terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Vingadores & X-Men: Eixo - A Supremacia Vermelha


O Professor Xavier está morto, mas ainda assim seu fantasma assombra ambas as equipes dos Vingadores e X-Men. E tudo porque um clone do passado do Caveira Vermelha ressurgiu com toda ansia dos tempos mais fervorosos do vilão e roubou o cérebro e os poderes do falecido Professo X. E nos últimos eventos das revistas do Fabulosos Vingadores e Magneto, o Caveira ao invés de ser derrotado tornou-se uma ameaça ainda maior - O Massacre Vermelho.

Para leitores mais antigos como eu, de diversas maneiras o nome Massacre pode fazer sua espinha gelar de medo. Nessa nova recauchutagem, ele se tornou muito mais que um ser psíquico ocasionalmente surgido da frustação de dois seres. Ele se torna o ódio encarnado e pronto para fazer surgir um dos piores pesadelos do futuro dos X-Men - Campos de Concentração nas ruínas de Genosha.

E a onda de ódio promovida pelo vilão se espalha mundo afora. Em Los Angeles, uma equipe um tanto diferente de vingadores (Lembra que Thor não é mais Thor e agora Sam Wilson é o Capitão América?) combatia o Homem-Planta quando foi atingida por essa onda psíquica de raiva que cobriu o mundo afora. Tony Stark foi um dos únicos que não foi afetado ali graças aos novos recursos de sua armadura em proteger-se contra ataques psiônicos. Por sorte, o latinha conseguiu a tempo criar uma frequência invertida em respostas e colocou a sua equipe de volta aos eixos. Na Mansão dos Vingadores, um velho Steve Rogers orientava o grupo que aquele problema era algo a nivel mundial.



Enquanto isso, em Genosha, remanescentes da equipe dos Fabulosos Vingadores e Magneto tentavam lidar com a Ameaça monstruosa do Massacre Vermelho. A toda hora, o grupo sofria com projeções terríveis do vilão - Alex Summers revivia cenas da sua filha perdida do futuro, Katie, enquanto que Wanda era tentada a recriar de novo um mundo melhor. No calor do embate, depois de ser atingido, Magneto caiu num dos galpões onde encontrou Ciclope, Quentin Quire e o Genesis (ou Kid Apocalipse). Eram mais reforços para o grupo de heróis (caso eles sobrevivessem a si mesmo ali).

Além do Massacre Vermelho, Ahab era outro vilão a se tomar cuidado. Aparecendo de surpresa, ele acabou atingindo o menino Gênesis pelas costas e pôs mais um fora de combate. Por sua vez, Vampira tentou usar seus poderes e roubar a mente do Massacre Vermelho no combate. Foi atingida por uma onda mortal de ódio no processo, mas ainda assim visualizou um pouco do Xavier dentro dele mais uma vez. O pequeno grupo de heróis ali certamente não sobreviveria muito tempo se não fosse a providencial chegada de uma nova equipe de Vingadores e mais X-Men.

Tony Stark, Gavião Arqueiro, Odison, Visão e o novo Capitão América, Tempestade, Colossus e Noturno eram os novos reforços das equipes ali. Uma aliaça foi feita mais uma vez entre os mutantes, com Alex e Scott, os dois Summers, dando as mãos e lutando lado a lado.. E não foi só eles: Hulk, Medusa, Doutor Estranho, Luke Cage, Punho de Ferro, Mulher-Invisível, Kitty Pryde, Míssil, Anjo, Mancha Solar, Psylocke, Hipérion, Fera, Homem de Gelo e a jovem Jean Grey logo apareceram para dar força ao ataque.

Por outro lado, o Caveira Vermelha tinha também seu trunfo. Ao pesquisar a fundo as memórias de Tony Stark, retirou dos resquícios de seu cérebro um projeto que nunca o Homem de Ferro pôs em prática - Sentinelas Stark caçadores de herói. Sim, era esse um dos planos de Tony durante a lei de registro que acabou nunca saiu do papel mas agora ganhava vida.


O projeto desses sentinelas era quase perfeito. Com a intenção de não matar, mas sim capturar e miniaturizar heróis com particulas Pym, eles se tornavam grandes ameaças ali. Era máquinas que certamente eram preparadas para atacar cada um dos mocinhos ali. E foi assim que rapidamente houve baixas naquele grande exército de heróis. Tony juntamente com Doutor Estranho e Feiticeira Escarlate vieram com a ideia de usar uma magia de inversão e mudar as personalidades do Massacre Vermelho e deixar o morto Charles Xavier no comando da criatura. Era uma ideia que bem poderia dar certo se eles sobrevivessem.

No combate, Magneto parecia ser um trunfo em relação aos demais heróis. Além de conhecer bem como destruir Sentinelas, aquelas máquinas do Stark estavam preparadas contra heróis, não contra Vilões. Sendo assim, Erik, Vampira e Stark partiram com tudo para distrair os robôs enquanto o plano era colocado em andamento. Contudo, durante o combate, o jovem Nova acabou se metendo na encrenca e distraiu todo o grupo em ação. Wanda e Estranho foram miniaturizados, Magneto optou por deixar o lugar e Stark quase foi morto.


O restante do grupo de heróis teve que se esconder num dos lugares próximos enquanto Quentin Quire tentava proteger psiquicamente todos do Massacre Vermelho. Tony, Janet, Ciclope, Noturno, Alex, Mulher-Invisível, Colossus e Medusa foram tudo o que sobraram da resistência. E eles partiriam no último ataque suicida contra o Caveira Vermelha naquela noite. E como previsto, eles caíram um a um.

Tony foi o último a ser deixado no campo de batalha e o Massacre Vermelho parecia se divertir ao humilhá-lo. Todavia, a chegada providencial de Magneto e uma equipe de vilões recém-reunida por eles mudaria tudo na batalha. Dentes de Sabre, Mística, Carnificina, Deadpool, Halloween, Duende Macabro, Loki, Destino Homem-Absorvente e Encantor eram aqueles que salvariam o dia (ver mais nas páginas da mensal do Magneto).


Tony foi salvo por Deadpool enquanto que os demais vilões partiram pra cima com tudo. Como o Homem de Ferro previra, seus Sentinelas Starks não estavam preparados para lidar com os mal-feitores. Em desvantagens, caíram no combate após um ataque brutal. Mística se passou por Capitão América para ludibriar o Caveira enquanto que Encantor mexia com sua cabeça invocando uma leva de pensamentos sedutores.

Magneto conseguiu livrar os herois de dentro da prisão dos Sentinelas Stark e imediatamente comandou a Feiticeira Escarlate e o Doutor Estranho para retomar o feitiço de Inversão. Já o Caveira Vermelha conseguiu se sobrepor ao ataque e fez sua investida final, tentando colocar os vilões que apareceram ali ao lado dele. Estranho foi abatido e no fim teve que Destino tomar o seu lugar. O Latveriano e a Mutante juntos invocarão o tal feitiço de Inversão na ilha. E assim o Massacre caiu, o Caveira acabou desacordado e tudo parecia bem. Mas será?

Os X-Men e Vingadores passaram de novo a se estranhar para ver quem iria ficar com a posse do corpo sucumbido do Caveira VErmelha. Destino estava desaparecido desde o ataque final. O Jovem Genesis surge numa forma crescida e assustadora similar ao do Apocalipse. E os heróis que estavam na ilha começam a se estranhar e agir de forma pouco natural. A grande questão que fica é... o quão a inversão psíquica afetou todos ali além do Caveira?


Eixo começa realmente de um jeito completamente acelerada. Praticamente, este encadernado inteiro que equivale a 3 histórias americanas resumiu-se a uma grande e voraz cena de combate para impedir os planos do Massacre Vermelho. Mas talvez tenha dado original no final a algo  pior. Os desenhos todos são ótimos e de arrepiar - com Adam Kubert e Leinil Yu no comando. Já o roteiro, nem tanto. Remender parece que inflacionou ainda mais a esteriotipação dos personagens que parecem ter acabado de sair de um concurso de Stand Up cheio de piadinhas prontas ridículas. Ainda assim, a premissa não deixa de ser promissora e o jogo começa mesmo na próxima edição. Vamos esperar pra ver se esse é um dos momentos que Rick Remender nos surpreende de forma positiva ou se é uma daquelas decepções gritantes do moço.

Coveiro

comments powered by Disqus