domingo, 22 de maio de 2016

Novíssimo Capitão América: Tenha Medo



Em um nova revista mensal, a Panini está reunindo a trindade dos Vingadores que ressurge bem no meio da fase da Nova Marvel com mudanças peculiares. Depois de uma Nova Thor e um Homem de Ferro invertido, é a vez de apresentar o Novíssimo Capitão América - Sam Wilson. E ele estreia com uma minissérie em quatro partes escrita por Rick Remender e Denis Hopeless juntamente com a arte de Szymon Kudranski.

Depois que perdeu o soro do supersoldado no último volume de sua revista mensal, Rogers está velho e não pode mais lutar. Assim, ele apenas serve de guia tático a distância para dois de seus ex-parceiros que se juntam para combater o crime. Sam Wilson é o novo Capitão América e tem um jeito bem próprio e diferente de lutar. Já seu filho adotivo Ian Rogers assume o papel de novo Nômade e mostra que onde viveu foi ensinado a ser bem barra-pesada.


E após mais uma missão de sucesso impedindo um roubo, o grupo se deparar com a primeira grande ameaça de um supervição - O Espantalho. O vilão parece que retornou ainda mais perigoso - consumindo o medo das vítimas e regenerando em instante seus ferimentos. Ao se deparar com Ian, ele fica intrigado pelo jovem não sentir medo algum. Para ele, é como encontrar um "unicórnio" e decide capturá-lo a força afim de quebrar este seu medo no futuro.

Sam Wilson se dá conta de que perdeu o parceiro algum tempo depois e segue as pistas até os esgotos da cidade. Para Sam, a coisa parece ser pavorosa lá embaixo. O pequeno contato que tem com corvos, descobre que eles são puro sentimento de horror e estão dominados por outro. Seguindo mais a fundo a pista, o novo Capitão América descobre uma abrigo subterrâneo só de jovens lá embaixo. A mais velha deles conta a história do grupo e informa que o maior perigo deles ali é a presença do "bicho-papão", o vilão Espantalho. 

Enquanto isso, numa luta de igual pra igual contra o Espantalho, Ian Rogers consegue derrubá-lo e fugir pelos escuros corredores subterrâneos. Sem admitir a derrota, o vilão libera seu exército de corvos para perseguir o Nômade. No meio do caminho, Ian acha alguns orfãos que o auxiliam a se abrigar num vagão abandonado de metrô. Sam, por outro lado, é surpreendido por um ataque do gás do medo no abrigo das crianças. E por mais que ele e alguns dos meninos consigam fugir, outros garotos ficam completamente transformados e enlouquecidos de medo.

Na fuga, Sam acaba aspirando um pouco do gás e começa a sentir seus efeitos. Todavia, a chegada providencial de um vagão controlado pelas crianças e Ian o salva dali. Cercados pelo Espantalhos, crianças descontroladas e pássaros, os heróis não tem muito por onde correr. Sam acaba ficando ainda mais afetado pelo poder do Espantalho e assim entra num transe que o põe direto contra  o Nômade. No combate, ele imagine o novo parceiro como um monstro e só para quando Ian o rende e o derruba com um golpe mata-leão. 

O Espantalho parece ressurgir como vitorioso desta vez, derrubando facilmente um exausto Ian e capturando as crianças e o novo Capitão América. Agora, com todos presos e engaiolados no covil do vilão, restou ao Nômade segurar o escudo do seu pai adotivo e salvar a todos. Ian continua sendo um trunfo por não ceder ao medo nunca. Ele livra as crianças primeiro e parte para mais um ataque frontal contra o vilão.


Então, as crianças voltam para ajudar os heróis. Enquanto os mais novos livram Sam Wilson da sua gaiola gigante, a moça mais velha ataca o Espantalho por trás. Sam não perde tempo desta vez e ataca violentamente o vilão. Prendem o inimigo numa das gaiolas e assim salvam as crianças. Steve finalmente consegue contactá-los pelo rádio na superfície e não poderia estar mais orgulhoso da ação em conjunta dos dois ex-parceiros.

É uma história de leitura rápida, sem compromisso, mas que dá pra ambientar bem o novo leitor a dinâmica dos personagens em suas novas posições. Esse resumo engloba toda a minissérie All New Captain América: Fear Him, publicada online pela Infinite Comics. Aqui no Brasil, está na edição 1 a 4 de Novíssimos Vingadores.

comments powered by Disqus