sábado, 16 de julho de 2016

Homem-Aranha: Corrupção



Além da história da Mulher-Aranha, a quarta edição de Homem-Aranha: Aranhaverso traz um grande arco em cinco partes que marca o retorno do célebre roteirista Gerry Conway a editora. Sim, ele mesmo, o jovem talento dos anos 60 que marcou as histórias iniciais do teioso volta muitos anos depois ao lado de Carlo Barberi para a história "Espiral".

Apesar de ser uma história do Teioso aqui, essencialmente Conway coloca todos os holofotes em cima de uma personagem coadjuvante que vem aos poucos ganhando muito destaque, a detetive Capitã Yuriko Watanabe, que nas horas extra oficiais atende sob a alcunha da vigilante Aparição. A moça, que carrega todo um histórico negro devido a acusação de corrupção que recai sob seu pai, tenta algo diferente desta vez. Anda deixando de lado o uniforme de heroína e quer agir diante das regras. Todavia, a última investida vai mal. A gangue do Lápide estava já preparada pra ação das forças policiais e reage com força.

É aí que entra o Homem-Aranha, para tentar impedir o pior no meio daquele tiroteio e salvar o dia. Ele consegue derrubar o Lápide e os seus homens, mas não sem uma vítima. O mento de Watanabe na policia, Teddy Rangel, é atingido por uma das balas e está em péssimo estado. Pra piorar, no Julgamento, o Juiz descosidera a acusação da fonte anônima de Yuriko naquela ação e é obrigado a liberar o Lápide da cadeia. Horas depois, Ted tem uma piora no hospital e falece. Provavelmente, esse é o momento mais sombrio da carreira de Watanabe.

No cemitério, Yuriko recebe a visita surpreendente de Martin Li, o gangster mais conhecido por se chamar o Senhor Negativo. Ele, com interesses próprios, entrega a policial fotos que incriminam o Juiz como alguém que recebeu propina na forma de medicamentos ilegais dos homens do Lápide. Mesmo ciente de que está sendo manipulada, Watanabe aceita a ajuda do vilão. E é quando começa a tal "espiral". Sem ganhar confiança da sua atual chefe, Watanabe decide seguir a justiça com as próprias mãos na forma da Aparição. Mesmo com os conselhos do Homem-Aranha, ela segue determinada a invadir um dos lugares do Lápide afim de encontrar provas que o liguem ao juiz. Praticamente, Yuri detona o luar sem se importar com que estado vão ficar os capangas. E no fim, consegue exatamente o que queria.

Daqui, os caminhos de Peter Parker e Yuriko vão se distanciando. O Homem-Aranha está preocupado em deter o mal que vai tomar o lugar do Rei do Crime desde sua ida a Europa e tem que lidar com uma disputa de espaço entre o Cabeça de Martelo e o Rei "Phil Urick" Duende. Já a Aparição se foca em sua vingança, faz de tudo para que o Juiz seja preso e pouco se importa se a vida dele está em risco. Os dois voltam a se encontrar depois num dos galpões onde o Cabeça de Martelo e o Duende preparavam um duelo entre eles pelos direitos de uso do território. Homem-Aranha e Aparição acabaram com a festa, mas nem tão cedo isso encerrava a confusão causada pela bandidagem.

Longe dali, a Gata Negra, agora decidida a ter uma fatia própria naquela briga por espaço do crime, acaba se encontrando com novos capangas oferecendo serviço. O Mestre do Crime (aparentemente um novo, já que o antigo acabara de morrer mais uma vez) juntou Touro Cobra Marston, Martelo Harrison e Don Pomposo para serem os capangas da Gata. E assim mais uma estava na briga das gangues.

No próximo encontro entre o Homem-Aranha e a Aparição, o herói topa desta vez com a vigilante conversando com o Senhor Negativo. Ele tentou agarrá-lo, mas o criminoso fugiu como que numa cortina de fumaça. Mas tinha deixado outra pista para Watanabe, uma fuga da prisão Ryker em poucas horas. Muito a contragosto, o Homem-Aranha aceitou ajudar nesta missão e assim impediu a Gata Negra de soltar tanto o Lápide quanto Cabeça de Martelo. No meio daquela loucura, Watanabe acabou descobrindo que o Juiz que ela ajudou a prender foi esfaqueado pelos capangas do Lápide ali mesmo e estava em estado crítico. Já o Homem-Aranha teve pouco tempo para por algum juizo na cabeça da Gata Negra e convencê-la de que ela estava fazendo algo de muito errado.

Ainda na Ryker, Aparição descobriu o quão estava sendo manipulada. Ali, o novo Mestre do Crime se revelou como sendo apenas um dos capangas demônio do Senhor Negativo e estava lá apenas no interesse de eliminar a concorrência. Assim, quando teve chance atirou no Lápide e fugiu dali misteriosamente.

Martin Li estava em seu escritório tentando convencer em vão o Mestre do Picadeiro a fazer uma aliança. Minutos depois, recebe uma Aparição muito irritada por ter sido enganada. Os homens de Li a detém e o Senhor Negativo afirma que ela a todo momento se deixou ser usada. Agora, que ela seguisse mais uma vez o que vinha fazendo e impedisse mais uma ação das gangues menores na Feira de Tecnologia de NY. E lá vão mais uma vez Yuriko e Peter tentar impedir desta vez o Circo do Crime de invadir a Feira. E enquanto isso ocorria, um dos Demônios do Senhor Negativo roubava um relógio valiosíssimo da exposição.

E quanto mais os dois heróis combatiam esses crimes, parecia que mais da violência de super-vilões crescia na cidade, ao ponto de até o Canguru e a Coelha Branca fazerem uma ponta na história. Numa dessas confusões, o Homem-Aranha topa mais uma vez com a Gata Negra e tem uma última chance de convencê-la a não seguir esse caminho. Mas Felícia está muito magoada com tudo que aconteceu na época do Superior Homem-Aranha e agora vê nesse caos todo uma oportunidade de crescer. Ela derruba o ex-amante do prédio e foge sem olhar para trás.

Já a Aparição volta a aparecer no escritório do Senhor Negativo e desta vez está ali para caçar ele e não seguir mais suas manipulações. Isso coloca todos seus Demônios em alerta e atacando a moça. O Homem-Aranha surge no meio para tentar equiparar os lados. Peter sente que Watanabe está bem diferente hoje e tentar acalmá-la. Todavia, a moça afirma que o lado de Capitã dela sempre foi a máscara e ela agora seguira mais a linha bruta de vigilante como Aparição. Assim, ela o esmurra e some dali atrás do fugitivo Senhor Negativo.


No meio da rua, Martin Li usa seu poder de corromper o pior das pessoas para enlouquecer os civis e criar o máximo de confusão para fugir. Aparição, e em seguida o Homem-Aranha, acabam cercados pelos cidadãos comuns possuídos e tem que se desdobrar para fugir dali. Peter parece ser o único com a cabeça no lugar e assim decide nocautear a amiga antes que ela mate o vilão e corre para capturar o Senhor Negativo sozinho. E assim, ele o derruba com um soco e as pessoas na rua voltam ao normal.

As coisas parecem aos poucos voltar ao normal no terceiro distrito e sem a influência manipuladora de Li a bandidagem se aquieta. Mas depois de tudo isso, como ficará Yuriko depois de conhecer um pouco dos seus dois lados?

Uma ótima história escrita por essa lenda mostra que mãos antigas conseguem trabalhar bem novos personagens e ainda estar atualizado com temas da atual época. Conway conseguiu neste capítulo definir melhor a personagem de Watanabe do que o Dan Slott fez em toda sua passagem. E com isso dá pra pedir muito mais dele pra outros títulos. Mas contamos mais disto nos meses que vem!

Coveiro

comments powered by Disqus