quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Wolverine e os X-Men: Wolverine está morto


Sim, isso realmente aconteceu. E agora a Escola Jean Grey para Estudos Avançados deve seguir em frente sem seu diretor e fundador. Neste momento de perda, a jornalista Melita Garner, antiga namorada de Logan, aproxima-se dos outros X-Men com a intenção de concluir a biografia que escreve sobre ele. A ideia de escrever essa biografia, aliás, não foi bem recebida pelo seu homenageado, que proibiu a circulação da obra no mundo inteiro. Contudo, a moça foi encorajada por Hank McCoy, o Fera, a levar a iniciativa adiante com a intenção de torná-la acessível em "ambientes restritos e acadêmicos", ou seja, aos estudantes da EJG.

Nessa caminhada, melhor dizendo, nessa despedida, Melita se encontrará com várias pessoas marcantes na vida de Logan e isso será mostrado pelo escritor Jason Latour e uma legião de desenhistas, incluindo o próprio Latour, com Robbi Rodriguez e Israel Silva à frente em Wolverine and the X-Men #10 e #11, publicadas aqui no Brasil em Wolverine #9 e #10 pela Panini.

Vários entrevistados como o próprio Fera, Bobby Drake, Rachel Summers e Fantomex não deixam de mencionar aspectos mais controversos da personalidade de Logan, apesar de reafirmarem sua lealdade a ele. Alguns de seus alunos como Hisako, Ilde e Nim se lembram dele com respeito e admiração por tê-los ajudado a se tornar pessoas melhores. Outros, como Evan, parece não ter entendido muito bem a mensagem de seu falecido professor, por achar que ele se enganou ao tentar se adaptar ao mundo ao invés de fazer o mundo se adaptar a ele. Será que Evan está pensando em repetir os passos daquele de quem foi clonado, Apocalypse

Não tarda muito para que Melita encontre um dos melhores amigos de Logan, Noturno, que a leva para um último brinde num dos lugares favoritos do canadense, o Bar do Perigo, próximo à EJG. Ainda embriagada e escorada na porta do bar, Melita tem uma ligação no celular interrompida pela chegada da última mulher com quem Logan se relacionou, Ororo Munroe, a Tempestade, o que a deixa visivelmente constrangida.



Em seguida, vemos o encontro de Melita com Peter Parker, o Espetacular Homem-Aranha, que recebe por intermédio dela a notícia da morte de Logan. Por mais que a relação entre os dois heróis tenha sido turbulenta, ele não deixa de ficar muito abalado ao saber disso e se recorda de quando ambos conversaram a respeito da decisão do canadense de abrir uma escola. Foi quando lutaram juntos na Latvéria contra um esquadrão de "destinobôs" e Peter não foi exatamente um entusiasta da ideia.

Na verdade, foi pra Peter que Melina ligou ao sair da bebedeira para pedir ajuda ao Homem-Aranha. Era para que ele a acompanhasse na difícil conversa que ela precisava ter com Quentin Quire a respeito de Logan. Como pode ser visto aqui, a última conversa entre ambos não foi nada agradável.

Quando Quire começa, mais uma vez, a reclamar de como Logan "se metia na vida dos outros", de que "o manicômio Xavier é uma fábrica de armas aos olhos do mundo", entre outras coisas, o Homem-Aranha se exalta, atira sua teia na boca do rapaz e diz com veemência que Quire só reclama de tudo, mas nunca fez nada para se tornar melhor do que Logan. O Aranha e Melita se retiram e o aracnídeo se despede: "a gente se vê, Quire". Ao que o jovem responde, em tom de ameaça: "não se eu te ver primeiro, Homem-Aranha". 

Resta ainda a Melita superar o natural constrangimento que ocorre nesse tipo de situação e conversar com Ororo. Alem disso, a jornalista se sente intimidada quando Ororo se aproxima dela utilizando seus poderes climáticos. Ela deixa transparecer isso para a mutante, que imediatamente se desculpa. A Rainha dos Ventos revela a Melita que ficou sem seus poderes durante um tempo e que Logan, mesmo assim, levou-a com ele para o Japão onde, como de praxe, lutou mais uma vez contra o Tentáculo.



"Na minha vida, diz Ororo, quem não me adorou tentou me reprimir. Logan foi o primeiro a fazer algo que ninguém mais teve coragem, confiou em mim". Ororo acrescenta que Logan também confiava nela, em Melita, para que ela aprendesse tudo sobre a vida dele e trouxesse aos X-Men uma coragem e sabedoria a respeito de Logan que nenhum deles poderia enxergar. Ororo finaliza o assunto com uma espécie de ressalva: "Isso é uma gentileza sua que nunca poderemos retribuir, mas não se engane, a força do livro não está somente nas histórias dele, mas nas nossas e também nas suas, Melita".

Muito longe dali, na Terra Selvagem, Quire reflete à maneira dele sobre os últimos acontecimentos. Ele se encontra sentado na velha cadeira de balanço de Logan e rumina como os ideais de seu antigo professor se encontram "superados", mas isso não impede que uma lágrima escorra em seu rosto.
Essa história em duas partes tenta ser uma elegia respeitosa à figura de Logan, mas não deixa de apresentar uma narrativa confusa. No final da primeira parte, vemos Ororo se encontrando com Melita na porta do Bar do Perigo. No início da segunda, vemos ambientado no presente o encontro de Melita com o Homem-Aranha, já que foi pra Peter Parker que ela telefonou no final da primeira. A ação transcorre e só depois da conversa deles com Quire que vemos a conversa de Melita com Ororo. Ou seja, entre o telefonema de Melita e a conversa com Ororo aconteceu uma série de coisas que não se encaixam na narrativa da história. Só posso presumir que a conversa entre elas ocorreu no passado.

Cheguei à conclusão de que Latour não sabe trabalhar com Quentin Quire. Ele transformou um personagem interessante num jovem chato e verborrágico. Além disso, percebi um erro grave na caracterização dele. Se ele é um telepata nível ômega, por que ele simplesmente não conseguiu obter telepaticamente a localização do corpo de Logan ao invés de sair perguntando por aí, como ele mesmo disse no final da história, e não conseguiu saber?

Quanto aos desenhos. cada um dos artistas tentou marcar o seu estilo e o resultado nem sempre ficou bom. Apesar disso, achei ótima a sequência em "flashback" da luta de Logan e Ororo no Japão desenhada por Chris Brunner e Rico Renzi.

C@rlos

comments powered by Disqus