segunda-feira, 25 de julho de 2016

Guardiões da Galáxia e X-Men: O derradeiro destino do Vórtice Negro


Depois de um longa e confusa passagem por entre diferentes títulos no Brasil, a conclusão do mega-crossover Vórtice Negro chega ao seu capítulo final na edição 16 de Guardiões da Galáxia no Brasil. Capitaneada por Sam Humphries, a história se encerra no espaço acima de Spartax, planeta natal de Peter Quill e agora completamente preso em um pedaço de ambar criado por Thane. E seus habitantes tem pouco tempo, já que pequenas larvas da ninhada estão prestes a tomar seus corpos.

A última esperança daquele povo reside num plano de Kitty Pryde e que requer o uso do Vórtice Negro, um artefato amplificador de potencial dos indivíduos, mas que vem trazendo mais mal do que bem. No espaço, Senhores da Matança lutavam contra X-Men e Guardiões pela posse do objeto. Agora, nas mãos da Capitã Marvel, a peça finalmente chega até a superfície do planeta para Kitty usá-la. Todavia, lá também chegou a anciã Gara, cujo único intento é impedir que mais pessoas usem o espelho místico.

Começa então nova batalha em Spartax pela peça. No meio da confusão, a jovem Jean Grey se vê tentada a ganhar poder absoluto para lidar com a situação. Peter Quill chega bem na hora para impedi-la, temendo que a combinação dela com força cósmicas gerasse um mal igual ao da Força Fênix. Ele se sacrificaria para tal. Todavia, apesar do reflexo inicialmente mostrar uma bela visão de um poderoso Senhor das Estrelas, o futuro mais adiante revelava o herói sem mais sua Kitty. E isso fez Quill vacilar.


Gara então pegou o artefato nas mãos e questionou a todos se estavam dispostos a cair naquela tentação com risco de coisas piores acontecerem. Salvar Spartax poderia custar a vida de um outro planeta mais adiante. Alguém forte o suficiente poderia resistir a tentação do Vórtice Negro? Kitty se ofereceu como voluntária. Ela nunca desejou poder absoluto e só queria usar o espelho para executar seu plano. E assim se fez, com Kitty se tornando una com o espaço.

Enquanto isso, a batalha entre os dois lados no espaço teve uma virada crítica. O turbinado Ronan ressurgiu ali pronto para vingar-se do seu planeta natal Hala. E para isso estava culpando tanto X-Men e Guardiões quanto os Senhores da Matança. O veredicto dado por ele era que todos eram culpados e iriam ser punidos. Mas foi aí que o impossível aconteceu.




Agora em estado de fase com todas as estrelas, Katherine Pryde teve poucos segundos para separar do planeta Spartax apenas o invólucro de ambar que o envolvia (e junto carregar todas as pequenas larvas da Ninhada). Com um bater de mãos, ela destruiu aquela carapuça amarela e matou os monstrinhos, salvando o planeta. Uma vez em consciência cósmica, Kitty chegou até mesmo a sentir outras delas em diferentes planos.

Sem mais ter chances, os Senhores da Matança e Ronan fugiram dali. O mundo estava a salvo e Gara agora tinha total controle do Vórtice mais uma vez. A viscardi concedeu aqueles que desejavam voltar ao normal a chance de usar o espelho mais uma vez, mas garantiu que alguma coisa em cada um ali ficaria ainda. Assim, Groot, o jovem Scott e Bobby e o velho Fera decidiram se entregar. Groot e Bobby mudaram um pouco a sua aparência do que eram antes. Já o jovem Ciclope e Fera certamente teriam mudanças internas não perceptíveis.


Dali, o Anjo, Kitty e Gamora foram os únicos que decidiram permanecer com seus dons dados pelo espelho. Agora, capaz de voar pelo espaço sem morrer graças a sua intangibilidade aprimorada, Kitty Pryde levou Peter Quill a sós para um passeio no espaço. Ela estava muito feliz por ele ter desistido do grande poder pra ficar com ela. Ao mesmo tempo, Kitty estava cheia de dúvidas quanto ao que essa escala de poder poderia fazer com ela.

Então, o inesperado veio com Peter Quill pedindo para se casar com Kitty bem ali, flutuando no cosmo. E ela aceitou. De longe, da nave onde estavam, amigos comemoravam a união. Como últimos epílogos vemos J'Son, agora preso em um casulo, sendo encontrado pelo Colecionador; Ronan ajoelhado nas ruínas de Hala jurando sua vingança; e, por fim, Thane sendo mais uma vez corrompido pelo Fauce de Ébano para não desistir de seu plano de governar o Universo.


É duro falar isso, mas essa história que já ia cambaleante termina pior ainda. Todas as ações eram previsíveis até aqui, sem nenhum daqueles momentos marcantes que merecesse considerar para guardar no futuro como costuma ocorrer nas sagas cósmicas, e com interações muito porcamente trabalhadas entre os personagens. A arte de Paco Medina, Ed McGuiness e Javier Garron até parece perder o brilho com o roteiro ruim. Enfim, tudo acabou sendo um desperdício de situações extravagantes que seria melhor a Marvel consertar num tempo curto.

Por fim, a edição 16 da revista mensal dos Guardiões no Brasil traz uma história extra dos personagens, um pouco atemporal e ouso até dizer mais ligada aos filmes. Em "Guardiões da Galáxias: A melhor das Histórias" o roteirista Tim Seeley e desenhista Reilly Brown afiam um humor bacana com um conto cheio de aventuras mirabolantes contadas por um Rocket Racum e um Senhor das Estrelas preso. Tudo um belo despiste para Groot, Drax e Gamora executarem um plano para... roubar uma privada?  Trazendo uma série de personagens clássicos da Cosmo Marvel e uma bela dinâmica do grupo, este conto é certamente algo muito melhor executado que o crossover do Humphries inteiro.

Coveiro

comments powered by Disqus