quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Colecionáveis da Marvel Comics na CCXP 2015

No primeiro final de semana de dezembro, aconteceu a segunda edição da Comic Con Experience (CCXP) na São Paulo Expo. Durante o evento, muitos estandes venderam colecionáveis da Marvel Comics, incluindo estátuas e action figures das mais variadas escalas, linhas e marcas. Algumas empresas aproveitaram o evento para exibir os protótipos de colecionáveis ainda sem previsão de lançamentos, bem como exibindo produtos já lançados.

O principal estande nesse quesito foi o da Piziitoys, uma das organizadoras do evento. Localizado logo na entrada do pavilhão, o estande exibia como uma de suas principais (e mais disputadas) atrações, um diorama 1:1 do Hulk enfrentando a Hulkbuster.





As estátuas em tamanho real são uma referência ao diorama 1/6 produzido pela Iron Studios que reproduz a luta mostrada em Vingadores: A Era de Ultron. Ambos, Hulk e Hulkbuster são vendidos separadamente e a estátua do Gigante Esmeralda já foi lançada no Brasil no segundo semestre de 2014.



Ainda mantendo-se nos dioramas 1/6 de Vingadores: A Era de Ultron, também havia uma peça mostrando Hulk, Homem de Ferro, Viúva Negra, Visão, Thor, Capitão América e Gavião Arqueiro enfrentando os Ultrons. Semelhante ao diorama produzido com base no primeiro filme da franquia, no qual exibia os heróis enfrentando os Chitauri, as estátuas de cada um dos sete heróis será vendida separadamente. Todas as peças são produzidas em polystone. Não foram anunciadas previsões de um mês de lançamento das peças. 






Outra peça da Iron Studios muito esperada pelos colecionadores é a estátua em escala 1/4 do Homem-Aranha baseada em uma arte desenhada por Mike Deodato Jr. A peça, contendo vários easter eggs de conhecidos vilões do Aracnídeo, tem previsão de lançamento em 2016. 





A empresa também aproveitou para mostrar os seus Art Scale da Marvel, linha de estátuas em escala 1/10 em polystone. Tanto as Série 01 e 02 da linha baseada nas versões comics dos personagens, quanto as versões baseadas em Vingadores: A Era de Ultron. Alguns dos itens da Série 02 dos quadrinhos e da série baseada no filme ainda não foram lançados. 






A Marvel também teve sua cota entre os colecionáveis exclusivos do evento. Dentre eles, pode-se citar dois action figures em escala 1/6 da Hot Toys do Homem de Ferro: Mark III (versão Stealth) e Mark XXIV (Tank). A Hot Toys também trouxe a action figure da Maria Hill, baseada no segundo filme dos Vingadores. Além deles, também havia os Art Scale do Duende Verde (versão comics) e do Homem de Ferro Mark XLV Battle Damage (baseada em Avengers: AoU), produzidos pela Iron Studios, e um action do Homem de Ferro Mark III que levitava magneticamente.



Inicialmente, foi colocada uma cota máxima de itens que cada pessoa poderia comprar. Em alguns casos, como os Hot Toys, cada pessoa na fila poderia comprar apenas um item. No entanto, nos Art Scales, a cota inicial era de até 07 itens por pessoa. Isso acarretou em um rápido esgotamento do estoque das peças no primeiro dia de vendas, com muitos lojistas e pessoas comprando o máximo de peças com intenção de revenda pelo dobro ou triplo do preço. Além de muita insatisfação de colecionadores, que enfrentaram horas de fila apenas para descobrir que o item desejado havia esgotado, enquanto revendedores tentavam repassar o item em sites de venda pela Internet e, até mesmo, na própria CCXP. A partir do segundo dia do evento, todas as peças foram limitadas a um único item por pessoa.


A Bandai também aproveitou o evento para exibir suas figuras baseadas em Vingadores: A Era de Ultron. Os action figures, da linha S.H. Figuarts, apresentavam Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk, Máquina de Combate, Gavião Arqueiro e Viúva Negra. Apenas os dois últimos nunca tiveram uma versão na linha S.H. Figuarts, enquanto os demais já tiveram versões anteriores lançadas, baseadas no filmes Homem de Ferro 3 e Vingadores.




Os mutantes não foram deixados de lado na CCXP. A Kotobukiya exibiu as estátuas baseadas nos X-Men na versão Marvel Now. Baseadas na arte de Adi Granov, as estátuas, em escala 1/10 da linha ArtFX, foram baseadas no visual dos personagens do run de Brian Michael Bendis em Uncanny X-Men e apresentavam os protótipos de Magneto, Magia, Emma Frost e Ciclope. Embora não tenham sido mostrados os protótipos, existe a previsão de lançamento de Vampira (baseada em Uncanny Avengers), Wolverine (com a armadura do run de Paul Cornell) e Fera (com o novo visual estabelecido no run de Bendis).




Estes foram alguns dos principais itens e protótipos apresentados pelas empresas envolvendo colecionáveis da Marvel Comics durante a Comic-Con Experience. Além delas, também foi anunciada a Série 03 da Art Scale baseada nos quadrinhos Marvel.






comments powered by Disqus