sexta-feira, 6 de maio de 2016

Quarteto Fantástico: Leste do Éden



O Quarteto Fantástico enfrenta possivelmente o seu pior momento. O Coisa foi condenado por assassinato e está preso. Reed e Sue perderam a guarda da Fundação Futuro. A própria Susan está descontrolada e seu marido parece ter perdido a autoconfiança. O Tocha Humana está sem os poderes e agora vive na balada, como um astro do rock em decadência. Sem mencionar o desastroso recente filme que eles tiveram.

Para tentar se reerguer, Richards começa a trabalhar com John Éden, um brilhante cientista que lhe foi apresentado por Tony Stark. Ele pretende reunir intelecto o suficiente para mudar o mundo, e para isso oferece ao Sr. Fantástico todo o auxílio financeiro e tecnológico necessário.

Johnny, sem os poderes, está mais perdido do que cego em tiroteio. Não quer saber de nada, tem pena de si próprio. Ligou o foda-se pra família e vive como um zumbi, indo de balada em balada.

Enquanto isso o Tocha Humana original, que trabalha para a SHIELD, tem cuidado da Fundação Futuro. Impediu que o Homem Dragão fosse desligado e conquistou a confiança da garotada.

Ben é o que mais tem sofrido. Como se já não bastasse ter de ficar ao lado de vilões que ele prendeu e que estão louco para acabar com ele, a prisão tem a sua própria "Rainha do Crime": Sharon Ventura. No passado, Sharon chegou a namorar com o Grimm, mas está bastante amargurada por ele ter esquecido ela. Ela está decidida em tornar o pior possível a experiência do herói na prisão. Vale destacar que a prisão possui abafador de poderes, ou seja, todos lá são igualmente poderosos.


A Sra. Storm é uma das que mais teve dificuldades para enfrentar a situação. Após bater de frente com os Vingadores sozinha, dessa vez ela foi tretar diretamente com o Dr. Destino, em plena Latvéria. Ela foi pedir que a sua filha, que está morando com Victor von Doom, voltasse com ela. O problema é que a jovem Valéria não queria voltar. Em um acesso de raiva, a Mulher Invisível quase destrói todo o país, o que torna evidente o seu descontrole e deixa a sua filha com medo da própria mãe. Susan acaba por voltar ainda mais abalada e sozinha para os EUA.


Enquanto o Quarteto passa por todo esse perrengue, Wyatt Wingfoot, velho amigo do grupo, começa a ficar preocupado com a situação de Johnny. Ele se junta com a Mulher-Hulk e juntos chegam a conclusão de que os recentes acontecimentos com o grupo não são aleatórios e nem coincidência. Alguém está sabotando a família mais fantástica da Marvel nos bastidores.

O problema é que Wyatt nem tem tempo de fazer nada para ajudar e já é atacado por um misterioso Gavião Arqueiro dourado. Sua vida é salva graças ao Homem-Aranha e a dupla resolve então ir conversar diretamente com o Johnny Storm, o melhor amigo de ambos. Eles conseguem colocar juízo na cabeça do esquentadinho e abrem os seus olhos para o cenário maior que está se formando.


A primeira decisão do Tocha Humana é ir conversar com seu amigo Coisa na prisão. Ben ainda está chateado pelos acontecimentos revelados na saga Pecado Original, mas ouve o que o colega tem a dizer. Como reflexo, o sobrinho preferido da tia Petúnia começa a tramar uma fuga da prisão junto do Homem Areia, que tem se mostrado seu aliado lá dentro.

Valéria, com seu alto intelecto, reconhece que a situação da sua mãe não é das melhores e decide ir para os Estados Unidos oferecer o seu apoio e ajudar no que é possível. Isso deixa o Destino liberado para ele continuar os seus planos (que mais adiante poderão ser vistos nas páginas dos Novos Vingadores).

E por fim, Reed começa a montar o quebra-cabeça. Ele descobre que a pesquisa que tem realizado para o Éden, tem relação com a destruição que aconteceu na primeira edição desse volume do Quarteto Fantástico. O cientista estaria usando a energia do universo de "Heróis Renascem", que o Franklin criou muitos anos atrás.

O que o Richards não previu é que o verdadeiro vilão era o seu assistente, ele era o Éden real. Por motivos ainda secretos ele odeia o Sr. Fantástico e conta com o apoio de pelo menos mais um herói do universo de "Heróis Renascem", o Homem de Ferro.

James Robinson tem conseguido até aqui criar uma baita trama para o Quarteto Fantástico. Conseguiu viajar por todo o folclore que cerca esse grupo. Coadjuvantes, vilões, todos tem tido a sua parcela de participação e deverão desempenhar algum papel de destaque até o final desse run.

As histórias aqui resenhadas foram publicadas originalmente em Fantastic Four 9 à 12 e em Fantastic Four Annual 1. Aqui no Brasil elas saíram em Universo Marvel 26, 27 e 29.

Kinhu Heck

comments powered by Disqus