quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Vingadores Mundiais: Mundo em Crise

Em conjunto com a S.H.I.E.L.D., os Vingadores monitoram diversas situações e problemas ao redor do mundo. E, em situações que pareciam rotineiras a príncipio, eles se depararam com diversas emergências catastróficas simultâneas em Madripoor, Itália e no país da I.M.A..



O primeiro problema é a barreira impenetrável ao redor da ilha da I.M.A. que nem seres extremamente fortes (como Thor e Hiperion) podem romper e nem mesmo teleportadores podem invadir. Como recurso secreto, o Homem de Ferro tenta convocar Dobra para acessá-la, uma vez que seus poderes são de distorção espaço-temporal. No entanto, Eden Fesi alega não poder ajudá-los uma vez que seu poder está instável e imprevisível desde os eventos de Infinito. Assim, ele parte para uma reunião onírica com a Capitã Universo para compreender mais sobre si mesmo e sua verdadeira posição no Universo. Desta forma, restabelecido, ele consegue invadir o domo da I.M.A. junto com os principais pesos pesados dos Vingadores.

Hiperion, Thor e Capitã Marvel rapidamente enfrentam os membros da I.M.A. que os abordaram. Hiperion tem várias recordações de lições aprendidas na Terra enquanto se depara com a máquina pela qual foi resgatado do vazio entre Universos e veio parar na Terra-616. Nesse momento, ele conversa com o líder da I.M.A. que explica que a motivação do resgate foi uma vã tentativa de fazê-lo aderir aos ideais do grupo de cientistas por espontânea vontade. Com a recusa de Hiperion, Esmagadora é convocada novamente e eles são expulsos da ilha.

Enquanto isso, em Madripoor, Shang Chi tinha sido arremessado por Gorgon para a morte da testa do dragão milenar de onde fica a ilha. Enquanto investiga o que aconteceu com ele, Falcão persegue alguns drones suspeitos e encontra Xian Zheng, um representante da L.A.N.Ç.A., uma variante chinesa da S.H.I.E.L.D. já mostrada em flashback por Jonathan Hickman. Eles explicam que conseguiram resgatar o Mestre do Kung Fu da morte certa. O Tentáculo ataca a nave da L.A.N.Ç.A. e eles respondem com um grupo de heróis chineses treinados e capacitados para dar uma resposta à altura dos vilões. Zheng convida Sam Wilson a ajudá-los e este se alia a eles.


Em simultâneo, na Itália, a equipe de Gavião Arqueiro, Mulher-Aranha, Estigma e Máscara Noturna se vê às voltas com Morgana LeFay. Com Estigma preso, os outros três se veem encurralados até encontrarem o Cavaleiro Negro e uma força-tarefa européia. O Cavaleiro Negro e seus colegas aparentemente sabem toda a verdade sobre o que está acontecendo, mas não conseguem revelar tudo por são atacados por uma horda antes que pudessem falar mais. E, então, Morgana estende o seu poder por toda a Europa.


Na ilha da I.M.A., Míssil e Mancha Solar conseguem ser contactados por Maria Hill, que os atualiza sobre o fracasso da missão de resgate e os manda em uma operação diferente: usar a máquina do tempo da I.M.A. para viajar para o futuro e descobrir o que eles estão planejando. Os dois conseguem viajar para o futuro e contatar uma versão da Jocasta que explica que eles não podem deter totalmente o que a I.M.A. planeja, pelo bem do futuro. Após isso, ela os apresenta para a versão dos Vingadores daquela época, formada pelos filhos adolescentes dos Vingadores do presente, os mesmos que apareceram no primeiro de Vingadores do Bendis pós-Cerco.



A história tem um crescimento em qualidade. As tramas paralelas permitem que cada edição se foque em apenas uma delas, sempre focando um dos Vingadores em particular. Essa alternância confere profundidade maior aos personagens em detrimento de uma maior andamento das tramas, que continuam a se expandir em tamanho, plots e ameaças. No entanto, isso leva a uma curiosidade sobre o que pode vir a acontecer. Nick Spencer aproveitou para introduzir dois times de super-heróis novos, um europeu e um chinês, para dar um caráter mais mundial aos heróis, tentando mostrar a Terra como não sendo tão dependente assim apenas de super-equipes americanas. Os heróis chineses parecem interessantes, mesclando conceitos criados por Jonathan Hickman na minisérie da S.H.I.E.L.D., mas não chegam a ser originais. A DC tentou criar sua própria equipe chinesa em 52 e eles rapidamente foram parar no ostracismo. Mas não me espantaria se a Marvel viesse a promover um destaque futuro aos personagens, visando agradar ao público chinês, parcela significativa da rendas globais dos filmes da Marvel Studios. Na arte, Stefano Caselli promoveu uma arte condizente com a trama.

Essas cinco histórias foram publicadas originalmente em Avengers World 5 a 9 e, no Brasil, em Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos Da Terra 2 a 6.

Paulo Artur

comments powered by Disqus