segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Soldado Invernal: Marcha da Amargura


Recentemente, o Capitão América enfrentou Ran Shen, também conhecido como Prego de Ferro. Ele é um ex-agente da SHIELD (Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuasão), que trabalhava infiltrado pela agência no regime de Mao Tsé Tung até se voltar contra ela.

Agora, revisitando o seu passado, temos a oportunidade de descobrir porque Shen agiu dessa forma. Neste episódio, está diretamente envolvido o antigo parceiro de Steve Rogers, James "Bucky" Barnes, que foi dado como morto na IIa Guerra Mundial. Ele foi resgatado pela KGB, que o transformou num assassino letal a seu serviço, o Soldado Invernal. Agora, seus caminhos estão prestes a cruzar, como mostrará o escritor Rick Remender e o desenhista Roland Boschi na minissérie "Soldado Invernal: Marcha da Amargura", Esta minissérie foi publicada nos EUA com o título de "Winter Soldier: The Bitter March" em cinco edições e todas elas foram reunidas aqui em um encadernado lançado pela Panini.


Em 1966, Shen e Nick Fury recebem a missão de resgatar vivos ou mortos dois cientistas nazistas, Peter e Mila Hitzig, aprisionados pela Hidra. O casal de cientistas conseguiu terminar um projeto fracassado de Arnim Zola, o geneticista inimigo do Capitão América. Esse projeto é a Fórmula Alquimia, e a Hidra não pode tomar posse dela.

Nick e Shen invadem um castelo que funciona como base da organização terrorista e, enfrentando toda sorte de perigos, conseguem encontrar o casal de cientistas apenas para serem interceptados por uma figura lendária no mundo da espionagem, o Soldado Invernal. Este sequestra os dois cientistas e foge utilizando uma espécie de planador. Ele não é o único a dispor de semelhante recurso: Nick e Shen liberam seus trajes planadores e partem ao encalço dele.

Nick é o primeiro a chegar e confrontar seu inimigo. Na confusão, os cientistas caem em direção à neve e Shen tenta protegê-los. A aterrissagem é muito ruim, mas os três escapam ilesos. O paradeiro de Fury e do Soldado Invernal se tornam desconhecidos, mas Shen reconhece quem os atacou.

Três dias se passam e o trio alcança um bar nas planícies gélidas do Nrovequistão. Lá, Shen se afasta para dar um telefonema para a SHIELD e quem atende é seu amigo Horace Littleton. Ele não tem muito como ajudá-los e orienta que os três peguem um trem até Berlin Ocidental. Mesmo assim, ele informa que Fury tem um estoque de provisões na estação ferroviária do Nrovequistão.

O diálogo é bruscamente interrompido pelo Soldado Invernal, que dispara contra o interior do bar na direção de Shen. Ele arrasta os dois cientistas para fora e não tem escolha a não ser enfrentar seu inimigo. Shen consegue deixá-lo atordoado com uma engenhoca da SHIELD e o trio foge novamente. James começa a se recuperar e fica em posição de tiro, no chão. De repente, ele revive uma lembrança de seu passado, em que o jovem Bucky recebia lições de conduta do Capitão América no campo de batalha: "nunca atire em um homem pelas costas, já que ele está fugindo e perdeu a vontade de lutar". Enquanto o Soldado Invernal fica se digladiando no conflito entre sua programação mental e sua vida pregressa, os seus alvos escapam dele novamente.

Eles embarcam num trem e Mila cuida dos ferimentos de Shen, que recebe um dossiê sobre alguns agentes da Hidra através de um contato de Horace. Peter fica enciumado e se retira. Na verdade, isso não passou de um pretexto para se encontrar com um dos agentes mencionados no dossiê, chamado Dreno, que ele contatou para ajudá-los a se livrarem do americano. Dreno está acompanhado de um outro agente chamado Shocky Dan. Peter deixa escapar que "o trabalho de sua mulher não deve cair nas mãos de porcos soviéticos ou imperialistas americanos". Isso faz com que Dreno o questione se o trabalho realizado é dos dois ou apenas dela. Ele nega a última hipótese, sem muita convicção. De qualquer forma, Dreno promete resolver a situação ainda naquela noite, mesmo se o Soldado Invernal aparecer.  

Enquanto isso, Mila e Shen conversam sobre como o regime comunista  privilegia sobretudo a classe dirigente na distribuição de seus recursos, que deveria ser feita igualmente para todos. Mila revela que a Fórmula Alquimia foi criada para suprir a escassez desses recursos para que tal distribuição realmente seja possível. Peter retorna e discorda com rispidez sobre as boas intenções de sua esposa. Shen resolve intervir e, de maneira abrupta, o Soldado Invernal atravessa a janela do trem e os dois voltam a lutar entre si. Peter tenta retirar Mila à força antes que a Hidra chegue, mas é tarde demais.

Shocky Dan ataca disparando rajadas elétricas através de um par de manoplas em suas mãos. James e Shen se esquivam, mas o agente logo revida e dispara uma nuvem ácida na cara dele. O Soldado Invernal aproveita a confusão e dispara três vezes em Shen. que escapa arrastando sangue pelo chão. Mesmo assim, Shen consegue surpreender James usando as manoplas de eletricidade de Shocky Dan. Mas isso é insuficiente para deter o Soldado Invernal e Shen não parece ter muito mais tempo de vida. Quando James está prestes a disparar um tiro de misericórdia, outra vez ele se recorda do Capitão América dizendo a ele que "estamos acima de matar homens que não podem se defender" e decide poupar seu adversário.

Peter continua carregando Mila pelo trem e os dois alcançam o vagão restaurante. Calmamente, Dreno desfruta de sua refeição. Peter quer logo ir embora dali e comete o grande erro de jogar a refeição do seu "aliado" no chão. Dreno percebe que Mila é a única responsável pela Fórmula Alquimia e faz com que Peter dispare contra sua própria cabeça. Dreno tenta convencer Mila a se aliar à Hidra e ordena a seus asseclas que coloquem uma bomba no trem, mas o diálogo é interrompido por mais um ataque do Soldado Invernal.

Enquanto isso, Shen continua se arrastando pelo chão até a sua cabine. Ele alcança uma maleta e tira de lá uma seringa com uma fórmula capaz de regenerar seus ferimentos. Provavelmente é a Fórmula Infinito que Nick Fury usava para retardar seu envelhecimento. O estratagema funciona e ele usa novamente a manopla de eletricidade para afastar diversos agentes inimigos de Mila. Dreno e James pulam juntos para fora do trem e apenas o foguete portátil de Dreno impede que ambos caiam ao solo. De alguma forma, Dreno tem acesso às memórias de seu oponente e tenta usá-las para convencê-lo a se matar. James resiste à influência de Dreno e se solta em queda livre. Mila avisa Shen sobre a bomba, mas não há muito o que fazer para remediar a situação, pois logo ela explode e o trem despenca do alto de uma ponte.


A queda do trem atinge uma vila nas proximidades, causando um enorme desastre. Dreno induz a população a se auto-flagelar para fazer com que Shen e Mila se revelem. A cientista não aguenta ver tanta crueldade e pede a Dreno que não machuque mais ninguém. Shen aparece com as manoplas de eletricidade, mas ele tem muitos segredos a serem explorados pelo vilão e não resiste à influência dele. 

Quando Shen está prestes a cometer suicídio, ele é salvo por um novo e inesperado aliado, o Soldado Invernal, que recuperou sua verdadeira identidade graças à investida de Dreno. Este consegue escapar com Mila, mas os dois insólitos aliados acabam se entendendo e partem ao encalço dele até o alto de um gélido penhasco. Dreno induz Mila a saltar dali, mas ela é salva por James e Shen espanca Dreno até a morte.

James, Mila e Shen se refugiam em uma cabana no Nrovequistão. Shen propõe a James que ele se entregue para receber auxílio e revelar todos os segredos soviéticos que conhece. James responde que pretende fazer isso, mas que "algumas pessoas ruins morrerão antes". 

Contudo, não resta muito tempo para reflexões, já que uma unidade russa avança em direção a eles. Os três fogem, mas os inimigos são muitos. James propõe algo desesperado: fingir que ainda é um operativo soviético, levar Mila para o helicóptero inimigo e extraí-la com segurança. Shen, apaixonado por Mila e correspondido por ela, aceita ser a isca. James e Mila correm para o helicóptero e Shen atrai a atenção dos russos. O confronto é desigual e ele está prestes a sucumbir, mas é salvo por Nick Fury, que explorava a região em busca dele. Fury vê o helicóptero com Mila e James levantando voo e, sem estar a par da situação, dispara um tiro certeiro no tanque de combustível do veículo. Ele explode, assim como os ideias americanos de  Shen.

O helicóptero é resgatado, mas apenas o corpo de Mila foi encontrado. Shen permanece apático ao ouvir como sua missão foi "bem sucedida". Uma nova é oferecida a ele: infiltrar-se no gabinete de Mao Tse Tung, fingir que detesta realmente os Estados Unidos e que se converteu ao Manifesto Comunista. Muito fácil para ele. Dadas as circunstâncias, fácil até demais. Longe dali, na Sala Vermelha, o Soldado Invernal se encontra novamente aprisionado pelos russos e prestes a sofrer uma nova lavagem cerebral.

"Marcha da Amargura" é uma boa história, com um "retcon" interessante. Ela oferece um "background" para Ran Shen, filho de imigrantes que acreditavam profundamente nos valores da democracia americana. Esses valores foram transmitidos ao filho mas, como vimos agora, perderam-se totalmente. Mais tarde, ele encontraria uma criatura mitológica no Everest que lhe cravaria um prego em sua testa e assim ganharia o poder de realizar todos os seus desejos, tornando-se o Prego de Ferro. Seu principal aliado seria Horace, que aparece na minissérie realizando os experimentos que o fariam se tornar no futuro o Dr. Bolha Mental, uma espécie de solução definitiva e tosca contra super-indivíduos. 


Gostei dos desenhos de Roland Boschi. Ele tem uma ótima narrativa e um traço limpo, em que os personagens se parecem como pessoas "normais" e não como super-herois e que se adequa muito bem a esse tipo de história. As capas que ele desenhou para a minissérie, como esta logo acima. feita para o segundo capítulo, são simplesmente sensacionais.

A Panini soube honrar a publicação desta minissérie, apresentando um produto com boa qualidade editorial, papel LWC, preço justo e nenhuma propaganda. O interessante é que ela, nos EUA, foi lançada em paralelo com o arco de histórias em que o Prego de Ferro enfrentou o Capitão América. Uma pena que o mesmo não pôde ser feito aqui. De qualquer forma, este encadernado pode ser perfeitamente lido e entendido mesmo por quem não acompanhou essas histórias do Capitão América.

C@rlos

comments powered by Disqus