segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Justiceiro: A Nova Caçada de Frank Castle



Após passar algum tempo com os Thunderbolts liderados pelo General Ross, Frank Castle debandou da equipe, voltando a agir de forma solitária. Mas, no lugar da sempre conhecida Nova York, agora o palco de batalha é a cidade dos anjos, Los Anegles!

Ciente de que existem vilões que são grandes demais para a polícia, mas pequenos demais para os Vingadores, o Justiceiro encontra um novo nicho para trabalhar. E todos sabemos como é o jeito de Frank Castle trabalhar com esse tipo de vilão.

Dessa vez, o foco de Frank Castle é um cartel de drogas chamado de "Dos Soles", que está tomando de assalto a nova cidade de Frank Castle. Aparentemente, o cartel criminosos está em posse de uma droga capaz de dizimar uma cidade inteira. 

Começando com membros menores do cartel, Castle aos poucos vai subindo na hierarquia do cartel. No início são pequenos traficantes, que contam o que sabe sobre os Dos Soles. Após conseguir informação suficiente, Castle sequestra Hector Suarez, a fim de obter mais informações sobre o mais poderoso sindicato do crime da cidade dos anjos.



Após um exercício de persuasão, Hector informa para Frank Castle onde é produzida a droga. O traficante se gaba, dizendo que se Castle entrar naquele prédio, estará morto no instante seguinte. Mas Castle não está preocupado com isso, já que o objetivo do Justiceiro é explodir o prédio com tudo dentro. E, logo em seguida, explode o próprio carro, com o traficante Hector dentro.

Entre uma caçada e outra, Frank dá uma pausa comendo na pequena lanchonete do Lou, onde, eventualmente, encontra a policial Sam, que, apesar de não reconhecer Frank como o Justiceiro, é grande admiradora do trabalho do homem da camiseta de Caveira. Além disso, Frank tem recebido o apoio de Tuggs, que tem fornecido armamento para Frank Castle, além de cuidar do novo bichinho de estimação de Frank, o coiote Cap.

Enquanto Castle tenta reunir o maior número de informações possíveis sobre os Dos Soles, há um outro misterioso grupo, aparentemente militar e de alto nível, que está caçando Frank Castle. Com o célebre nome de Comando Selvagem, o grupo tem ordens de matar Frank Castle a todo custo. E, para alcançar o novo objetivo, passam a monitorar todos os detalhes da vida do Justiceiro, esperando o momento certo para abatê-lo.



A caçada aos Dos Soles começa a ficar cada vez mais complicada. E dessa vez, o cartel resolve jogar seu peso pesado contra Frank Castle: O Electro! Sim, o famoso vilão do Homem-Aranha está em Los Angeles, a fim de que garantir que o Justiceiro não atrapalhe os planos da gangue. Na primeira vez que se enfrentam, é em uma rodovia de Los Angeles. Castle foi obrigado a recuar, para evitar que vidas fossem perdidas. Na segunda, tentando acabar com o lugar onde são produzidas as drogas do cartel, Castle acaba capturado pelo vilão e pelo chefe dos Dos Soles, Guillermo. 

Pouco a pouco, com o decorrer da história, percebemos que o plano a ser executado pelos Dos Soles é muito mais complexo. Além de envolver um vilão com super poderes, há também o envolvimento da IMA, de modo que se trata de algo de grandes proporções. Castle terá muito trabalho pela frente.
E para piorar, a mutante Dominó é contratada pela IMA, para obter informações de um escritório da SHIELD. 

E a tensão só aumenta. Em uma noite chuvosa, os Dos Soles preparam um ataque à Cidade dos Anjos. Electro providencia um blecaute na cidade, enquanto os membros do cartel iniciam um ataque a todas as autoridades policiais. O plano de Guillermo é liberar a arma química que arrasou a pequena cidade no México em Los Angeles. E o único com condições para deter os Dos Soles é o Justiceiro. 

Mas a tarefa de Frank não é simples. Além de tudo isso, Castle é obrigado a lidar com Electro. Mas, dessa vez, o cara da caveira no peito veio preparado: Balas de Borracha. Prestes a eliminar o clássico vilão do Homem-Aranha, a execução é interrompida por Dominó, com a mutante salvando Electro das garras do Justiceiro. 

Mas Castle não tem muito tempo para pensar. Seu alvo de caçada passa a ser Guillermo, que está prestes a detonar e liberar o gás tóxico em Los Angeles. Castle consegue impedir de Guillermo, que, aparentemente, é morto em um ataque de um drone. Castle, cansado, resolve voltar para o seu esconderijo, local onde é emboscado pelo Comando Selvagem. Castle, sem muitas opções, foge desesperadamente, mas acaba sendo alvejado por um tiro. Será o fim do Justiceiro?




Ainda que esteja longe da qualidade proporcionada por Ennis e Rucka, o Justiceiro de Nathan Edmondson (que também escreveu Viúva Negra), acompanhado da arte de Mitch Gerads (parceiro de Nathan na HQ "The Activity", lançada pela Image), é bem bacana. Com boas cenas de ação, ambos conseguem entregar uma boa história do Justiceiro, com todos elementos que nós esperamos ver: Um cartel do crime, muitas mortes e muitas explosões. Ainda, como cereja do bolo, traz diversos elementos próprios do Universo Marvel, como a IMA, Electro e Dominó.

E, mais uma vez, o formato escolhido pela Panini somente ajuda. Desde que a editora começou a investir em encadernados (seja com capa mole ou dura), tem se percebido que certas histórias, se adicionadas a um mix, não teriam o mesmo brilho. É o caso dessa que, se fosse publicada em um mix, não teria o mesmo ritmo. E esperamos que a política da Panini de publicar certos personagens, como Justiceiro, Demolidor, dentre outros, em formato encadernado, perdure por muito tempo.



Conseguirá Frank Castle sobreviver ao Comando Selvagem e à IMA? Terá Los Angeles perdido seu novo guardião? Somente nos próximos capítulos é que poderemos descobrir.

Rafael Felga

 

comments powered by Disqus