domingo, 20 de dezembro de 2015

Jaxxon: A História de um coelho Marvel nos clássicos de Star Wars


Quem está acompanhando a nossa página com um ou outro texto curioso sobre a inicial fase da franquia de Star Wars e a Marvel do final dos ano 70, já deve estar sabendo um pouco de quem é essa figurinha inadvertida e polêmica chamada Jaxxon. Oriundo do planeta Coachelle Prime, este contrabandista da raça Lepi apareceu aos fãs logo depois da batalha contra a Estrela da Morte da quadrinização oficial do primeiro filme e se tornou uma verdadeira marca irreverente para os fãs do Clássico. Só não caiu muito no gosto do próprio George Lucas.

Como falamos anteriormente, a Marvel ganhou bastante liberdade quando recebeu sinal verde para tocar adiante as quadrinizações daquele universo. As instruções iniciais eram bem poucas, na verdade. Os contatos da época diziam que deveria se trabalhar muito pouco na relação de Luke e Leia ao mesmo tempo que raramente usasse a figura de Darth Vader de imediato.

Foi assim que todas as atenções iniciais de Roy Thomas se voltaram para as figuras irreverentes de Han Solo e Chewbacca na época. Entusiasmado com um universo rico que esse novo mundo propunha, Thomas não se deteve em criar nova espécies como coadjuvantes e dar seguimento ao que ele considerara uma versão de "Sete Samurais" cósmica na história dos "Oito de Aduba-3" na ediçao 8 de Star Wars.


Em meio a cavaleiros Jedis esclerosados a la Don Quixote e Porco-Espinhos humanóides monstruosos, lá estava Jaxxon lutando ao lado de Solo e Chewbacca. Jaxxon era um Lepus Carnivorus tradicional, de pele verde e olhos exaltados. Um coelho humanoide carnívoro e pronto pra ação, que poderia parecer até meigo no olhar, mas era perigoso seja com o seu blaster, ou seja com seus chutões pesados. Ele tinha até sua própria espaçonave (que estava quebrada, vale lembrar) com um nome bem legal, Pé de Coelho. Pra Thomas, era algo fenomenal pra ser usado em suas história. Já para Lucas, nem tanto.

Thomas se lembra que "George particularmente não gostava de um dos meus Sete, no caso o alienígena de dois metros que se parecia com um Pernalonga verde. Neste caso, eu tinha me "inspirado" em parte por ver um alienígena com cara de suíno na seqüência da Cantina, seja no corte inicial ou em alguns esboços da produção em algum ponto mais cedo que tive contato. (Eu não me lembro se este alienígena aparece no filme acabado, uma vez que parte do filme continha várias inserções de 11 horas de outros pedaços, mais coloridos. Eles sentavam-se em cantos escuros, e pode ser algo que tenha sido cortado para dar mais espaço para eles. ) Eu tinha imaginado que meu "coelho verde" Jaxxon não era realmente muito mais estranho do que um Wookiee, mas, obviamente, George, como o criador do mito de Star Wars, viu isso diferente".

O fato é que o próprio Thomas saiu mais cedo das histórias dos Star Wars já que estava tendo alguns problemas com a Marvel na época e preferia até se dedicar mais ao que vinha fazendo em Conan. Coube a Archie Goodwin assumir tudo em seu lugar e talvez por uma exigência de Lucas, Jaxxon nunca mais foi usado. Ou quase isso.

George Lucas pode ter odiado o personagem - se é que ele tem alguma moral para isso depois de um certo personagem non grato de sua segunda trilogia (a dos prequels) - mas há aqueles que  viram um certo potencial em um coelho aventureiro espacial. Ou não se deram conta das semelhanças entre Bucky O'Hare, criação do Larry Hama para a Continuity Studios? O ComicBookResources em suas pesquisas chegou até a questionar o autor sobre as similaridades do seu personagem e Jaxxon, criado meses antes. Hamma respondeu apenas com um "foi mera coincidência". Sendo verdade ou não, é inegável que a ideia de um coelho aventureiro espacial não era tão torta pelo visto. Mais tarde, a própria Marvel criou uma versão vilanesca do mesmo para as histórias do Rocket Racoon, Black Jack O'Hare.


E mesmo que oficialmente colocado de lado do Canon por Lucas por um tempo, o pessoal da Lucasfilm nunca deixou de lembrar do famigerado coelho verde pelas suas costas. Foi assim que ele fez uma ponta (mesmo que morto em Clone Wars) e já deu as caras duas vezes pelo menos em capas variantes das novas revistas que são Canon na Marvel.


Não sei vocês, mas eu sou daqueles que ainda quer ver esse orelhudo verdinho nos cinemas. E quem sabe até fazendo crossover com Howard (que já deu as caras na própria Lucasfilm) no passado.

Coveiro

comments powered by Disqus