paul Rudd), possui a mais comovente história de origem entre tantos outros super-heróis.


Falta só uma semana para estreia!

Eduardo Spicacci

comments powered by Disqus