quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Thane: Em busca da biografia de Thanos

De curandeiro a filho da Morte. Este não foi um caminho nada fácil para Thane, o inumano que divide os poderes entre curar e matar com as próprias mãos e que descobriu ser filho do mais macabro vilão de todo o cosmo, Thanos. Em Infinito, Thanos foi derrotado, mas restou ao filho realmente saber quem é aquele que diz ser seu pai.



Rob Williams e os desenhistas Iban Coello, Neil Edwards e Paco Diaz remontam os passos de Thane logo após a derrocada de Thanos. Enquanto que o Titã Louco foi aprisionado junto com outros dois de seus capangas num cubo de estase, o inumano foi praticamente apadrinhado pela figura enigmática de Fauce de Ébano. O sobrevivente da Ordem Negra instigou o jovem a deixar a já morta Orollan para trás e seguir ao espaço, onde encontraria a "biografia de Thanos". Sem ter mais nada ali além de lembranças, Thane resolveu seguí-lo.

Após passar pelas defesas da ESPADA, Thane chegou até o Planeta Efermidade, um lugar de atmosfera enebriante que praticamente deixam todos ali como bêbados. Lá, em meio a muitos outros aliens estava Trynka, alguém que Fauce de Ébano dizia ser capaz de guardar a biografia de Thanos em seu DNA. O pequeno alien bêbado tentou resistir a ideia de trazer a tona as lembranças do passado, mas Thane o convenceu. Assim, através de um contato físico com os olhos projetáveis de Trynka, o filho de Thanos teve acesso a uma história antiga do Titã. E ela envolve Ego, o Planeta Vivo.


Aparentemente, Trynka era membro da tripulação mais recente de piratas de Thanos, assim como Fauce e muitos outros membros da sua Ordem Negra. Ele, como muitos outros, julgavam o Titã realmente louco por falar sozinho (ou na verdade, com a Morte, que era invisível aos olhos dos demais). Em nome dela, ele quis matar Ego, o planeta que era vivo e assim quem sabe, transformá-lo até numa Nau Capitânea desmorta para seu exército. Porém, como as lembranças bem remetem, Ego não era alguém fácil de se matar. E num dos ataques abruptos de Ego contra a frota de Thanos, muitos morreram. Dentre eles, deveria também ter morrido Trynka... e o próprio Fauce.

Thanos e o restante da sua Ordem Negra viria a sobreviver ao ser agarrado pela superfície do planeta e literalmente o Titã foi engolido pela bocarra de Ego. Relutante em se entregar, Thanos sobreviveu ao cair no núcleo do Planeta Vivo e lutou como sempre fez a vida toda para escapar dali. Tornou-se um exemplo pra toda sua Ordem Negra que o reencontrou na superfície de Ego. Mas o Planeta Vivo ainda viria a se defender mais uma vez, criando rochas vivas em formatos de guerreiros e uma delas bem similar a Thanos. O titã considerou tudo aquilo uma provocação e um desafio.

Enquanto tinha acesso a essas visões, Thane também sentia tudo o que seu pai sentiu. Ele, no entanto, se declarava diferente do Titã e queria provar isso a Thyra. Todavia, mesmo que involuntariamente, ao ser ameaçado por outros bandidos locais do Planeta Efermidade, Thane matou todos ao redor silenciosamente, sem nenhum esforço. Como sempre, Fauce se deleitava com a "evolução" de seu "garoto" a cada novo incidente como este.


Voltando mais uma vez a Biografia de seu pai naquela batalha, vemos o Titã sobrepujando toda as ameaças e derrotando as criações de Ego. O último esforço do Planeta Vivo foi trazer aos olhos de todos uma verdadeira legião de seres que foram vítimas de Thanos. Se isso tinha intenção de mexer com a cabeça do louco, Ego falhou. Thanos se regojizava daquele massacre. Nem mesmo a lembrança de sua falecida mãe o pertubava. No entanto, com a miragem criada da prórpria Morte em pessoa, Thanos se entregou aos seus braços e com isso Ego tentou levá-lo ao seu centro esfervescente para matar o Louco.

Mas Thanos sobreviveu e saiu daquele núcleo de lava com o Motor de Galactus (a peça que fazia Ego se movimentar rapidamente para onde quisesse) em mãos. Usou a peça contra o Planeta Vivo e com isso fez com que Ego o expulsasse de lá de qualquer jeito. E assim sobreviveu Thanos mais uma vez.


Curiosamente, Thane parecia confuso com todas as memórias. Ora acreditava que Thyra estava morto, ora tinha ciência de que era Fauce quem deixou de existir. Por fim, deu-se conta que o capanga de Thanos nunca esteve fisicamente ao seu lado e que Fauce apenas era uma imagem em sua cabeça. Estaria ele realmente morto ou vivo?

O filho de Titã conseguiu o que queria já. Deixou de lado aquele planeta e dispersou-se das vistas da Mecapolícia local. Em sua nave, descobriu que parte da história - que por vezes o fez acreditar que estava louco também - era tudo manipulação de Fauce. No fim, conheceu o que deveria - O Seu Legado. E agora seguiria pelo espaço para como todo Deus, atender as preces dos que lhe rogam.


Essa história foi publicada online pela Marvel Infinite logo após a saga Infinito e acabou - como de praxe - saindo no formato de minissérie mais tarde em quatro partes. No Brasil, foi publicada pela Panini em Universo Marvel 24 a 27. E para quem quiser saber um pouco mais de toda a história de Thanos até o presente momento, um bom resumo está na edição 23, assinada por Jim Starlin e Rom Lim.

Coveiro

comments powered by Disqus