segunda-feira, 23 de maio de 2016

Novíssimos X-Men: Deslocados Dimensionalmente




Após a exaustiva batalha contra a Irmandade de Mutantes do Futuro ter sido derrotada, os Novíssimos X-Men e Os Fabulosos X-men passam a ter algum respiro. Mas isso, como é de se esperar, dura pouco.

E o período de descanso ajudou os Novíssimos X-Men a se divertirem um pouco. Laura e Warren curtiram uma balada juntos (que quase termina em sangue e morte, para variar) e aproveitaram para aprofundar o relacionamento amoroso de ambos. Jean Grey e Emma Frost conseguem colocar as diferenças de lado e se entenderem, não sem antes de muita lavação de roupa suja (psíquica). E Kitty Pride e Peter Quill aproveitaram para conversarem e namorarem (a anos luz de distância).

Mas o sossego é interrompido com a chegada dos X-Men da Escola Jean Grey. Eles convocam Scott Summers para a leitura do testamento de Charles Xavier. Com isso, os Fabulosos X-Men partem do Canadá para os Estados Unidos, para verem o legado de Charles Xavier. Enquanto Bobby Drake gostaria que Warren contasse as fofocas da noite anterior, Hank está pesquisando mutantes, quando descobrem a existência de um mutante novo e poderoso. Os Novíssimos X-Men (que contam com a presença de X-23 em suas fileiras agora) se reúnem, largam os alunos do Ciclope na Canadá e vão atrás do novo mutante, que se revela uma garota assustada com seus novos poderes.




Os X-Men abordam a garota, que se chama Carmen  e tem como poder a capacidade de realizar travessias dimensionais. A despeito das tentativas de acalmá-la, a menina fica cada vez mais nervosa. E, com todo esse nervosismo, ativa os poderes em cima dos X-Men. Bobby dá de cara com o Toupeira e Jean Grey encontra o Homem-Aranha. Mas não Peter Parker. Ela encontra com ninguém menos do Miles Morales. Hank cai em algum canto da Turquia, Anjo é jogado na terra selvagem e encontra James Hudson Jr., o filho do Wolverine. X-23 aparece em meio a uma partida de futebol americano. Sim, os Novíssimos X-Men não estão mais na Terra 616. Eles estão no Universo Ultimate, que acabou de sofrer um baque cósmico proporcionado pelo Galactus 616.

E situação só piora. Separado, os X-men acabam fugindo a esmo, sem medir as consequências e o lugares para onde vão. Somente Jean Grey tem espaço para pensar em alguma coisa. E, com a ajuda de Miles Morales, Jean tem alguma esperança de retorna para sua realidade. No entanto, a aposta foi em vão, já que a passagem dimensional que ligava os universo está fechada.

Enquanto Jean tenta traçar algum plano para o retorno, os outros X-Men estão completamente perdidos. Com isso, Hank vai parar na Latvéria e encontra o famigerado Dr. Destino daquela realidade. Bobby consegue fugir do Toupeira, mas devido ao intenso calor daquela realidade, os poderes climáticos dele não estão funcionando direito. Warren e Laura rumam para o Canadá, na esperança de alcançar a Nova Escola Xavier, mas dão de cara com um complexo Arma X abandonado e com a terrível verdade sobre a origem dos mutantes da realidade Ultimate.




Sem maiores ideias, Jean e Miles convencem Ganke a emprestar o carro de sua mãe (como se ele tivesse alguma escolha perante a ruiva...) para uma pequena viagem. O destino: Westchester. Ao chegarem ao local, Jean e Miles inicialmente acham que o local está abandonado, até encontrarem os X-Men Ultimate (ou o que sobrou deles..)

O que era para gerar um grande quebra pau típico de heróis é facilmente resolvido com uma rápida troca mental de informações entre as Jean Grey 616 do passado e Ultimate. Ambas, em razão da sobrecarga de informações, desmaiam. Mas as telepatas acabam se acertando. Assim, traçam o plano de usar o Cérebro para localizar o resto dos X-Men originais 616, que estão cada vez mais enrolados, principalmente o Fera, que está nas garras do Dr. Destino Ultimate.

Com ajuda do Cérebro, Jean Grey localiza os membros de sua equipe, além da mutante que os jogou na realidade 616. A menina vai ter ficar para depois. O resgate dos outros membros é prioridade nesse momento. Jean Grey, juntamente com os X-Men Ultimate, conseguem resgatar todos os membros, exceto Hank, que está preso e manipulado pelo Dr. Destino, que quer encontrar um jeito de viajar pelo Multiverso.



Assim, é iniciado um ataque conjunto dos Novíssimos X-Men, Homem-Aranha e X-Men Ultimate. O ataque inicial, apesar da aparência de bem sucedido, é praticamente rechaçado pelas defesas de Victor. Mas graças a união dos poderes dos X-Men, Victor é atingido de tal forma que desaparece. Será que o grande vilão irá retornar? Por fim, Hank ativa o sistema de auto-destruição do castelo, deixando a residência de Destino completamente destruída. Agora, o objetivo é localizar Carmen, que está completamente perdida com seus poderes, acessando as mais diversas realidades do multiverso.

Os X-Men conseguem ajudar Carmen a controlar seus poderes, que passa a abrir portais entre as múltiplas terras do multiverso. Após algumas tentativas, a realidade 616 é encontrada. Os Novíssimos X-Men voltam ao lar e tudo volta a ficar "no lugar". Mas todos esses eventos despertam em Hank McCoy de resolver, definitivamente, os problemas que acometem os mutantes.   

O presente arco (referente às revistas All New X-Men 31 até 36, publicadas no Brasil em X-Men 23 até 28 e 30)Se há algo que tem sido recorrente nas histórias da equipe mutante comandada por Brian Michael Bendis é a perceptível queda nas qualidade dos roteiros. É claro que em Fabulosos X-Men a perda de qualidade tem sido maior, mas é possível sentir que Novíssimos X-Men dá sinais de esgotamento nas ideias. De qualquer forma,  arte de Mahmud Asrar não agride os ollhos e presença de Miles Morales ajuda bastante no desenvolvimento da história.



Qual será o grande plano de Fera para solucionar as dificuldades que passam a raça mutante? O que será que aguarda os Novíssimos X-Men? Se você, caro leitor, tiver alguma paciência, talvez descubra.

Rafael Felga









comments powered by Disqus