quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Homem de Ferro: Senhor dos Anéis


Tony Stark passou por muita coisa nos últimos momentos. Viveu aventuras sufocantes no espaço. Teve sua vida revirada ao descobrir que era adotado. Descobriu um irmão, Arno Stark, um gênio como ele, mas completamente de máquinas para se manter vivo. E pra piorar, de certa forma, um fantasma de seu pior inimigo retornou... na forma dos anéis - agora sencientes - do Mandarim, que escolhiam novos portadores baseado no ódio que os mesmos tinham do Homem de Ferro. Contudo, alguém decidiu reunir para si esse poder, matando esses hospedeiros e coletando cada anel um por um. E ele é Malekith.


O nome de Malekith não deve soar estranho mesmo para novatos. Além de ser o vilão do segundo filme do Thor, ele ressuscitou recentemente na revista do Deus do Trovão. Mais uma vez coroado rei de Svartafheim, Malekith recebeu numa noite a visita do Anel Espectral. Seja por engano ou seja por elfos naturalmente temerem ao ferro, Malekith foi um dos escolhidos. Porém, ele não seria sujeitado as ordens desse anel. E ele não se contentaria apenas com um. E foi assim que ele matou outros portadores na história anterior e hoje possui três desses artefatos. E ele quer mais.

Na caçada pelo próximo portador, um maestro com o anel relampago, o Homem de Ferro acabou descobrindo que era o Mandarin que estava os roubado. Ele mais uma vez não pode impedir que o Elfo Negro cortasse mais uma mão e roubasse o artefato, mas agora sabia quem era o inimigo. Assim, Tony preparou um plano e com a ajuda da britanica Shevaun Haldane, a Anjo Negro, invadiu o Svartafheim.

De cara, Tony foi parar bem no meio da sala do trono de Malekith e teve que improvisar uma fuga dali para armar sua estrategia. Escapou por um triz e só teve tempo para pedir para Shevaun enviar a sua primeira arma "mata-elfos". Malekith não ia deixar por menos essa intromissão e deu três dos seus quatro aneis para Elfos caçadores - Xan, Snaggi e Terrana. Junto com uma matilha de lobos, eles partiram atrás de Tony Stark, mas não esperavam que ele agora portasse uma arma de fogo tão poderosa. Num ataque furtivo, o Homem de Ferro derrubou Xan e capturou assim o anel incandescente.

Na briga, essa sua arma acabou danificada assim como o contato com a Anjo Negro. Ele precisou mais uma vez mexer com magia para retomar seu contato e assim pediu uma última tentativa de ataque pra Shevaun, uma armadura genuína de ferro e de ataque pesado. Desta vez, ele pôs de fato vários elfos para correr e conseguiu mais um dos artefatos - o anel relâmpago. O seu próximo alvo era Malekith, que de posse do anel recriador tentou transformar  o ferro da armadura de Stark em ouro. Curiosamente, foi Tony que foi ardiloso o suficiente para enganar o vilão usando  uma ilusão holográfica e o feriu profundamente ao ponto de fazê-lo entregar este anel.


Restou a Malekith fugir para sua sala do trono e lá encontrar Terrana. Ele tomou dela o anel espectral, mas não contava encontrar um novo problema. Seu reino foi invadido por seis portadores de anéis - O vilão endotérmico de posse do Anel Zero; o facista Alec Eiffel de posse do Anel Rodopio; Toupeira de posse do anel Demoniaco; Colin Anderson de posse do Influente; O Exilado de posse do Noctígeno; E um homem de identidade desconhecida de posse do Mentiroso. Todos eles nada satisfeitos de saberem que Malekith estava matando e roubando os anéis e estavam ali para não só dar uma lição no Elfo como roubar os demais anéis.

Depois de levar uma baita coça, não restou nada a Malekith a não ser fugir e fazer um acordo improvável. Ele entregaria o anel a Tony Stark para que os outros portadores saíssem do seu reino. Tony queria mais e fez com que Malekith incluísse no acordo criar uma magia para tirá-lo de seu reino de volta a Midgard e também o proibisse de revelar o segredo que o elfo descobriu - que Tony era adotado. E assim foi feito.


Os seis portadores do anel, apesar de satisfeitos de terem impedido o Malekith, perceberam que agindo juntos como naquela noite poderiam realizar grandes feitos. Sendo assim, eles se uniriam retomar os dez como um só. O Toupeira recriou abaixo de Londres uma Cidade dos Mandarins e ambos começaram planos audaciosos de dominar o mundo e destruir cidades. E dentre os próximos alvos, Troia, a Metrópole de Ferro, está no começo da fila.

 Na volta pra casa, Tony descobre que algo estranho aconteceu com a noiva mulher-demônio que ele capturou em Paris (algo que só descobriremos mais pra frente). Já Arno Stark resolveu dar uma entrevista - sem revelar muitos detalhes - para a jornalista Abigail Burns. No meio disso, Arno disse que iria reformular o Extremis para uma "cura universal". É algo que deixou Stark com calafrios. Mas agora não era o momento para discussões de família. Tony e Arno precisavam de um plano para deter os demais portadores dos anéis do Mandarin e eles só precisavam de uma ajudinha de algumas ruivas.

Stark contruiu uma armadura espacial para Abigail e ela pode ser mais uma vez a Perigo Vermelho mesmo que  com as mãos amputadas. Essa armadura baseada em tecnologia dos quatro anéis de posse dos Starks foi criada pelos irmãos com um anel mestre que poderia interferir e roubar os demais anéis. Assim, Abigail Burns foi a primeira a invadir o covil do Toupeira e desarticular os portadores um por um. Tony surgiu logo atrás com seu exército de armaduras. Arno veio em seguida literalmente usando a Metrópole de Ferro transformada num robô-armadura gigante.


Um a um os portadores foram desarticulados e seus anéis recapturados. Um dos últimos deles foi o Mentiroso, que se revelou sendo o noivo de Pepper Potts ( e ex-marido de Burns), Marc Kumar. Marc ameaçava Tony fazendo Pepper de refém, mas logo Stark percebeu que ela era uma ilusão e que o sujeito, por mais que odiasse o Tony, não faria mal a Potts. No fim, os Starks conseguiram recuperar todos os anéis e acabar com aquela ameaça.

No fim, tivemos algumas resoluções que fecham inclusive esse título. A conselho do irmão, Stark resolve entrar em contato com os rigelianos e devolver o corpo do androide 451. O Rigeliano aproveitou para explicar como a presença de 451 na Terra contribuiu para que os anéis do Mandarin ficassem sencientes e entrassem numa programação Makhuliana de proteção esquecida. Arno deu de presente o Anel Mestre para Abigail Burns e ela passou agora a se tornar uma super-heróina londrina chamada Perigo Negro. Pepper acabou seu namoro com Marc. Já descobrimos que os Elfos Negros foi que atacaram a Noiva da Escuridão na Metrópole de Ferro. A pedido de Malekith, Terrana roubou dela o bebê para que o rei dos Elfos Negros criasse o Filho da Escuridão como se fosse seu.


E os Starks? Bem, eles tem muita coisa para fazer agora no planeta.

Encerrado mais um volume do Homem de Ferro, Kieron Gillen se despede aqui deixando até uma fase positiva em termos de história, mesmo com a grande polêmica que veio de brinde com essa história do Tony Stark ser adotado. Apesar de inicialmente ser algo indigesto, a sua ousadia nos deixou um personagem bacana e que se tornou bastante simpático de cara -Arno Stark. Não sei se a Marvel pretende trabalhar ele ao ponto de futuramente ser o "primo" Stark que assume a armadura em 2020, mas não seria algo que hoje eu acharia tão ruim.

Depois desse arco, que pode ser encontrado nas edições 1 a 5 da nova revista Vingadores: Os Mais Poderosos Heróis da Terra, as aventuras do Homem de Ferro vão dar um tempinho. Isso porque vem aí a fase do Homem de Ferro Superior quando uma certa saga chegar por aqui e deixar tudo de pernas pro ar.

Coveiro

comments powered by Disqus