terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Cosplays na CCXP 2015: Para todos os públicos, gostos e espécies.


Essa é minha primeira matéria aqui no site do Marvel 616 e espero virem outras. E vamos direto ao ponto da matéria “Cosplays”. Tive o prazer de estar presente em 3 dias do evento da Comic Com e em relação ao mundo cosplay tive a chance de observar, ver e viver os pontos positivos e negativos do evento.

Para quem era o espectador este ano, pode encontrar uma maior variedade de cosplays tanto durante a semana quanto no final de semana, algo bem diferente do ano passado. Você conseguia encontrar tanto personagens de quadrinhos, mangá, filmes, séries e originais, cada um mais criativo e elaborado que o outro. Outro ponto bem positivo visto de uma cosplayer foram os painéis e stands, que em sua grande maioria contrataram realmente cosplayers este ano para fazer suas divulgações ou trabalhar de traje como promoters (abolindo aquelas fantasias de carnaval).




Agora vamos falar pelo lado de quem estava dentro da roupa, sofrendo como todo cosplayer está “acostumado” a sofrer. Do ponto positivo do evento, tinha um camarim muito bem estruturado organizado pelo Syfy e JBC com espelhos, tomadas e banheiro além do guarda volume (que tinha espaço limitado, mas era maior que ano passado). Todos os dias você podia se inscrever para o concurso cosplay que era um desfile, do qual você concorria a ingressos da CCXP para o ano que vem. Outro ponto bacana que poucos eventos adotam e ajuda muito os cosplayers são o “Help make-up” e o “Help cosplay”. Havia disponível maquiadores do próprio Syfy para auxiliar ou ajudar na maquiagem, que pode no decorrer do dia começar a derreter (com o calor) ou até acidentalmente quebrar. Além dessa ajuda, caso sua roupa rasgasse ou algum item descolasse, eles tinham todo o apoio material caso alguma coisa desse errado, e isso ajuda e muito no decorrer do dia.

Mas também ocorreram alguns problemas. Este ano o evento estava mais lotado em relação ao ano passado. A impressão é que entrou mais pessoas do que o local suportava e o ar condicionado não deu conta devido à quantidade de pessoas. Isso aumentou a dificuldade dos cosplayers (e das pessoas) em andar pelo local, além do sofrimento de usar a roupa com o calor.  No camarim feminino, houve também um incidente com a presença de funcionários  homens da organização que  entraram ignorando os pedidos da segurança e ignorando o fato de ter mulheres se trocando no local. Posteriormente, foram pedidos desculpas pelo comportamento adotado. Ainda assim, foi um caso desconfortável para muitas meninas que estavam se trocando no local.



Vale comentar também a má atitude de certos veículos de imprensa, com artigos desprestigiando a qualidade das roupas ou mesmo desrespeitando e assediando os cosplayers. A organização do evento está de parabéns por rapidamente agir em nossa defesa, em nota oficial divulgada ontem repudiando essas matérias e mostrando-se a favor do cosplayer.



Agora sobre o tão esperado concurso cosplay que aconteceu no domingo. Foi um concurso muito disputado, que teve sua pré-seleção pela internet com voto popular e depois no domingo os cosplayers escolhidos faziam uma apresentação para concorrer ao grande prêmio, que era nada mais, nada menos que um carro!



Em depoimento pela internet dos participantes que subiram no pódio, todos ficaram felizes com o resultado (mesmo aqueles que não levaram o melhor prêmio). Suas únicas reclamações foram referente ao tamanho do palco ser muito pequeno, que foi algo decisivo em algumas apresentações. Alguns esperavam que o palco seria do mesmo tamanho do utilizado em 2014. Como o grande vencedor do dia, tivemos o cosplayer “Samui San” que teve sua apresentação com um cosplay de League of Legends de um personagem chamado Ezreal com a armadura Pulsefire.

Foto da página particular do cosplayer Samui San

Para finalizar essa pequena matéria, vou deixar aqui o destaque da campanha #adoteumcosplayer que foi promovido pelo evento. Começou a funcionar timidamente (ao menos comigo) no sábado. A campanha se tratava de ajudar um cosplayer no evento oferecendo um pouco de água, comida ou um help na hora de segurar as mochilas. Foi uma campanha bem legal que foi infelizmente pouco divulgada, mas vou deixar aqui minha satisfação e exemplo para quem sabe, nos próximos eventos adotarem essa atitude que ajuda muitos de nós cosplayers que passam basicamente o dia sem conseguir sentar, beber água ou até comer.

Tia "Lillian" Orochi
Página Oficial da Tia Orochi

comments powered by Disqus