segunda-feira, 11 de julho de 2016

Magneto: Seu pior pesadelo


Magneto retornou à nação insular de Genosha disposto a reconstruí-la como um refúgio seguro para a espécie mutante após um combate feroz contra a SHIELD (Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuasão). Sua principal aliada, Briar Raleigh, parece ter escolhido um lado durante essa guerra ao ajudá-lo e agora eles estão mais próximos do que nunca. Mas a ilha contém os seus segredos e um dos mais terríveis está prestes a se revelar, como irá nos mostrar o escritor Cullen Bunn e o desenhista Gabriel Hernandez Walta em Magneto #16 e #17, publicadas aqui em X-Men Extra #28 pela Panini.

Magneto e Briar desfrutam de um momento de total intimidade, mas são interrompidos por um apelo desesperado. Um grupo de mutantes foi assassinado com requintes de crueldade, aparentemente por um algoz da juventude de Magneto, o comandante nazista Major Hitzig, que Wolverine assassinou no Brasil a pedido do Mestre do Magnetismo. Mais tarde, o mutante faria questão de ver o cadáver com seus próprios olhos.


Agora Hitzig retornou de alguma maneira. Magneto e sua guarda de elite, os Carrascos, estão à caça dele. Mas a fronteira entre caçador e caça se torna cada vez mais tênue, pois ele e Briar encontram um aviso assustador no espelho do banheiro das acomodações do mutante: "Mantenha as fornalhas acesas, Erik". A frase evoca lembranças terríveis do passado do mutante. De alguma maneira, o monstruoso assassino estava no quarto com Magneto e Briar os vigiando o tempo todo.


Magneto tenta acalmar os demais mutantes se fazendo presente o tempo todo, mas desconfia que o responsável pelos assassinatos é um deles. O mutante encontra Hitzig quando ele faz mais uma vítima e o confronta brutalmente, mas seu oponente foge dizendo: "se pretende ressuscitar Genosha como um Deus, é necessário fazer sacrifícios". Magneto percebe que, mesmo com a morte do verdadeiro Hitzig, há algo que faz com que ele se perpetue, causando mais vítimas.

Enquanto isso, Briar entra em suas acomodações. Arco Voltaico, uma dos Carrascos, foi designada por Magneto para protegê-la e parece bem enciumada da proximidade dela com o Mestre do Magnetismo. Infelizmente, a jovem é recepcionada pelo perverso Major Hitzig e está prestes a encontrar o seu fim.


Afastado dali, Magneto se dirige de encontro a Amy, uma das primeiras mutantes que encontrou ao invadir Genosha para libertá-la do Caveira Vermelha. A jovem não parece surpresa e diz que sabe o que está acontecendo. Magneto diz a ela que seus poderes abrangem muito mais do que criar ilusões, que são capazes também de torná-las reais. Ela retruca dizendo que não é o caso de todas, mas que algumas são incontroláveis.

Amy acrescenta que suas ilusões vêm da sua própria imaginação, mas que outras parecem ser tiradas da mente das pessoas ao seu redor, o que é o caso do Major Hitzig, tirado da mente de Magneto. O mutante enxerga apenas um caminho possível para solucionar o impasse: "feche os olhos criança, pois aliviarei sua dor". Logo em seguida, a figura de Hitzig se dissolve e Briar é salva por pouco. Magneto está finalmente livre para construir o seu reino, às custas de um sacrifício de sangue.


Cullen Bunn continua surpreendendo os leitores. Algo aparentemente corriqueiro pode explicar muita coisa mais à frente. Achei interessante ele resgatar um antagonista obscuro que apareceu no antigo título da X-Force da época em que a equipe estava sediada em Utopia e funcionava como uma "polícia secreta mutante" a mando de Ciclope .Contudo, a série se aproxima do seu fim e alguns assuntos encontram uma resolução, como esse que envolvia o Major Hitzig. 

Os desenhos de Gabriel Hernandez Walta continuam ótimos, valorizados pela excelente paleta de cores de Jordie Bellaire. A sequência em "flashback" com Magneto desenterrando o cadáver de Hitzig no Brasil é impactante.

Resta apenas um arco para encerrar o título antes que o Universo 616 encontre o seu fim nas próximas Guerras Secretas! Esteja novamente aqui para acompanhar, em breve, Os Últimos Dias de Magneto!

C@rlos

comments powered by Disqus