terça-feira, 1 de setembro de 2015

Os Ultimate X-Men encaram o Cataclismo

* Artigo escrito por nosso colaborador Paulo Artur

Os X-Men liderados por Kitty Pryde acabaram de vencer a sua “Guerra Mundial” contra os mutantes de Tian comandados por Jean Grey. Enquanto isso acontecia, o Devorador de Mundos Galactus veio do Universo 616 para o Universo Ultimate e, fundido à sua contraparte Gah Lak Tus, partiu para consumir a Terra. E este é o relato de como os X-Men encararam esse cataclisma.



A história começa com um grupo de resgate liderado pela Tempestade, em busca da Fada e de mais sobreviventes em Tian. Tão logo o grupo começa a busca, eles são surpreendidos pela aparição relâmpago de Galactus. Apesar do susto inicial, o gigante aparenta não realizar nenhum ato contra os jovens mutantes e estes continuam a procura pela Fada. Jimmy Hudson encontra a colega desmaiada e sendo auxiliada por um grupo de mutantes de Tian. A Fada acorda e, assustada com a presença do Devorador de Mundos, rapidamente teleporta todos para longe dali. No entanto, ela acaba direcionando todos a ficarem cercados pelo enxame Gah Lak Tus, que ataca os mutantes. Antes que eles fossem dizimados, são salvos pelo Capitão Marvel.


Todavia, o Homem de Gelo logo reconhece o herói como sendo Rick Jones, a que ele conheceu durante sua estadia na casa da Tia May, o que retira parte da credibilidade do herói. Após derrotarem momentaneamente mais uma investida do enxame, eles se reagrupam no subsolo e tem um pequeno instante para conversar e descansar. Rick Jones fala com Bobby sobre a morte de Peter Parker, enquanto os demais tentam entender que lugar era aquele em que eles estavam presos. Todavia, eles são atacados pelos Gah Lak Tus novamente e descobrem que o enxame foi capaz de se atualizar e tornar-se imune aos poderes deles (como quase todo vilão extraterrestre com consciência coletiva que os X-Men enfrentam...).


Enquanto os demais fogem, Vampira e o Capitão Marvel ficam para trás e enfrentam os Gah Lak Tus. Eles conseguem salvar Jimmy Hudson, mas a Fada acaba sendo mortalmente ferida no processo. Cansada com tantas mortes, Vampira absorve os poderes de todos os mutantes restantes e parte para confrontar o enxame sozinha. Porém, ela perde o controle e só consegue retornar à sanidade graças à intervenção do Rick Jones. Os dois retornam à batalha e Fada se sacrifica ao deixar que Vampira absorva os poderes dela.



No entanto, eles ainda precisavam de uma distração e, então, o Capitão Marvel decide ficar para trás e enfrentar o enxame até o final para dar tempo dos mutantes fugirem. Eles se juntam ao redor da Vampira e, enquanto o enxame praticamente engole o herói cósmico, eles consegue se teleportar de volta para Tian. E eles percebem que Galactus ainda está lá.


No roteiro, Josh Fialkov manteve o nível do run de Brian Wood, continuando o enredo exatamente de onde este tinha parado com uma naturalidade maior que o costumeiro na troca de autores em Ultimate X-Men. Na arte, Alvaro Martinez e John Lucas fizeram uma arte “ok”, que nem maravilha o leitor e nem o agride.



Esta história foi publicada originalmente nas edições norte-americanas Ultimate Comics Cataclism: X-Men 01 a 03 e, aqui no Brasil, saiu em Ultimate Cataclismo 03.

Paulo Artur
Colaborador do site Marvel616

comments powered by Disqus