segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Espetaculares X-Men: Deusa


No Quênia, terra natal de Ororo Munroe. a X-Man Tempestade, um novo super-ser chamado Meruda vem chacinando jovens indefesas. Uma prima de Ororo, Abuya, foi abduzida por ele e e os Espetaculares X-Men partem para o resgate. Trata-se da primeira edição anual de "Amazing X-Men", escrita por Monty Nero, desenhada por Salvador Larroca e publicada aqui em X-Men Extra #18 pela Panini. 

Ao chegarem, Ororo é reconhecida como a "deusa da tempestade" por uma senhora maltrapilha e pede a ela que atenda novamente às súplicas dos moradores da região. Mas Ororo não pode atendê-los desta vez, pois a equipe detecta uma reunião incomum dentro de um vulcão ativo e precisa deixar o local. 


Ororo, Wolverine e Flama se aproximam do seu objetivo e assistem a uma cerimônia macabra, destinada ao sacrifício de Abuya para a invocação de criaturas demoníacas. O ritual é feito e a menina entra em transe. O objetivo de Meruda, na verdade, é se vingar de Ororo e usou sua prima para atraí-la. Noturno se teleporta do Pássaro Negro e traz o corpo da menina para a nave, mas ela ainda se encontra inconsciente. Apenas a derrota de Meruda a fará reviver de novo, se isso não ocorrer tarde demais. 

Wolverine e Flama lutam contra várias criaturas que responderam à invocação e Ororo confronta Meruda, que a acusa de ter chacinado sua família quando invocou uma tempestade de areia para salvar T´challa muitos anos atrás. Ororo fica chocada com a revelação e seu inimigo lança uma ofensiva pesada contra ela. 


Fera se junta aos outros dois e consegue desarmar uma das criaturas. Assim, ele descobre que suas próprias armas podem ser usadas para feri-las e orienta os demais a fazerem isso. 

Enquanto isso, o combate entre Ororo e Meruda atinge seu clímax. O vilão começa a cantar vitória antes do tempo: "Pobre Tempestade, perdida na angústia da derrota!". "Não se trata de angústia, ela retruca, mas de fúria! Eu sou a tormenta que se forma e a voz do trovão! Eu sou Tempestade! E você não é absolutamente nada!". Em seguida, ela atinge Meruda com todo o seu poder e ele cai numa lagoa repleta de crocodilos. 


Isso faz com que o encanto que animava as criaturas se desfaça e Abuya recobra a consciência. Resta a Ororo lidar com a acusação que Meruda lhe fez. Os seus amigos tentam consolá-la, mas não adianta muito. Ela se retira e finalmente vai atender aos pedidos dos moradores por mais chuva. 

Assim é feito e a mesma senhora que a recebeu se aproxima novamente e diz que a história de Meruda não era verdadeira. A tempestade de areia ocorreu por causas naturais, não por consequência dos atos da mutante. Ele só precisava de alguém para culpar. "Como você sabe disso?", ela pergunta. "Eu estava lá", responde a anciã, antes de desaparecer diante dos olhos da X-Man. Aliviada e finalmente em paz consigo mesma, Ororo observa a tempestade que criou se dissipando no horizonte.


Uma característica desses anuais é o fato de quase sempre formarem uma história auto-contida, sem muitas amarras à cronologia atual dos personagens e perfeitamente acessíveis ao leitor eventual. Mointy Nero criou uma história interessante e com o mérito de apresentar, se não me engano pela primeira vez nos quadrinhos, uma parente viva de Ororo. Talvez o "timing" de lançamento não tenha sido o ideal, já que Ororo acabou de viver outro episódio recente em sua terra natal na sua própria série regular e isso, na minha opinião, acaba diluindo um pouco o impacto deste tipo de história. Aqui no Brasil a sensação foi ainda pior, já que ambas as histórias foram publicadas na mesma edição de X-Men Extra.

Salvador Larroca é um dos meus desenhistas favoritos, mas acho que desenhar criaturas monstruosas não é bem a especialidade dele. O traço delas me pareceu um pouco desleixado e caricato. Fora isso, apresentou o bom nível habitual nas demais cenas.

C@rlos

comments powered by Disqus