segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Criativo lançará livro com análise sobre a Guerra Civil


A editora Criativo lançará este ano um livro voltado a análise do maior conflito que já ocorreu entre super-herois nas histórias em quadrinhos. Prometendo avançar num contexto tanto histórico como filosófico, OS DOIS LADOS DA GUERRA CIVIL é escrito por Adriano Marangoni, Bruno Andreotti, Iberê Moreno e Mauricio Zanolini. Veja a descrição do produto a seguir:



O mundo globalizado que emergiu após a Guerra Fria nunca esteve tão hostil e inseguro, sobretudo após os atentados do 11 de Setembro — na verdade, hoje, qualquer conflito pode ganhar dimensões que extrapolam as fronteiras, pondo em risco nações e continentes inteiros.Esse clima contaminou as histórias em quadrinhos, ganhando dimensões épicas na saga Guerra Civil, em que os principais super-heróis da editora Marvel entraram em luta numa série crossover que teve um papel determinante em todo o Universo Marvel, ressoando em seu Universo Cinematográfico e ganhando adaptações para a literatura e videogames.O livro Os Dois Lados da Guerra Civil analisa a construção narrativa desse épico, sua história, contexto editorial e histórico, seus criadores, as narrativas paralelas e as consequências para todo o Universo Marvel.

Na abordagem histórica, os autores analisam o quanto o clima de medo e tensão provocado pelo 11 de Setembro influenciou a saga ficcional que opôs Homem de Ferro ao Capitão América, mostrando porque a postura ideológica dos dois heróis diz tanto sobre conceitos que abrangem o Estado, a Liberdade, a Segurança, a Tolerância e o Preconceito. Estabelecem também um paralelo entre a Guerra Civil americana (1861-1865), que moldou a identidade daquele país, e a Guerra Civil da Marvel. Aprofundando a análise, os autores questionam o papel dos super-heróis em relação ao Estado — a lógica e a coerência dos super-heróis na legalidade ou fora dela, e até que ponto o Estado pode ou deve intervir nas ações desses seres que já foram chamados de “pessoas de destruição em massa”, discutindo qual seria a função do herói no contexto de uma Guerra Civil.

O livro conta com 208 páginas, custará preço sugerido de 34,90 reais e se encontra já em pré-venda na loja Comix e livraria Saraiva.

Coveiro

comments powered by Disqus