quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Guardiões 3000: Uma nova chance no tempo

O que acontece quando você junta personagens clássicos com um  escritor super-aclamado moderno? Uma grande história para marca o continuum espaço-temporal. É isso que temos em Guardiões 3000, a versão original e do futuro dos Guardiões da Galáxia, só que agora sob as mãos do grande Dan Abnett (o mesmo que fez dupla com Andy Lanning na reconstrução do universo cósmico da Marvel) e o desenhista Gerardo Sandoval.


Faz muito tempo que esses personagens não dão as caras por aqui. Fizeram uma rápida e estonteante aparição nas histórias dos novos Guardiões da Galáxias, mas é preciso reintroduzir para o novo leitor quem é de fato o Major Vance Astro, Águia Estelar, Martinex, Yondu e Charlie-27. Mostrando toda extensão de seus poderes e dando mais profundidade em suas personalidades, vemos o grupo em ação no futuro contra uma colônia Badoon na Terra. A missão desta vez é única - salvar a terráquea Gene Drake, uma anomalia temporal e provável esperança da Terra. Tudo isso acontece numa história de 8 páginas extras da revista mensal dos Guardiões (publicada pela Panini no número 2).

No plot que se segue, o leitor já começa completamente confuso com um ataque iminente dos Badoons. O lugar é o Parlamento Oculto, até então desconhecido para nós. Um a um, Gene Drake vê seus amigos serem derrotados e mortos pelos alienígenas. Então, aparece uma criatura chamada Senciência-A e tudo fica claro. É quando Gene desperta na nave dos Guardiões 3000, a Capitão América, e tudo parece ter sido um sonho.

Os Guardiões estão rumando para o Parlamento Oculto onde vão encontrar líderes de raças livres sobrevivente e esperam ter apoio para lutar contra os Badoons. Lá estão a Inteligência Suprema Kree em último estágio, um já envelhecido Karllark, o Gladiador e líder dos Shiars, Rei Peter dos Spartax, Aniquilatta da Zona Negativa, o Arauto Tormentavante do chamado Ancião Faminto (Galactus?) e, por fim, uma raça até então não descoberta do nosso presente chamada de Prometidos da Noite. Há discussão ainda sobre se devem ou não ajudar os Guardiões e muitos se mostram resilientes em dar apoio. Todavia, o cenário muda completamente de figura quando Gene Drake prevê segundos antes que haverá ali um ataque Badoon como viu em seu sonho.

Alertados um pouco antes, todos tiveram tempo de agir. E a primeira instrução que Gene Drake dá é não fugir ou todos morrerão. Ela mesmo pega uma arma de um badoon caído e entra na briga. Muitos fogem dali, como a Anquilata e a embaixadora dos Prometidos da Noite. Outros se sacrificam pra salvar o Guardiões como a Inteligência Suprema e o Gladiador. E assim, eles fogem para a Capitão América e decidem lutar outro dia.

Uma vez a salvo, Gene começa a explicar como previu o ataque e como dessa vez tudo é diferente. Desta vez, Águia Estelar está viva e é uma mulher (na sua outra visão ele era homem). Águia afirma que a Drake é uma singularidade no tempo e espaço e sua visão das coisas pode consertar tudo. Foi por isso que a salvarão e tudo se justifica agora. Vance Astro também é importante nessa questão, um humano fora de seu tempo que viveu 1000 anos. O que falta para eles resolverem isso é um "conduínte fora do padrão", o que leva o grupo a ir atrás do tal "Ancião Faminto".


Todavia, o grupo não ficaria por tanto tempo livre de sua ação. Uma das criaturas chamadas Senciência-A ataca a Capitão América e causa de cara um divisão do grupo. Chalie e Yondu conseguem levar Gene até uma capsula de fuga e escapar. Eles caem no planeta mais próximo sem designação e topam com mais Senciências-A os procurando ali. Essas criaturas também são chamadas de Starks e logo os Guardiões 3000 percebem que podem ter uma associação com uma figura do passado. Assim, após destruírem todos os construtos com exceção de um, eles descobrem que aquilo era uma cria do Tony Stark do nosso presente. É então quando um diálogo é aberto para que todos possam entender as motivações daquelas máquinas.

Enquanto ainda estão conversando com uma das Starks, Yondu, Charlie e Gene são cercados por outros desses construtos dispostos a eliminar a todo custo aquela "anomalia". Quem os salva desta vez é o Rei Peter, que os leva dali em sua nave chamada... "Nave". Sabemos então um pouco do seu passado, que ele é apenas um descedente do nosso Peter Quill e tudo que lhe é seu - título, armas, capacete e espaçonave - veio de herança. Mas agora, salvos dos Starks, uma nova ameaça surge para eles lidarem - Rael Rider, a última centuriã da Tropa Nova.


Longe dali, descobrimos também que Vance Astro, Águia Estelar e Martinex também sobreviveram. Enquanto estava desacordado flutuando no espaço, o Major Vance revive seu passado e relembra como chegou de major astronauta a guerrilheiro espacial. Não muito longe dele, está seus outros dois companheiros também vagando no espaço. Eles tem pouco tempo antes que as Senciências-A o achem. Então, eles reagem com um ataque fortuito e invadem a espaçonave dos Starks. Uma vez lá dentro eles descobrem qual a missão daqueles construtos e porque Stark os construiu. 

Mas antes que eles pudessem compartilhar mais informações com os Starks, disparos vindo do alto destruíram as máquinas. Lá em cima, surgia de forma majestona a Guardiã Nikki. Não se lembra dela? Pois parece que o Vance Astro também não. Mas ela está realmente diferente e só saberemos o que exatamente se passa nas próximas edições.


E é assim - com toda essa ação descontrolada - que temos já metade da história dos Guardiões 3000. É algo que segue bem diferente do que o Bendis vem fazendo em sua revista mensal e que dá um gostinho a mais de saudade para quem curtia o trabalho do roteirista quando ele assumiu o cosmo Marvel. Gerardo Sandoval tem uma arte bem rebuscada, que é um pouco inusitada para quem acompanhava os clássicos, mas não demora muito pra se acostumar. Enfim, uma história que só tem a enaltecer ainda mais o mix da Panini. Essas edições, por sinal, se encontram nos números 5 a 8 da revista brasileira. 

Coveiro

comments powered by Disqus