terça-feira, 12 de julho de 2016

Espetaculares X-Men: O único e eterno Fanático


Piotr Rasputim, o Colossus, foi acolhido pelo seu falecido amigo Wolverine na Escola Jean Grey para Estudos Avançados após uma série de decisões controversas no passado, mas ele tem sonhado com o demônio Cyttorak. A criatura exigia a adoração da humanidade, mas ela não o atendeu e com o tempo foi banido da Terra. Longe, ele se sentia atraído por nós de maneira irresistível, mas encontrou um meio de fazer com que todos voltassem a sentir o seu poder e canalizou sua essência em um rubi. Aquele que o encontrasse seria o seu avatar de destruição em nosso mundo e a humanidade o idolatraria. Era a maneira dele de exprimir o seu "amor" por nós.

Porém, todos esses avatares falharam e a joia se perdeu, mas é hora de Cyttorak escolher um novo representante. Há vários candidatos em potencial, como irá nos mostrar o escritor Christopher Yost e o desenhista Jorge Fornés no arco "O único e eterno Fanático", publicado em Amazing X-Men #15 a #19 e aqui em X-Men Extra #26 a #28 pela Panini.

Em seus pesadelos, Piotr é avisado de que o rubi de Cyttorak está de volta à Terra. O demônio o está chamando, já que o mutante foi um dos avatares a serviço dele. Ele compartilha a informação com Tempestade e pede para ir junto com os Espetaculares X-Men encontrar o rubi, mas ela não permite que ele se junte ao grupo por não confiar nele o suficiente. Assim, Ororo parte com Noturno, Homem de Gelo, Estrela Polar, Flama, Pedreira e Rachel Summers em direção a um templo no sudeste asiático. Chegando lá, eles precisam passar pelo seu guardião.


Piotr não desiste de encontrar a joia e pede que a mutante teleportadora Fada o leve de encontro a ela. Outros possíveis avatares também são atraídos para o local, como Ossos Cruzados, Katrina Van Horn e Fahd Alireza, todos eles repletos de ódio e desejo de poder. A equipe mutante precisa lutar contra cada um deles. Para isso, os demais deixam Pedreira lutando contra o guardião do templo, que tenta seduzi-lo com a oferta de ser o novo avatar de Cyttorak. De repente, as batalhas são interrompidas com a chegada do primeiro avatar do demônio na Terra, Cain Marko.


Ele foi trazido por Vanisher, um antigo inimigo teleportador dos X-Men. Após cumprir a tarefa que lhe coube, ele se retira. Mesmo desprovido de poder, Cain se impõe diante de todos e exige saber dos X-Men quem foi o responsável pela morte de seu meio-irmão, Charles Xavier. Estrela Polar conta a ele que foi Scott Summers, o Ciclope, quando estava imbuído do poder da Fênix.

Pedreira derruba o seu adversário e, na confusão, Cain se aproxima do rubi mas é interceptado por Colossus. Ambos alegam querer destruir a joia para sempre. Nas sombras, mais um oponente se revela e alcança a joia antes dos outros dois: Ahmet Abdol, conhecido anteriormente como o Monólito Vivo e, agora, o novo Fanático.


Diante disso, os X-Men e Cain se reagrupam para traçar uma estratégia. Em seguida, parte da equipe vai para o conflito direto contra seu novo adversário e os demais, com Colossus e Cain à frente, invocam o temível Cyttorak em seu templo. O demônio responde ao chamado e desdenha de seus antigos avatares, já que agora possui um novo. Colossus o provoca e lhe pede que seja transformado novamente em seu avatar, não para causar mais morte e destruição na Terra, mas para destruir seu criador. A criatura, ávida por um desafio, pondera por um instante e aceita o pedido.

Fora do templo, Ahmet sente o seu poder se esvair e é violentamente atacado por um bólido em forma humana caindo do céu. Ele é incapaz de resistir ao seu oponente e é fragorosamente derrotado. Os X-Men percebem que Cyttorak aceitou a proposta, mas em seus próprios termos ao se verem à frente de Cain Marko, transformado novamente no invencível Fanático.


Cain permanece irredutível em seu desejo de vingar a morte de Xavier e os X-Men precisam detê-lo. A equipe mutante se lança ao combate e remove o capacete de seu oponente, algo que antigamente seria o suficiente para que uma rajada mental o incapacitasse, mas agora isso não funciona mais. Colossus se adianta e parte para a ofensiva com uma série de golpes, Ele dá o seu melhor, mas Cain mal se abala. O mutante percebe que não é páreo para a força física do Fanático e parte para um estratagema desesperado ao desferir um murro contra o solo para se livrar dele.


O Fanático afunda no mar e quase acontece o mesmo com Colossus, que consegue se salvar no último instante. O combate é interrompido por hora e os X-Men decidem partir. Mas eles sabem que terão que lidar  novamente, em breve, com aquele que nunca vai parar por nada.


E assim temos o encerramento do título Espetaculares X-Men com este bom arco de histórias. Para mim, o maior mérito dele foi tornar o Fanático um adversário digno de nota para a equipe mutante novamente, mas acho que esse assunto de vingar a morte de Charles Xavier já foi explorado demais. Os desenhos de Jorge Fornés estavam bons, com um visual "oitentista" que me agrada, mas sua narrativa é moderna e suas cenas de ação tem um dinamismo muito bom.

C@rlos

comments powered by Disqus