domingo, 12 de julho de 2015

SDCC`15: Painel "Cup O` Joe", com Joe Quesada


Desde que era Editor Chefe da Marvel, o atual "Chefe Criativo" Joe Quesada é conhecido por fazer o seu "Cup O` Joe" durante os painéis da San Diego Comic Con, geralmente anunciando novos projetos e respondendo aos leitores nas tardes de sábado do evento. Este ano não foi diferente. Desta vez, Quesada se reuniu com o atual Editor Chefe da Marvel, Alex Alonso, o Vice-Presidente Sênior de Publicações Tom Brevoort, o vice Presidente de assuntos internacionais C. B. Cebulski, o recém anunciado novo escritor de "Daredevil", Charles Soule, o escritor de "Magneto", Cullen Bunn, o escritor de "Darth Vader", Kieron Gillen e o escritor de "Totally Awesome Hulk", Greg Pak. Quem não apareceu, apesar de ter sido escalado, foi Mark Waid, o escritor de "All New All Different Avengers".

Quesada divulgou mais cedo, em seu Twitter, que ele mostraria um "clipe" nunca visto antes com um certo "vigilante cego casca grossa", uma promessa que ele cumpriu no fim do painel.

Primeiro assunto: o "crossover" anunciado "Vader Down", escrito por Gillen e Jason Aaron, aonde vocês podem encontrar informações detalhadas aqui,

Soule falou sobre "Lando": "Estou muito gratificado com isso", disse. "Ele é um cara gentil, bom piloto, mulherengo, mas é também um jogador, Isso é praticamente tudo o que sabemos a respeito dele nos filmes. É um grande personagem e é muito divertido trabalhar com ele. Quero trazer tudo isso para as histórias."


Já que Waid não estava presente, Brevoort falou sobre "SHIELD #8", que mostrará a primeira participação da Hárpia na série. "Ela e Melinda May estarão numa missão que tem caráter muito pessoal para Bobbi", ele disse.

Brevoort também falou sobre "SHIELD #9", que trará o 50o aniversário da organização apresentando páginas inéditas da década de 1960 desenhadas por Jack Kirby e arte-finalizadas por Jim Steranko. O lançamento está previsto para o dia 19 de agosto.

Waid também será o responsável por "All New, All Different Avengers", que fará sua estreia na próxima primavera com os artistas Mahmud Asrar e Adam Kubert, que se revesarão no título. Brevorrt disse que será uma equipe "menor e mais focada", com uma certa influência da fase de Claremont e Byrne em X-Men, em que será desenvolvido o relacionamento entre os personagens, assim como as suas aventuras. Alonso acrescentou que "está empolgado com a ideia".

"Eu tive um maravilhoso período escrevendo as histórias do Hulk para a Marvel durante cinco anos e meio", disse Greg Pak. "Foi um trabalho enorme junto com Mark Paniccia, meu editor. Eu achei que não tinha mais nada a fazer e me trouxeram de volta. Mark me chamou novamente e não tinha como recusar."  

"Nós temos um novo Hulk", Pak continuou. "Que comecem as especulações. Quando o título chegar, o grande mistério não será ´quem é o Hulk?´. Isso será revelado na primeira página. A grande pergunta será: ´Onde está Banner? O que aconteceu com ele?´"

O relançamento das histórias de "Miracleman" feitas para a Marvel por Neil Gaiman e Mark Buckingham está marcado para o dia 2 de setembro.

O novo lançamento de "Guardiães da Galáxia" por Brian Michael Bendis e Valerio Schiti - com uma "Lady das Estrelas", Rocky como líder e o Coisa fazendo parte da equipe - está marcado para 7 de outubro. Nada além disso foi dito.


A nova série de "Senhor das Estrelas" por Sam Humphries e Javier Garron é algo semelhante a uma "história de origem ainda não contada sobre Peter Quill", disse Brevoort.

Pegando o gancho, Bunn conversou sobre a série solo de "Drax", que ele está co-escrevendo com o lutador CM Punk (o desenhista ainda não foi anunciado). "Quando você trabalha assim, há sempre um potencial para novas ideias e eu acho que a Marvel queria alguém que pudesse fazer frente a CM Punk, então eu era o cara certo para o trabalho", disse, ganhando risos da plateia. Ele continuou dizendo que a série mostrará Drax em uma missão "solo" para matar Thanos, com a participação de personagens que os leitores nunca imaginariam encontrar numa série dele.

Com o painel aberto para as perguntas da plateia, alguém perguntou se os diferentes gêneros mostrados em "Secret Wars" continuarão a serem desenvolvidos após o evento. Brevoort respondeu que, como ele mesmo disse anteriormente, o evento conduzirá a novos elementos que serão utilizados no Universo Marvel "pós-Secret Wars".

A próxima pergunta foi sobre como as equipes de X-Men foram escolhidas. Gillen respondeu que a questão se resume a qual personagem funciona melhor em qual título.

Outro leitor elogiou o aumento de personagens latinos da Marvel, especificamente Miles Morales. Brevoort respondeu que estão apenas no começo. O mesmo fã perguntou se um dia veremos um Cavaleiro Jedi em "Guardiães da Galáxia". "Sem comentários", Alonso respondeu. "Mas nós gostamos de dinheiro, certo?", disse Quesada, em tom de brincadeira.

"Quando veremos Hank Pym ou Janet Van Dyne novamenrte?" Brevoort relembrou o fim da graphic novel "Avengers: Rage of Ultron" (inédita no Brasil) e disse que, dado o que aconteceu lá ", é apenas uma questão de tempo até que Pym se mostre novamente."

"Janet aparecerá mais", acrescentou Brevoort. "Ela fez uma participação no anual de ´Homem Formiga´ e há mais para acontecer, só não estamos prontos pra contar tudo agora."

Um fã perguntou se haveria a chance de fazer algo semelhante à série "Batman ´66", mas abordando o antigo seriado do Hulk. Alonso respondeu que não há planos para o momento, que eles estão mais focados no futuro. Quesada disse que a ideia é interessante, mas eles teriam que investigar os aspectos legais envolvidos.

Brevoort contou a um fã que Miles Morales pode não ser o único elemento do Universo Ultimate que fará a transição para o novo Universo Marvel. "Nós queremos aproveitar o que há de melhor nele e juntá-lo com o melhor do Universo Marvel".

A próxima pessoa da plateia que pegou o microfone se identificou como um fã de "Star Wars" que está lendo os quadrinhos feitos pela Marvel e perguntou sobre o desafio de contar histórias que se situam entre os filmes, e se os eventos nos quadrinhos podem ou não alterar o impacto das sequências do filme. Alonso ressaltou que tudo é planejado em conjunto com a Lucasfilm. "Trabalhamos em estreita colaboração com o grupo Lucasfilm", disse Alonso, citando suas reuniões em San Francisco duas ou três vezes por ano.

Ainda sobre isso, Gillen foi perguntado se saber aonde a história vai terminar é um problema. "Não há problema algum, é até uma grande vantagem. Toda vez que você se sentir inseguro com uma decisão, pode se corrigir a rota facilmente. Temos uma direção muito clara pra seguir."

Outro fã perguntou sobre o "status" dos personagens "Amalgam", que eram mesclas de personagens da Marvel com a DC Comics, que tiveram histórias publicadas durante a década de 1990. Brevoort disse que há uma razão óbvia para que os personagens não estejam sendo utilizados: a Marvel possui apenas metade deles. "Podemos supor que o ´Amalgam Universe´ foi tragado com os outros durante ´Secret Wars´". Isso levou Alonso a falar sobre "Rom", que assim como "Micronautas", terá o seu relançamento feito por outra editora. "Nós adoramos o personagem, mas não temos mais direitos sobre ele. Adoraria ver Brian Bendis fazendo o que quisesse no título."

Quesada foi questionado sobre sua filosofia quando ele veio pela primeira vez para a Marvel como "editor-chefe". Ele disse que sua primeira missão foi a de publicar quadrinhos que "não fossem tão atolados na continuidade", e que fossem acessíveis. Sua segunda foi a de criar uma "persona online" semelhante ao que Stan Lee fazia na época da "Stan Soapbox", em que ele escrevia uma coluna publicada nas revistas e "quebrar um par de pratos e chamar a atenção das pessoas."

Alonso contou como ele era fã de personagens "obscuros" quando era um "leitor em formação" e fica muito feliz agora de "viver numa época em que é possível publicar títulos como ´Howard The Duck´e ´Squirrel Girl´".

O painel terminou com Quesada mostrando ao público o "material bruto" da famosa cena da luta no corredor do final do segundo episódio da série do "Demolidor" na Netflix, que foi rodada seis vezes, cada uma em um take só.

C@rlos


comments powered by Disqus