segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Joss Whedon volta a falar das razões por que deixou a Marvel Studios


Depois de surpreender muita gente com o até então arrasa-quarteirões Vingadores, lançado em 2012, Joss Whedon se tornou o "cara" da Marvel. A companhia, que até então alcançava os bons números por volta dos 500 mil em seus primeiros filmes de super-heróis, deve a ele o feito de arrebentar um monte de recordes na época e chegar a 1,5 bilhões de dólares de bilheteria no mundo todo. Depois disso, em 2015, Whedon deixou para trás o posto e muitos acreditavam até em alguma mágoa por parte dele. Hoje, depois de alguns meses, Joss foi entrevistado por uma plateia na Oxford e teve que tocar no assunto inevitável:

"Eu tenho ficado fora dos holofotes por um tempo. Foram cinco anos em que eu estava trabalhando, seja em Vingadores ou seja no seriado da SHIELD", disse Whedon. "Isso foi um enorme presente que me deram , pois eles me pagaram várias centenas de milhões de dólares e disseram apenas 'faça o que você faz', o que é muito raro nos tempos de hoje e eu tive muita sorte com isso. Ao mesmo tempo, é importante para mim não criar apenas essas coisas, mas ter a minha própria obra e fazer algo menor, mas também criar um novo desafio para mim porque senão vou começar a me repetir".

Pressionado para esclarecimentos sobre a forma como saiu da sua posição de prestígio que ocupava, Whedon elucidou: "você sabe, eu era um tipo de consigliere por um tempo... e nós não falamos muitos sobre o nosso lance" - disse ele, arrancando risos da galera, por fazer menção ao conselheiro das famílias de mafiosos italianos e americanos - "Eu meio que tive que colocar meu dedo em todos os filmes na segunda fase, e depois eu só teria de me concentrar apenas em Era de Ultron e saber o que e quando foi feito nos outros filmes, e daí estava decidindo parar. Então eu fiz uma pausa completa de uma vez. Mas não porque estávamos brigando entre si, foi mais porque eu pensei que eu não poderia mais... tipo, eu começaria a dar minhas ideias para esses outros filmes e eu acabaria lá todos os dias".

"E eu não faria mais nada além disso porque são um monte de filmes, e é muita diversão. Isso tudo é muito sedutor" Whedon complementou. "Quando te autorizam para por seu pozinho mágico de fada em tudo isso, e você pode melhorar essas coisas todas de uma maneira sutil, e eles realmente escutam o que você fala... Eu fui o "doutor" dos scripts por muito tempo por lá e daí a parte em que eles começam a te escutar ficou um pouco mais rara, então eu achei que a melhor decisão para a minha pessoa era optar por "Podemos ser ainda velhos amigos, mas..."

Bom, era isso mais ou menos o que suspeitávamos que tinha rolado. Mas a grande verdade é que muita coisa mudou desde a saída de Whedon disso tudo, principalmente no que compete a separação da Marvel Entertaiment da Marvel Studios e das intromissões do tal "Conselho Criativo". Se dessa pausa há esperança de Whedon voltar, é cedo dizer. Mas também fica claro até mesmo pro cara que ele precisava de uma pausa para se renovar depois d'A Era de Ultron. 

A entrevista completa você confere aqui!

Coveiro

comments powered by Disqus