segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Mark Millar fala sobre Guerra Civil, Velho Logan e Quarteto Fantástico

Mesmo não estando mais envolvido diretamente na Marvel, não podemos negar a importância de Mark Millar e seu legado para estes super-heróis. E principalmente no cinema, onde temos muitos filmes baseados em histórias dele vindo aí - Capitão América: Guerra Civil, o terceiro Wolverine e sem falar no fiasco do novo Quarteto Fantástico baseado na sua criação do universo Ultimate. Em entrevista dada ao IGN, ele fala sobre tudo isso e muito mais.


Sobre a adaptação da Guerra Civil, o autor deu seu palpite sobre a direção da trama. "O importante é realmente o ato de registro de super-heróis", disse Millar. "Não tem nada a ver com identidades secretas. As pessoas ficam se focando nessa idéia sobre identidades secretas, mas quando eu estava escrevendo esse título, eu estava pensando sobre os super-heróis que terão que expor suas identidades entre todos eles quando fossem submetidos ao registro do governo. E eu questionei a Marvel 'Quem tem uma identidade secreta?' Eles disseram 'Ninguém. Há, basicamente, Homem-Aranha e é isso', mesmo o Demolidor tinha desistido de sua identidade secreta. Então eu fiz isso de outro jeito, e o que se trata é que o Homem de Ferro sente que quem está andando por aí com um reator nuclear em sua traseira, ou seja lá o que quer que todos esses super-heróis têm, eles devem estar trabalhando para o governo de alguma forma. E é sensato quando você pensa sobre isso, faz totalmente sentido. Você tem uma licença, você tem que se certificar se esse cara, se ele não tem um registro criminal e todas essas coisas. E é sensato que o Capitão América é contra, porque ele vem de um tempo mais simples e ele acha que os super-heróis deve ser autônomos e não devem se envolver na política. Por isso, é o argumento ideológico entre os dois. Isso é tudo o que importa, isso é tudo que a guerra civil é". Millar falou que nem a revelação da identidade o Aranha ou a quantidade de personagens é importante pra história. Disse que uma luta de 30 personagens em tela só iria deixar todo mundo fora deste mundo mais confuso.

Quando o próprio falou que "O Velho Logan" na San Diego Comic Con deste ano quando tocaram no assunto do terceiro filme do Wolverine, toda a impressa entrou em polvorosa. Afinal, como adaptar essa história do Logan quando envolve tantos personagens de outras franquias que não estão com a FOX? Apesar de não confirmar se esse era realmente o tema do filme, Millar respondeu que tudo poderia ser adaptável. "Eles não são importantes para a história" definiu Millar para surpresa de muitos e deu entender que podem ser facilmente substituídos. "Basicamente, é o Wolverine fazendo um Road Movie e isso é que é a coisa mais importante e tem que ter um amigo com ele (no caso, o Gavião Arqueiro cego deve ser substituído). Esse amigo poderia ser um Ciclope que pode ter ficado cego pelo fato do visor de Quartzo-Rubi ter quebrado e tem que ficar com os olhos fechados durante todo o tempo, mas que insiste ainda em dirigir um carro cruzando um continente. Tem muitas coisas. Em vez de Hulk, poderiamos ter um Blob ou coisa assim" disse o roteirista e prosseguiu "Fãs de quadrinhos são diferentes do resto do mundo. Eu sei disso faz um tempo pois eu vivi minha vida toda amando essas coisas, mas nem todo o resto do mundo sabe todo so detalhes e tudo mais e nós devemos pensar em simplificar e continuar gerando um universo para os X-Men da maneira mais inteligente o possível".


Agora, passando pra uma parte mais polêmica, Millar falou sobre o fracassado Quarteto Fantástico. "É uma pena pois eu acho que o elemento dele é bom. Alguns pontos são bons. Eu lembro que a primeira parte em particular funcionava bem. É brilhante. Chronicle (filme anterior do Josh Trank) foi meu filme de super-herói favorito em 2012 - e lembrem-se que os Vingadores saiu naquele ano. É uma pena que algumas vezes as coisas não saiam como planejadas.  Ninguém quer que as coisas deem errado. Todos tentaram seu melhor para que esses caras funcionassem legal. Não foi tão bom quando a coisa se junto numa só e não saiu como eles esperavam, e foi uma pena". Sobre uma possível continuação da franquia, Millar informou que a coisa está em discussão e nenhuma decisão foi tomada. "As pessoas vão se conversar no telefone ainda, a marca Marvel ainda é uma marca muito poderosa, mas nem mesmo a Marvel consegue se sair tão bem todas as vezes. Thor 2 não foi algo especialmente legal, e o Homem de Ferro 2 também não funcionou. Mas aí veio o Homem de Ferro 3 e foi ótimo! Essas coisas podem flutuar assim algumas vezes. Vingadores 2 não é tão bom como o Vingadores 1".

Por fim, sobre a crítica feita por Steven Spielberg sobre o fim dos filmes dos Super-heróis em breve, que podem se tornar os novos filmes de Faroeste, Millar soltou um comentário bem divertido. "Até a raça humana vai seguir o caminho do Faroeste. Tudo é claro que ai chegar a um fim em dado momento" riu ele "Nós vamos ser reduzidos a átomos. É inevitável. Mas eu acho que o gênero terá pelo menos uns cinco anos bons pela frente. Tem muito material forte saindo por aí".

Na entrevista no IGN tem muito mais. Você pode conferir trechos dela aqui, aqui e aqui! O autor ainda falou muito mais sobre seus trabalho no Millarworld e já se adiantou ao confirmar um novo filme do "KingMan Serviço Secreto" vindo ai.

Coveiro

comments powered by Disqus