terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Poderosos Vingadores: Antigos Espíritos do Mal

 

Os Vingadores de Luke Cage enfim enfrentarão a maior pedra no sapato do seu mais misterioso integrante, Blade, o caçador de vampiros. Mas para isso, muitos segredos do passado serão revelados para deter essa ameaça mística que pode escravizar toda a humanidade. O estopim dessa reviravolta é uma das consequências da mini Pecado Original, que acabou com o Vigia Uatu morto.

O Dr. Adam Brashear, o Marvel Azul, era um dos que Uatu poderia chamar de amigo, e ele ficou profundamente triste pela perda. Ao visitar a área azul da Lua, antigo lar do Vigia, ele se depara com Ulana, a "companheira" de Uatu e os dois relembram dos "melhores momentos", onde o Vigia poderia não só ver tudo o que se passava, como "o que aconteceria se" e suas possibilidades infinitas. Além disso, Ulana revela que os dois geraram um fruto, e que os poderes de antimatéria de Adam poderiam fornecer segurança para que o filho deles pudesse se desenvolver.


Outra consequência dos eventos de Pecado Original foi a revelação para Luke Cage de que seu pai, um ex-policial aposentado, se envolveu num caso místico em sua juventude e que nunca havia contado sobre isso. Coincidentemente ou não, o caso tem relação com os atacantes homens-animais que vem causando dor de cabeça para Blade desde o começo do título. Afim de descobrir o que significava as visões, Luke vai para a casa do seu pai perguntar sobre esse lado desconhecido dele.


Depois de um bate-boca comum entre pai e filho, James Geary (novo nome adotado pelo pai de Luke) enfim revela porque se afastou de Luke depois que ele ganhou seus poderes. Em 1972, James Lucas era detetive da polícia de Nova York, e se deparou com um caso de uma criatura humanóide morta num beco. Ele era conhecido de Constance Molina, uma repórter de jornal de fatos bizarros, que logo se interessou pelo caso, que também era conhecida de Adam Brashear, que na época tinha família e estava aposentado da vida de herói. Mas no necrotério para onde a criatura-vampiro foi levada mais dois seres se mostram interessados no cadáver. Kaalu e Blade têm seu primeiro encontro, que foi banhado de muito kung-fu, até a chegada de Brashear, Lucas e Molina. O mistério da morte do vampiro começa a ser esclarecido, quando uma sexta presença chega ao necrotério. A peculiar Ursa, vista pela última vez em flashbacks recentemente nas histórias do Homem de Ferro. Ela revela pra todos que o vampiro é lacaio dos Andarilhos da Morte, e que foi ela que o matou em defesa própria.

Por ser a mais envolvida com os Andarilhos da Morte, a Ursa revela a história deles. São governantes de povos da antiguidade que realizavam sacrifícios humanos para obter poder além do limite, até conseguirem ter poder sobre os elementos e se tornarem imortais. Ela relata também que os seus próprios poderes metamorfos são de origem de um ritual deles. O grupo, que desnecessariamente é apelidado pela repórter de Poderosos Vingadores, mesmo nome do grupo de Luke Cage, consegue rastrear misticamente os Andarilhos até os tuneis sob Nova York e o confronto é selvagem e brutal. Mas James Lucas, fica horrorizado com todo aquele show de monstros e tiros e raios, e fica paralisado em estado de choque. No fim, o mais poderoso deles, Brashear consegue romper todos do controle mental dos vilões e destrói os túneis soterrando os Andarilhos enquanto os outros fogem.


Agora, no presente, os Andarilhos estão de volta, em posse de Blade e do talismã de Kamar-Taj -  oculto no Himalaia pelos Inumanos até o dia que Attilan caiu - para usar Blade como sacrifício e eles se tornarem deuses. Para localizar Blade, Victor Alvarez, o Poderoso, foca seu chi na assinatura do caçador de vampiros. No começo ele não consegue localizá-lo, mas Blade consegue se soltar e começa a confrontar seus captores e aí sim Poderoso consegue sentí-lo. Kaalu então teleporta todos os Vingadores presentes e Constance Molina para o covil dos Andarilhos. Enquanto eles combatem os lacaios, os quatro seres iniciam o ritual do sangue de Blade e se fundem num ser amorfo que Kaalu designa como Andarilho da Morte Primordial.

O novo monstro sobrepuja pela força de vontade todos os herois presentes, mas Luke Cage recusa-se a dobrar-se e é o único que se mantém de pé lutando. A influência do monstro começa a afetar toda a cidade de Nova York, mas mesmo assim Kaalu consegue capturar o cálice onde foi feito o feitiço e descobre que a união dos andarilhos não é completa pois eles competem entre si. A dor dos Poderosos Vingadores une-os num só objetivo e suas essências são fundidas em uma só formando o Vingador Primodial, que destrói para sempre o monstro libertando todos os restantes da influência maligna. Pra completar, Luke Cage parte o cálice em pedacinhos para que ele não seja mais usado em nenhum ritual futuro.


E assim termina a primeira temporada de Poderosos Vingadores, fechando as pontas soltas que apareceram ao longo do título. Eu sei que o escritor Al Ewing quis tratar o título de forma mais leve, abusando das piadas entre seus integrantes, mas algumas situações foram bem forçadas. O melhor foi reatamento da relação entre o Luke e seu pai, a possessão da Tigresa Branca no arco anterior e a utilização de personagens que estavam há muito tempo no limbo, como Kaalu, oriundo de histórias do Dr. Estranho dos anos 1970. Outra decepção foi a participação bem obscura de Jessica Jones, que só fez figuração. E é a terceira vez nos últimos tempos que uma criatura gigante é o "chefe final" de um arco. Tivemos o Caveira Vermelha se tornando um robô gigante no arco que o Capitão América volta à vida, a Vespa ficando gigante no final de Invasão Secreta, e o Caveira mais uma vez, quase simultaneamente, se tornando o Massacre Vermelho gigante. Acho que muita gente viu muito tokusatsu e sentais entre os anos 1980 e 1990... A arte me agradou muito com o mais versátil Greg Land e o sempre em evolução Salvador Larroca. O Falcão agora é o Capitão América, e eles retornam com um novo nome: Capitão América e os Poderosos Vingadores, sendo publicados já na edição 10 de Vingadores: os Heróis Mais Poderosos da Terra. Este arco foi publicado em Avante, Vingadores! 22 a 25 e a 27.

comments powered by Disqus