terça-feira, 13 de outubro de 2015

Cataclismo: O fim do Universo Ultimate, ou quase isso


A entidade cósmica chamada Galactus veio direto da realidade 616 para consumir a Terra 1610. Os heróis fizeram tudo o que puderam, mas não são poderosos o suficiente. A alternativa foi viajar para o mundo de origem do Devorador de Mundos para descobrir como detê-lo. Mas será que isso será o suficiente?

Bom, antes de começar o review, explico que a Panini lançou, aqui no Brasil, a saga em 5 edições. Ela reuniu as minis dos Supremos, X-Men e Homem-Aranha junto com a história principal. Então vou dividir o meu texto com os sub-títulos que vão designar a quem pertence a história. O mesmo esquema que fiz nas histórias anteriores. Se estiver tudo certo, então vamos lá.

Cataclismo: Supremos 3

Essa terceira e última edição do tie-in dos Supremos mostra o Comando Selvagem do Nick Fury caindo em cima do MODOC. A edição se resume a lutas. O vilão é derrotado quando Daniel Ketch se sacrifica e é contaminado pelo vírus de Gah Lak Tus e assume o controle da onda de robôs que o cabeçudo inimigo controlava. Nas últimas páginas temos gratas surpresas. Ketch não morreu, a versão ultimate de Phil Coulson o acorda, devido ao vírus tecnorgânico que o infectou, agora ele não tem mais um corpo de carne, é basicamente uma "inteligência artificial" e atende por Homem-Máquina.


Cataclismo: Homem-Aranha Ultimate 2 e 3

Enquanto Galactus destrói NY, descobrimos como Manto, Adaga e Granada estão lidando com a situação. Enquanto os Supremos sofrem para retardar o gigante roxo, os jovens estão no meio da cidade salvando o máximo de vidas civis possíveis. Miles Morales então parte para salvar aquela que é a vida mais importante para ele: o seu pai.

Para salvar a vida de seu pai, Morales revela para ele a sua identidade secreta. Jeferson fica apavorado com a novidade. Em um primeiro fica sem reação, culpa o filho pela morte da mãe, nega que aquilo seja verdade e até bate no jovem com a sua bengala. Porém um avião cai no meio do bairro e o Homem-Aranha precisa ir lá ajudar os sobreviventes. Chorando, observando o seu filho da entrada de sua casa, Jeferson entra em pânico, não acreditando no que havia acabado de descobrir.


Um dos sobreviventes do acidente com o avião era J. Jonah Jameson. O editor-chefe do Clarim Diário prometeu que mudaria a vida dos jovens heróis. Após anos de perseguição com o coitado do Peter Parker, o polêmico homem mudou sua visão sobre os mascarados. Chegando em casa, Miles se surpreende por não encontrar seu pai, ele partiu. Mas não há tempo para lamuriar, ele recebe um chamado do Capitão América, a sua ajuda é necessária para derrotar Galactus, 


Cataclismo 4 e 5

Como vimos na edição passada da saga principal, a ajuda do Homem-Aranha era necessária pois ele já havia tido contato com o Universo 616, então ele era um dos mais indicados para viajar entre as realidades. O Reed Richards Ultimate, através dos dados que roubou do Edifício Baxter, descobriu que é a máquina que Galactus está construindo que destrói o planeta. Então a missão é: destruir a máquina.

Kitty Pryde, a mutante com o poder de ficar intangível e danificar qualquer tecnologia que fique entre ela será a grande salvadora. A intenção dos heróis é usar as partículas Pym na Kitty, assim ela fica gigante e compromete o equipamento do Devorador de Mundos. Algo bastante simples, mas que poderá exigir todas as suas energias, basicamente uma missão suicida. Tudo fica pior quando Jean Grey tenta ler a mente da entidade e acaba acidentalmente revelando todos os planos dos heróis.


Galactus resolveu partir com tudo para cima dos heróis. O Capitão América, dirigindo um jatinho, se sacrificou para dar tempo aos heróis. E é isso, agora Kitty Pryde está em tamanho gigante, já corrompeu a máquina do apocalipse e resolveu sair no pau com o vilão. Reed então abre um portal para a Zona Negativa que começa a sugar Galactus. Seria o fim, porém a mutante estava indo junto com ele. Thor surge para salvar o dia, porém ele se sacrificou no lugar de Kitty e Stark toma a difícil missão de deixar o seu amigo para trás.


Amanhece mais um dia em NY. Metade da cidade foi dizimada. O Capitão América, Thor e outros heróis já não estão mais na ativa. Mas o importante é que a Terra mais uma vez sobreviveu.

Prelúdio

Junto da saga a Panini publicou um especial que funciona como um prelúdio para a nova fase do Universo Ultimate. O país inteiro esta de luto e no alto da Torre Stark um velório mais pessoal ocorre para Steve Rogers. Descobrimos que a Monica Chang deverá perder o seu cargo como diretora da SHIELD, que o Reed está bastante abalado com o que viu no Universo 616, que Kitty Pryde é encarada agora como uma grande heroína nacional e que os Supremos acabaram.


A novidade é que os jovens heróis estão chamando a responsabilidade para si e deverão formar uma nova versão da equipe. Agora é esperar para ver se isso vai dar certo.

Essa saga Cataclismo tinha tudo para ser ótima. O final do Universo Ultimate através de um vilão que por muitas vezes assolou a Terra 616. Porém a história na reta final tomou direções ridículas. Kitty virar uma gigante, ferrar a máquina e sair no soco com o Galactus é uma das coisas mais ridículas que já li. Por mais que Brian Michael Bendis assine o roteiro, fica evidente que o fim dessa linha de HQs foi cancelado e esticado para mais um ano, para sobreviver até o lançamento das Guerras Secretas, grande saga da Marvel que deverá chegar aqui no Brasil em 2016.

Mas e você leitor, gostou? Também se decepcionou? Conta ai. Esse review contou com as edições: Cataclysm: ultimates 3, Cataclysm: Ultimate Spider-Man 2 e 3, Cataclysm: Last Stand 4 e 5 e Survive 1.

Kinhu Heck

comments powered by Disqus