segunda-feira, 16 de maio de 2016

Tempestade: Ultrapassando limites


No encerramento deste título "solo" de Tempestade, Ororo Munroe atende a um pedido de um velho amigo, Gambit, que já integrou a equipe dos X-Men e precisa lidar novamente com um ex-aluno sedento de vingança, Kenji Uedo, dado como morto mas ainda capaz de mesclar seu corpo físico com tecnologia, além de possuir habilidades telepáticas ao interagir por contato com alguém. É o que nos mostrará agora o escritor Greg Pak e os desenhistas Victor Ibañez, Al Barrionuevo e Neil Edwards em Storm #9 a #11, publicadas aqui em X-Men Extra #25 a #27 pela Panini.

Durante um serviço de manutenção com Hank McCoy, o Fera, nos esgotos da Escola Jean Grey para Estudos Avançados, Remy LeBeau surge com uma proposta muito mais interessante: ajudá-lo a roubar uma relíquia inestimável no Templo de Hermes, deus dos ladrões e também a lidar com um dissidente de sua Liga dos Ladrões, Nil, muito habilidoso com tecnologia em geral.

A dupla chega ao local e lidam com a oposição de Nil e seus capangas com facilidade, mas difícil mesmo é superar as armadilhas mortais que surgem no interior do templo. Felizmente, com trabalho em equipe, a dupla alcança o seu objetivo e constata que o "prêmio" não passa de um espelho comum. Diante do olhar perplexo de Gambit, Ororo explica que se trata de "uma lição dos deuses, que as pessoas só chegam até aqui usando todas as suas habilidades, sendo assim o significado do espelho: você mesmo".


Ororo retorna para a EJG e reassume suas responsabilidades como diretora da escola. Vindo das profundezas de Utopia, Kenji Ueda reaparece na EJG e causa um enorme susto em todos. Ele queria ser um artista, mas enlouqueceu por causa de seu enorme poder e quase causou a destruição de todos na antiga base insular dos X-Men. Aparentemente, ele não se lembra do que fez. Enquanto isso, estranhos fenômenos começam a ocorrer em lugares onde Ororo esteve recentemente. Lugares díspares como os esgotos de Nova York, onde mora Callisto, no Quênia, onde atualmente se encontra seu ex-namorado Forge e no México, onde mora Marisol Guerra, uma ex-aluna da instituição, que desejava retornar para a escola. Todos eles se veem cercados por "ciborgues zumbis" e clamam desesperadamente pela assistência da Rainha dos Ventos.

Ororo percebe que o mesmo ocorre na EJG e decide cortar o mal pela raiz. Ela vê Kenji lutando contra as sinistras criaturas e é assimilado por elas. Assim, o jovem recupera sua memória e decide se vingar de Ororo por tudo o que lhe acontecera antes.


Na verdade, o jovem pensa que Ororo e os demais o julgaram com horror e desgosto antes de "morrer" em Utopia, mas Ororo o relembra que isso foi porque ele havia se infiltrado nas mentes de todos e tentou assassinar Esperança Summers na ocasião. O jovem tenta demonstrar, em seguida, que a ideologia de inclusão de sua ex-professora é uma mentira e a faz vivenciar o mesmo horror que os demais que estão sendo atacados em outras partes do mundo.

Forge entra em contato telepático com Ororo graças à conexão mental que surgiu entre todos eles. Em seguida, Ororo se deixa assimilar por Kenji para se infiltrar nas mentes das bizarras criaturas que ele construiu e assim interromper as suas ações e submetê-las à sua vontade.


Ororo se livra das criaturas, mas ainda resta lidar diretamente com Kenji, Enfraquecida pelo enorme esforço, a mutante usa, como último recurso, a conexão mental remanescente entre ela, Forge, Callisto e Marisol para criar uma reunião psíquica com a presença do atormentado rapaz.

Dessa forma, eles podem demonstrar que não há um "mundinho bonito" do qual ele foi excluído, muito pelo contrário. Todos ali têm algo muito horrível a mostrar e assim o fazem, mas mesmo assim estão juntos para "escrever uma história diferente". Ororo acrescenta que o rapaz ter permitido esse encontro no plano onírico demonstra que ainda tem esperanças de conseguir o mesmo para si, senão "já teria cortado os nodos que nos interligaram".  


O elo mental é desfeito e Ororo retorna à EJG. Ela se dirige a Kenji, que se dissolve diante dela com uma expressão bem mais feliz no rosto. Mais tarde, o Fera lhe conta que não encontraram o rapaz, mas que há uma nova "presença psiônica" na área, uma "presença feliz que vai nos procurar quando estiver pronto". Exausta, mas com a sensação do dever cumprido, Ororo decide dar uma revoada pela região para espairecer.

Assim é interrompida, por ora, as aventuras "solo" da Rainha dos Ventos. O conjunto da obra não oferece nenhum momento marcante para a mitologia da personagem, mas foi agradável vê-la retomar o contato com várias pessoas importantes de seu passado como Yukio, Callisto e Forge. A menção recorrente a vários deles durante as histórias acabou fazendo algum sentido diante da "ameaça global" que enfrentaram. Na minha opinião, acho que houve um certo exagero na extensão dos poderes de Ororo, como quando ela vaporizou um tsunami e também nesta última história.

O traço "realista" nos desenhos, uma característica interessante das primeiras histórias, acabou se perdendo diante do rodízio de artistas que ocorreu no título, o que causou um resultado "pasteurizado" no seu final. Uma pena, mas isso não chegou a afetar a narrativa e a compreensão delas. Mais grave, contudo, foi um erro de continuidade ao incluírem Quentin Quire no "gancho" do final da edição #10, como pode ser visto acima, já que há muito tempo ele largou a EJG. Culpa de quem editou a história lá fora, infelizmente.

C@rlos

comments powered by Disqus