terça-feira, 24 de novembro de 2015

Vingadores: Dias de Pecados Futuros


Devido a uma ameaça impossível de ser detida simplesmente por uma equipe de Vingadores, os Illuminati se reformularam mais uma vez. Mundos estão colidindo e apenas as mentes mais brilhantes do planeta poderiam dar um jeito de deter o inevitável. E para tal, eles podem até recorrer ao pior e renegar seus princípios. Eles podem acabar responsáveis por assassinar um mundo inteiro em prol de salvar o planeta deles. É o que todos estavam dispostos a fazer, menos o Capitão América.

Muitos devem se lembrar das primeiras histórias dos Novos Vingadores, quando a questão das incursões estava apenas começando e heróis como o Pantera Negra, Reed Richards e Homem de Ferro estavam se reunindo para resolver tudo aquilo. Steve Rogers estava entre eles ainda, era a moral do grupo e foi quem salvou um mundo inteiro usando as joias do infinito. Todavia, aquela foi uma jogada de um movimento único e depois disso as joias se estilhaçaram. Menos a do tempo, que sumiu. Assim, não aceitando qualquer agenda que pudesse causar mortes de outros, o Capitão América foi expulso dos Illuminati e sua mente foi apagada.

Mas então tivemos os eventos do Pecado Original. Com a morte do Vigia e a exposição dos segredos mais obscuros dos heróis, Rogers agora se lembra de tudo que presenciou nos Illuminati, como Tony articulou para apagar sua mente e ainda manipulá-lo na expansão dos Vingadores. Steve então se reuniu com os outros Vingadores - Thor, Gavião Arqueiro, Viúva Negra, Hipérion e Estigma - para desmascarar de uma vez as farsas do Homem de Ferro.


Assim, invadindo o laboratório de Tony na Torre Stark, Steve Rogers colocou o amigo contra a parede e exigiu uma confissão. O Homem de Ferro então não só falou o que fez como insistiu que faria de novo. Isso colocou os ânimos ainda mais a flor da pele. Armaduras automatizadas foram acionadas pelo protocolo de proteção de Stark e mais um conflito era iminente. Mas antes da guerra ter sido deflagrada, surgiu a joia do Tempo. E com seu estilhaço e reconstrução, o tempo avançou para sete Vingadores.

O primeiro momento no futuro levou os heróis até 48 anos a nossa frente. Lá, após a briga entre Stark e os heróis se acalmarem, surgiu a versão dos Vingadores do Futuro. Alguns dos heróis estavam envelhecidos, outros morreram. Então, a versão do futuro de Clint Barton que os estava esperando veio tratar de dois assuntos. O primeiro era dar um aviso ao Capitão América sobre uma mensagem que só seria usada no futuro. A segunda era atirar no Tony Stark, dar-lhe uma boa pisa e depois fazê-lo sair daquela convergência temporal para dar tempo ainda de ele fazer o que precisava fazer contra a próxima incursão.


O próximo salto do futuro os levou para mais 422 anos a frente. Ou seja, 470 anos a frente do nosso tempo. Desta vez, sem Stark e sem Clint, que caíram fora da convergência temporal e voltaram ao nosso presente. Agora, Hipérion, Thor, Estigma, Viúva Negra e o Capitão estavam num lugar dominado pelas máquinas, onde Ultron era soberano. Inclusive o autômato se tornou Senhor de Asgard. Ali, seres mecanizados foram criados para substituir e até mesmo emular funções dos Vingadores. Só que um dos membros, a Viúva Negra do Mundo de Ultron, era dissimulada e tinha seus próprios planos. Pediu para que no próximo salto temporal, sua versão original desse uma mensagem para o "Homem do Futuro" - ela entregaria o domínio de Ultron sobre o planeta em troca dela ter sua programação tornada independente. Thor também teve sua dose de mistério ao confrontar sua versão robótica que lhe contou sobre o futuro do Deus do Trovão como um Indigno. Já o Capitão America foi inoculado com uma bomba robô programada pra outro tempo. Desta vez,foram o Thor e Hipérion quem saíram do tempo.

Então, temos mais um outro salto temporal e os heróis avançam 5.045 anos a frente. É o ano 5.515 se ainda contarmos o tempo  do mesmo jeito. Lá, eles são recepcionados pelo "Homem do Tempo", Franklin Richards, que lhes conta sobre a expansão da humanidade para além do nosso planeta. Na terra, restou apenas um canto recultivado com plantas e natureza, um Jardim, que também era uma nave. Fora dali, existe um novo lugar pra viver - literalmente, um Mundo de Vingadores.  É um lar para bilhões de seres universais que são protegidos pelo resto do que foi a Máquina dos Vingadores, Academia Imperial, as Dinastias Inumanas e os Arquitetos Atemporais da SHIELD. Franklin é misterioso, mas deixa óbvio que tende para o lado dos Illuminati defendendo a terra e explica que se o universo continuou, de algum jeito o plano deles tinha razão. Franklin ainda continua falando mais sobre o que virá e antecipou até mesmo um confronto entre o Capitão e o Homem de Ferro nas vésperas do fim de tudo. Por fim, Franklin sugere que Steve ignore a mensagem do Gavião Arqueiro e a Viúva dá o recado da sua versão robótica para o "Homem do Futuro", Franklin Richards. Agora, é a Viúva e Estigma que saem da convergência temporal.


O próximo passo leva o Capitão América sozinho  51.028 anos a frente. Agora é ou seria o ano 56.533. Num mundo mais virtual do que físico, o Capitão América é confrontado pelos Vingadores do Núcleo Mundial. E eles pretendem exterminar aquela anomalia do passado carregando a consciência dele totalmente para seu mundo virtual e holográfico. É claro que o Capitão América resiste aquela invasão de sua mente e descobre que está numa verdadeira guerra que foi travada entre o espaço e o tempo. Quem domina aquele tempo é justamente a Viúva Negra Robótica que se tornou independente na Era de Ultron. E mesmo com todos os protocolos de segurança que tomava, ela não conseguiu impedir a tal bomba infiltrada no Capitão América explodindo e matando-a. Era o fim daquele tempo.

Então, temos a última Viagem de Steve Rogers naquela convergência temporal. O Tempo agora está fraturado e seu anfitrião alerta que aquele é o fim de tudo. O Capitão o reconhece como o Rapaz de Ferro, um Kang jovem que recusou seu status de vilão. Todavia, ele não estava só e sua versão mais famosa do Kang do futuro e a muito mais envelhecida conhecida como Immortus estavam ali. Combinando os poderes, eles conseguiram congelar a joia do tempo em um lugar de "não-tempo" e para aquele fluxo interminável de viagens temporais. Os três estavam determinados a prender  Steve  ali  para que ele não impedisse Stark de realizar seus planos contra as incursões. Mas Rogers não chegou ali sem a sua já conhecida determinação. Assim, ouvindo o conselho do Clint Barton do futuro, ele reagiu e libertou mais uma vez a joia do tempo.



Então, Steve volta ao nosso presente e com a cabeça feita. Juntamente com Estigma, Natasha, Clint, Hiperion e Thor, decide que a próxima meta dos seus Vingadores é caçar seus colegas. A partir de agora, os Illuminati tem a cabeça a premio.

Apesar de ligada ao Pecado Original, dá pra perceber que Jonanthan Hickman apenas resvalou na trama principal e se focou em contar sua história. Se não fosse antes, não demoraria muito mais para que Steve descobrisse os segredos de Stark, Reed e os demais. E com isso, há mais uma racha entre os mais poderosos heróis da Terra e veremos como tudo pode mudar nas próximas edições... ou seria oito meses a frente?

Bem, paralelo ao enredo principal, temos uma arte caprichada de Lenil Francis Yu, que nós dá aquela pontinha de coisas por vir. Teremos então a partir da próxima edição um salto em oito meses no futuro e uma realidade bem diferente da que temos hoje. E é essa a estrada para o fim de tudo.

Coveiro

comments powered by Disqus