quinta-feira, 19 de maio de 2016

Guardiões da Galáxia e X-Men: Em busca do Vórtice Negro


As coisas não andam fáceis para o Senhor das Estrelas. Primeiramente, ele descobriu que seu mais novo arqui-inimigo, o Senhor Facas, na verdade era seu pai, J'Son Quill. E ele tem planos ousados que envolvem se aliar ao filho bastardo de Thanos, Thane, e um item poderosíssimo chamado de Vórtice Negro. Pra piorar, as coisas não andam lá muito boas com Kitty Pryde, com quem agora Peter teve que se envolver ao vivo depois de ela ter o resgatado em suas últimas aventuras. E assim, desponta-se mais um crossover entre Guardiões da Galáxias e X-Men.

Primeiramente, é preciso explicar o que é esse Vórtice Negro, peça que é o item almejado por todos aqui e ponto chave da trama. Sua origem se explica voltando no tempo há 12 bilhões de anos no planeta Viscardi. Sua população evoluiu rapidamente, mas o limite encerrava-se aos conhecimentos do próprio planeta. Sua população era impedida de ir adiante por um Celestial que repousava inerte em sua Terra. Uma das cientistas do lugar, reclamando de mais uma missão no espaço dando errado, blasfema contra o Celestial. Em troca, a entidade cria o Vórtice Negro. E do reflexo daquele espelho de poder incomparável, a cientista viu um "Eu" poderosíssimo, o máximo de seu potencial.



Na Terra, o inesperado acontece. Os Novíssimos X-Men junto com Magia se teleportam até o Fera adulto e Tempestade. Eles os estavam convocando para uma missão importante a pedido de Kitty Pryde. Já Peter Quill faz o mesmo com seus Guardiões, interrompendo uma grande partida de RPG cósmico, para convocá-los para a grande missão. Em resumo, Quill explica em Flashback o que ele e Kitty conseguiram desvendar. Se infiltraram no mais novo local onde o Senhor Facas e Thanes operavam e viram eles experimentando com algumas cobaias os poderes e a capacidade do Vórtice Negro.



Os primeiros transformados em algo mais foram os Senhores da Matança - Padre Diablo, Delphinia, Czar Doon, a caçadora Misa e - o mais novo membro - um dos irmãos Sangue. Todos eles eram muito mais do que suas versões anteriores e isso foi só uma amostra para Thane se convencer de se entregar ao Vórtice Negro. Foi aí que Peter e Kitty agiram. Eles surpreenderam os vilões e roubaram a peça de J'Son. Agora, eles precisavam dos X-Men e Guardiões da Galáxias para proteger o poderoso item.



O reencontro dos X-Men e Guardiões foi cheio de alegrias misturado com animosidade. Fera e Capitã Marvel eram queridos velhos amigos. X-23 não se batia muito com Gamora. Os demais jovens ficaram mais uma vez deslumbrados com os encontro com os aliens. Eles estavam escondidos em um dos orfanatos que Quill ajudava em Spartax e curiosamente uma das crianças de lá só enxergava alguns dos membros como se fossem monstros.

Eles ainda não sabiam o que fazer com o Vórtice Negro e apenas um pequeno vislumbre da peça fez Ororo se imaginar tão poderosa (e destrutiva) quanto a Fênix. E isso remete mais uma vez a história do passado, que os leitores revivem os passos daquela cientista do planeta Viscardi, Gara, ficando consumida pelo poder entregue pelo Vórtice Negro e destruindo todos ao redor. No fim, quando tudo estava acabado por lá, o Celestial daquele mundo partiu sem explicações.

Pertubada pelo que viu, Tempestade exige que eles destruam o Vórtice Negro. Mas antes que se possam pensar no que fazer, os dois grupos são surpreendidos pela chegada dos turbinados Senhores da Matança. No meio daquela louca batalha, coube a Gamora tomar uma atitude para ganhar vantagem sobre os demais. Assim, ela se entregou ao Vórtice e se tornou ainda mais poderosa. Sendo Gamora a mulher mais fatal das Galáxias antes, agora ela sozinha poderia dar tranquilamente conta dos inimigos.



Peter Quill não pestanejou em aproveitar aquele momento e teleportou todos dali. Sua primeira ideia foi levá-los até a lua abandonada - e considerada assombrada - de Spartax. Agora, o Senhor das Estrelas estava cogitando o que de fato fazer com aquele Vórtice e só a menção dele querer usá-lo criou uma tensão entre ele e Kitty Pryde. E parece que entre X-men e Guardiões, muitos membros ficaram divididos. E foi no meio dessa discussão que o Fera adulto aproveitou que todos estavam ocupados discutido e se transformou.



Sua versão turbinada era algo evoluído muito diferente de qualquer outra coisa que já vimos. Hank afirmava conseguir enxergar coisas que antes não percebia no cosmos. Agora, ele queria assim como a Gamora explorar o máximo das oportunidades do Vórtice Negro. A tensão aumentou a ponto de começar uma briga entre eles.

E para surpresa de todo mundo, ainda surge ali o novo Nova, Sam Alexander, um pouco atrasado mas ainda assim cumprindo o chamado de Quill. A confusão só aumenta. E não querendo entregar o item, Gamora toma o vórtice nas mãos e apenas o vislumbre rápido do reflexo de cada um surge, dando ao leitor uma prévia de muito mais do que está por vir.



O terceiro a cair nas tentações do Vórtice é o jovem Anjo, que acaba se tornando algo como uma versão cósmica do Cavaleiro Arcanjo. Todos os três transformados já demonstram estar completamente fora de si e dominados pelo poder do artefato. Tempestade e os demais decidem tomar a força o item, e isso faz com que seja caçada por Gamora. Isso envolve lutas de espadas na Lua e até mesmo uma Jean Grey mexendo com o maior medo da alien, seu pai, Thanos. E o confronto entre eles só os faz perder mais tempo e acabam sendo encontrados pelas forças de J'Son.



E assim, resumindo as três primeiras partes dessa história, fechamos o que foi mostrado na edição 13 e 14 dos Guardiões da Galáxias publicada mensalmente pela Panini. O Vórtice foi levado pelo Fera, Gamora e Anjo turbinados. Já o restante dos Guardiões e X-Men terão que sobreviver ao ataque de J'son, que agora esta aliado a Ninhada. É muita loucura pra pouca página. Tudo isso montado pelas cabeças e mãos do Bendis, Humphries, Paco Medina, Valerio Schiti, Paco Diaz e Freddie Williams.

Coveiro

comments powered by Disqus