terça-feira, 10 de novembro de 2015

Adi Granov fala sobre seu trabalho com a Marvel, Star Wars e o cinema


Desde que fazia as capas do Homem de Ferro e foi artista interino da fase EXTREMIS, o artista Adi Granov se tornou um dos mais adorados desenhista da Marvel. Hoje seu envolvimento vai além da editora e é um nome importante para o design de visual de filmes e até estatuetas. Nascido na Bosnia, o artista exclusivo da Marvel há 10 anos conversou com o Newsarama sobre seu trabalho e futuros projetos.

Adi, minha primeira pergunta é - No que você está trabalhando hoje?
"Atualmente estou trabalho nas preliminares de um poster gigante pra Marvel. Os sketches foram aprovados, mas diferente das capas comuns, para esses pôsteres mainstream eu tenho que ter certeza de todos os detalhes corretos antes da pintura"

No começo da sua carreira você fazia ilustrações de Star Wars para a Wizards of the Coast, e agora você voltou a fazer mais disso para a Marvel. Fale um pouco da sua afinidade por Star Wars.
"É como voltar no tempo, mas eu me tornei um grande fã de Star Wars enquanto trabalhava nisso. Na antiga Iugoslávia, onde nasci, eu não lembro de Star Wars ter tanto impacto quanto tinha nos EUA ou no Reino Unido. Eu amo ficção científica e o mundo de Star Wars e especialmente toda essa estética que tem um certo apelo pra mim, mas eu não tinha essa conexão pelos seus vários personagens até começar a ilustrar eles. Para ser justo, foi a mesma coisa com o Homem de Ferro, eu nunca tinha lido nenhuma revista dele antes de trabalhar no título. Mas parece que funcionou. Como você mencionou, meu primeiro trabalho profissional, muitos, muitos anos atrás, foi ilustrar os livros de Star Wars para a Wizards of the Coast, incluindo uma capa, que pra mim foi um grande desafio alcançado naquela época. Eu fico até um pouco envergonhado agora por ela ser uma imagem feia, mas é parte da minha história, e eu estou super feliz em poder retornar ao universo de Star Wars neste ponto da minha carreira".




Quais os grandes desafios dos concepts e personagens de Star Wars pra você?
"A existência e design dos personagens são tão familiares e enraizados nas mentes das pessoas que o mínimo erro se destaca. É um universo tão detalhadamente orientado, e muitos fãs são tão familiarizados até com pequenas nuances, que é muito importante ser verdadeiro com os designs e personalidades. Em um primeiro momento, enquanto trabalhava nas capas de Darth Vader, eu tive que entender quando na linha do tempo eles trocaram a versão da roupa que ele usava, ou se eu deveria estar combinando elementos de algumas já que as revistas estavam acontecendo entre os filmes. Algumas coisas que estavam nos filmes, eram feitas sem necessidade, ou por questões de retenção financeira, melhorias, etc... agora elas são consideradas canônicas e eu sentia que eu realmente precisava estudar muitos desses elementos que eu já tinha trabalhado antes mas que precisava prestar mais respeito para os detalhes em respeito aos personagens e aos fãs. Eu realmente gosto desse tipo de detalhismo orientado e lógico para aproximar as ilustrações, então isso é boa parte da diversão".


Muitos personagens são baseados em pessoas reais, atores. Como é lidar com isso quando se desenha personagens da Marvel, por exemplo?
Eu acho que para alguém como eu, que tem um estilo mais realista, o maior desafio são essas semelhanças,  que não devem ser absolutas, mas idealizadas. É claro, existem inúmeras fotografias por aí, mas elas tem cerca de 30 anos e já foram vistas milhões de vezes. Então se eu quero criar algo novo e único, eu tenho que estudar as características dos atores e tentar traduzir isso em novas poses e expressões. Já nos quadrinhos geralmente é permitido a você interpretar seus próprios personagens, mas em Star Wars, literalmente todo mundo deve ser igual aos atores, então tem que ter uma linha justa entre adicionar seu estilo artístico e continuar preso as bases.




Depois de trabalhar com Necrowar da Dreamwave, você se tornou exclusivo da Mavrel em termos de revistas e capas de revistas. Tem algum interesse em fazer personagens da DC ou alguma revistas europeia?
"Eu assinei meu primeiro contrato exclusivo com a Marvel em 2004 e tenho renovado esse contrato desde então. Isso é uma questão que sempre vem a mim de tempos em tempos, e por mais que eu ficasse feliz em trabalhar com personagens da DC ou outros personagens, eu sempre fui muito feliz em minha parceria com a Marvel, e por extensão, com a Marvel Studios, Disney e agora a Lucasfilm. Isso pode soar como uma resposta safa para alguém que trabalha numa grande corporação, mas se você olhar pras coisas que já fizemos em termos de filmes, brinquedos, merchandising, Marvel e eu temos sido muito bons uns com os outros. Fora isso, eu posso ainda trabalhar com material que não seja de quadrinhos para outras companhia ou mesmo criar meu próprio material ainda - por mais que esteja planejando algo assim por anos e nunca começado pela minha falta de tempo. Eu deveria renegociar meu contrato para também incluir ingressos pra Disneylandia".

Já que mencionou, você foi envolvido extensamente em filme como Homem de Ferro, Vingadores e até Espetacular Homem-Aranha 2. É algo que você queria fazer mais?
"A resposta é sim, mas com algumas reservas. Eu realmente adoro trabalhar com os artistas da Marvel Studios, como Ryan Meinerding e seus diretores, mas naturalmente com um investimento tão altas, o processo artístico fica diluído quando mais e mais pessoas se tornam envolvidas nas decisões a serem tomadas. No primeiro Homem de Ferro, era somente eu, Jon Fraveau, Ryan e um outro grande desenhista, Phil Saunders, e ficavamos falando e desenhando por longo tempo. Eu vivia no Reino Unido, então Jon podia me ligar as duas da manhã e ficávamos horas falando sobre o Homem de Ferro, e muitas das conversas acabaram em grandes cenas pro filme. Eu me senti como sendo parte de algo realmente grande ali".






Você poderia se envolver no design de filmes de super-heróis que não sejam  Marvel ou mesmo filmes que não sejam de heróis?
"Mais uma vez, depende das circunstâncias e das pessoas envolvidas, mas se as coisas se alinharem, definitivamente que sim. Eu adoraria trabalhar num filme do Mad Max do George Miller. Eu adoraria trabalhar num Star Trek e não precisa dizer que seria espetacular estar envolvido em Star Wars."

Suas últimas páginas internas trabalhadas foram em Capitão América: A Lenda Viva. Você é muito requisitado para as capas, mas sente falta de estar em artes sequenciais internas ou prefere ficar como um artista primordialmente de capas?
 "Para ser justo, eu nunca tive intenções de trabalhar em páginas internas. Eu queria mesmo é ilustrar capas e pôsteres, mas a coisa meio que veio quando me foi oferecido isso sem eu realmente saber em que estava me metendo. Eu realmente sou apaixonado pelo processo e a técnica da ilustração, e as capas e outros trabalhos do tipo é que me permitem ir muito mais para esse lado do que o trabalho nas páginas internas. Fazer capas também é uma forma de receber gratificações mais fácil e rápido do que eu ficar dias e dias me desgastando numa só revista, terminá-la e passar pra o novo projeto. Trabalhar numa revista é um ciclo mais longo e para mim ao menos, eu só tenho a sensação de que foi finalizado quando se tem a obra toda acabada. É algo comparado a uma corrida de 100 metros e uma maratona. Em um caso é só explosão e no outro é resistência."


Você tem vontade de desenhar a parte interna de algum gibi no futuro?
 "Meu estilo de pintura me consome muito, então é algo que leva bastante tempo e me compromete financeiramente ao fazer páginas internas. Eu adoro desenhá-las, então é possível que de tempos em tempos eu façar mais e de fato, eu tenho conversado com a Marvel para fazer assim algo próximo ano. Eu sou bem relutante em me comprometer com algo assim por muito tempo. O Homem de Ferro: Extremis é considerado quase icônico esses dias, mas vocês não imaginam o quanto de reclamações eu ouvia por que estava atrasado alguns meses ali. Retrospectivamente, levando em conta o quão importante aquilo foi para o Universo Marvel nos cinemas e para o Homem de Ferro especificamente, eu acho que foi algo que valeu a pena esperar."

"Mas a respostas curta é SIM!"



Você é mais conhecido pelo que fez pelo Homem de Ferro, mas eu sinto algo diferente em seu trabalho - algo cósmico. Tem algum personagem da Marvel que você gostaria de trabalhar mais?
"Eu sou um grande fã dos Inumanos, Guardiões da Galáxia, Surfista Prateado e Galactus. Eu ficaria mais que feliz em trabalhar com qualquer um deles."

Mais da entrevista do Newsarama com Adi Granov você pode conferir clicando aqui.

Coveiro

comments powered by Disqus