segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Hulk Selvagem: Viagem à Encruzilhada


Há muitos anos, o senhor da dimensão onírica, Pesadelo, eliminou toda a consciência de Bruce Banner no Hulk para que ele matasse o seu arqui-inimigo, o Dr. Estranho. O Golias Verde empreendeu uma longa jornada de destruição até Nova Iorque, onde enfrentou os seus maiores heróis. Não havendo alternativa, Stephen Strange baniu o seu colega Defensor ao deserto místico conhecido como a Encruzilhada, aonde poderia escolher uma outra realidade para destruir à vontade, sem prejudicar nenhuma forma de vida. Ou não é bem assim? É o que veremos a seguir no arco em duas partes chamado "Viagem à Encruzilhada", escrito por Gabriel Hardman e Corina Bechko, com Hardman nos desenhos, para o título Savage Hulk #5 e #6 nos EUA. Aqui, ele foi publicado em Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra #5 e #6 pela Panini.

Logo após os eventos narrados acima, o Dr. Estranho foi chamado para justificar suas ações em Washington. Strange tem a companhia da Agente Becerra, da SHIELD(Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuasão), especializada em artes místicas. Ela acha que nenhum homem capaz de algo assim deveria agir sem supervisão, nem tomar decisões de forma unilateral, e os congressistas concordam com ela, De repente, a reunião é interrompida por uma criatura humanoide de outra dimensão chamada Korv, que acusa Strange de cometer genocídio contra o seu povo por causa do "monstro verde" que ele enviou para lá.


O Mestre das Artes Místicas acha isso impossível, pois o Hulk deveria apenas escolher mundos em que não houvesse a presença de seres sencientes. O mensageiro exige que Strange o acompanhe para "desfazer o mal" que criou e assim é feito. Os dois se retiram, com a presença de Becerra, que se junta a eles sem convite. Eles chegam à Encruzilhada e a moça convence Strange a não mandá-la de volta para a Terra para que ela possa relatar à SHIELD o que ele realmente fez com o Hulk.

Eles chegam ao destino desejado e são recebidos pela maior autoridade mística local, o Mestre Ebbin, que guia os dois visitantes pelo alto de uma cidade não muito diferente de Nova Iorque, cercada por uma enorme muralha, ou seja, um lugar cujo acesso nunca deveria ser permitido ao Hulk. Strange ouve duras críticas por causa disso, mas este observa que não há sinais de destruição evidente causados pelo Hulk e percebe que há algo mais acontecendo. Em seguida, um enorme robô fortemente armado atravessa os portões da muralha e sai ao encalço do Hulk.


Os três o acompanham e Ebbin esclarece que seu povo tem desperdiçado suas vidas em "incontáveis gerações" na luta contra seu inimigo. Sua busca pelas artes místicas, inclusive, foi levada pela necessidade de derrotar o Hulk, mas foi incapaz de reverter o feitiço que o trouxe para este mundo. O robô encontra o seu alvo, mas é derrotado por ele com enorme facilidade.

Strange não entende porque a perturbação constante que o Hulk sofre devido a esses ataques não disparou o "feitiço de salvaguarda" capaz de levá-lo de volta para a Encruzilhada. Ebbin observa que o Hulk não está nada insatisfeito por estar ali, muito pelo contrário. Subitamente, Ebbin agoniza e cai ao solo. Sentindo que está prestes a morrer, ele pede que Strange corrija a situação antes que seu povo construa uma arma capaz de destruir não só o Hulk, mas todo o planeta. Ele deixa um último aviso, um tanto enigmático: "cuidado com meu sucesso...". O corpo de Ebbin é sepultado e Strange e Becerra avançam até o Hulk. Eles o encontram numa caverna, rodeado por cadáveres e reclamando de estar com fome.


Strange se aproxima do monstro e tenta dialogar com ele, enquanto  Becerra examina alguns dos cadáveres. O Hulk o reconhece e o ataca, furiosamente. Strange tenta mandá-lo de volta à Encruzilhada, mas há um "contrafeitiço" que impede qualquer coisa de se transportar para fora deste mundo, inclusive eles próprios. Eles se afastam do Hulk e retornam à cidade, que apresenta um aspecto bem diferente, com novos edifícios e avanços tecnológicos. Strange reflete a respeito e a dupla se dirige a uma assembléia deliberativa local, que discute os próximos passos na luta contra o Hulk.

Strange pede a palavra e apresenta uma revelação impressionante: o Hulk, na verdade, foi quem disparou a evolução e o desenvolvimento tecnológico desta civilização. O tempo dela, na verdade, é muito mais acelerado do que na Terra. O monstro caçava seus ancestrais, seres pré-conscientes, mas não matou nenhum indivíduo de fato. Becerra acrescenta que os cadáveres que ela encontrou na caverna do Hulk eram de alguns desses ancestrais, e que o Hulk se alimentava de algum tipo de fruta.

Korv, que sucedeu a Ebbin, apresenta sua solução definitiva para o problema; a Bomba Gama. Strange tenta demovê-lo, dizendo que isso não matará o monstro e que estarão cometendo suicídio agindo dessa forma. Ele exige também que Korv remova o "contrafeitiço" que fez para que Strange possa levar o Hulk de volta à Encruzilhada. Ele se recusa a fazê-lo e Becerra percebe que Ebbin tentava alertá-los não contra o seu "sucesso", mas contra o seu "sucessor". A reunião é interrompida pela visão do Hulk saltando em direção à cidade e arrebentando a muralha que o impedia de entrar. 


A bomba é lançada e Korv e Strange duelam entre si. Korv atira Strange para longe e Becerra o alcança. Ela argumenta que ele e Korv deveriam se unir para afastar o Hulk, e não brigar um contra o outro. Strange conclui que é melhor tentar convencer o Hulk a ir embora deste mundo. Ele se aproxima novamente do monstro e mostra os efeitos da bomba prestes a disparar, o que o faria ficar sozinho novamente, sem desafiantes ou amigos. O Hulk parece compreender a mensagem, mas o momento é interrompido de maneira brusca por Korv, que volta a atacar Strange.

O Golias Verde vê a bomba se aproximar e salta em direção a ela. Ele a agarra e o "feitiço de insatisfação" é ativado, o que traz ambos de volta à Encruzilhada. Em seguida, ele a arremessa através de um portal para outro mundo desabitado, onde explode sem causar danos.

Em outra realidade, Korv pergunta a Strange o que ele fez. Ele responde que o Hulk desejou sair deste mundo por vontade própria e que Korv foi inteligente ao contraordenar os seus feitiços, mas que foi incapaz de alcançar o inconsciente do Hulk.  Em seguida, Strange alerta que o monstro se foi, mas que outro inimigo ainda se encontrava ali, Korv, que queria usar a bomba gama para destruir tudo e assumir o poder através da magia. Isso, se alguém sobrevivesse à explosão. Korv é aprisionado e Strange e Becerra voltam para Washington, onde já haviam se passado dois dias desde a partida deles. Strange pede desculpas pelo atraso e Becerra diz aos congressistas que, por tudo que presenciou, podem confiar no julgamento dele no futuro.

Temos o encerramento de um título que se mostrava promissor, Savage Hulk, que tinha a proposta de revisitar momentos marcantes do personagem. Ele continuaria em "Thanos vs. Hulk", que saiu como uma minissérie independente. Espero que um dia a Panini a publique. A fase da Encruzilhada é querida por muitos leitores do Hulk e a história em que ele foi banido pelo Dr. Estranho foi publicada originalmente em The Incredible Hulk #300 nos EUA e aqui em O Incrível Hulk #52, pela Editora Abril. Ela faz parte do long "run" de Bill Mantlo e Sal Buscema no título durante a década de 1980. Neste "retcon", temos a participação do grupo de fungos sencientes que residiam na Encruzilhada, chamados pela Abril pelo infeliz nome de "Pompons Coletivos". Mais tarde, eles trairiam o Hulk de maneira covarde.

Hardman é artista de "storyboards" para filmes e Bechko é zoóloga e escritora. Ambos já fizeram juntos outros trabalhos para a Marvel, com boa repercussão. Gostei muito do trabalho deles neste arco, assim como gostei de como respeitaram o visual que os personagens tinham naquela época. Espero que eles continuem produzindo mais material para a Casa das Ideias e que ele seja publicado aqui.

C@rlos

comments powered by Disqus