quarta-feira, 27 de julho de 2016

Miss Marvel: Todo heroísmo precisa de parcerias!

O segundo volume demorou um pouco, mas finalmente chegou este mês para os já ardorosos fãs da nova Miss Marvel. Kamala Khan deu seus primeiros passos como heroína em seu primeiro arco de histórias, mas ainda tem muito o que aprender nisto tudo. E mesmo Jersey City sendo uma cidade muito mais pacata que Nova York, não deixa de ter grandes perigos. Ela certamente vai precisar de apoio em tudo isso.


Ela ainda está aprimorando seus dons e aos poucos vem dando conta dos pequenos robôs-espiões que circulam pelos becos da cidade atrás dela. Mas Kamala sabe que ainda precisa melhorar mais pra ficar bom nesse lance de super-herói. E é numa conversa com o Xeique Abdullah da sua mesquita que vem o conselho de que ela precisa de um "professor" para isso. Mas como arrumar um? Abdullah relembra um provérbio "quando o aluno tiver pronto, o mestre aparecerá".

E o "professor" surge num dia seguinte enquanto a moça sai numa missão tresloucada atrás das máquinas-espiãs pelo esgoto. Ele é Wolverine, certamente um dos seus super-heróis favoritos e que ela queria conhecer mais já que também tinha agora um tipo de fator de cura. Logan ainda estava vivo nessa época e procurava uma de suas alunas perdidas. A pista levava até lá nos esgotos onde junto com Kamala teve que lidar com uma série de crocodilos gigantes controlados por apetrechos eletrônicos.


O grande responsável por tudo aquilo se revela como sendo o Homem-Pássaro mais uma vez. Ele, que se auto-intitula o Instrutor, conta sua verdadeira origem. Na verdade, trata-se de um clone malfadado de Thomas Edison. Alguma coisa deu errada quando o cientista Knox, que o criou, deixou a amostra ser contaminada com um pouco de DNA da cacatua de estimação. Piadas a parte, o Instrutor não era alguém que devia-se brincar. Armou algumas armadilhas mortíferas para os dois intrusos e Kamala aprendeu um pouco com Wolverine que nesse lance de heroísmo a dor é inevitável, ora vai ser em você, ora vai ser em quem você está batendo.


No fim, após enfrentar mais uma série de robôs que guardavam o lugar, Kamala e Logan acham Julie, a aluna perdida. De alguma forma, aquela Cacatua gigante estava coletando crianças para servir de uma espécie de bateria viva para operar suas máquinas. Após salvar a menina, a missão acaba e assim a parceria de Wolverine. Se havia algum plano de G. Wilson em continuar essa dupla por um tempo, ela se interromperia com os eventos da Morte de Wolverine. Mas Logan mesmo depois de morto não deixou a menina na mão. Ao avisar ao Capitão América sobre o encontro com a nova Miss Marvel nos esgotos e desconfiar das origens de seus poderes, Rogers foi até a rainha Medusa. A menina precisaria de ajuda e Medusa tinha o inumano certo pra isso.

E no novo parceiro de Kamala é Dentinho, o cachorro inumano mais querido dos leitores. Topando com aquela monstruosidade assustando pessoas na rua, a garota logo se apaixona e o leva pra casa. E isso claro causa uma baita dor de cabeça para as meninas com seu pai e irmão. Dentinho foi autorizado a ficar no quintal apenas, mas quando o inumano se teleporta pra o quarto dela, Khan descobre que ele pode ser muito mais útil do que parece.


No dia seguinte, ela vai até seu amigo Bruno contar as novidades e já planeja usar o inumano para caçar pistas das demais crianças desaparecidas. E as pistas levam a moça e o cachorro até Bayone onde ela topa com mais uma máquina criada por Thomas Edison. Ao derrotar o robô, Kamala descobre nele mais uma criança perdida dentro e que era usada como bateria. Toda essa missão faz Kamala se atrasar para a aula e justamente no dia em que ela tinha uma discussão sobre um artigo bem polêmico que falava sobre o desperdício e falta de rumo das novas gerações.


Só que o sossego de Kamala não acaba nos problemas de sala de aula. Rastreando para onde a Ms Marvel foi, Thomas Edison manda mais um robô (ainda mais gigante) atrás da garota e ele acaba invadindo e destruindo parte da sua escola. Sem o uniforme de Ms Marvel, Kamala tem que se virar de derrotar o robozão. Ali, ela descobre que seus poderes transmorfos estão falhando e para entrar na briga sem ser vista Dentinho tenta distrair as pessoas que estão observando tudo de longe. No fim ela consegue derrotar a máquina mais uma vez, mas está muito fraca para continuar de pé.

No meio dos escombros, Bruno encontra Kamala desacordada e aí é que surge a majestosa Medusa em seu auxílio. Khan é levada para Nova Atillan junto com Bruno. Aos cuidados de Vinatos, ela é colocada numa câmara de recuperação. Depois de uma rápida melhora, Khan é despertada e finalmente descobre que sua verdadeira origem é inumana e não mutante. Medusa oferta a menina uma morada em Nova Atillan, que ela nega veementemente. Ela deixa o lugar com muita informação nova na cabeça. Uma das questões é porque seus poderes transmorfos não funcionam como no começo e Vinatos tem uma teoria que envolve uma sobrecarga do uso dos poderes quando ela está se curando. Em casa, a moça encontra uma familia desesperada com seu sumiço e um novo uniforme em seu guarda-roupas (cortesia de Vinatos).

O próximo passo da Miss Marvel é pedir ajuda a Vick, irmão de Bruno, para localizar mais cativeiros de crianças perdidas. E para invadir o lugar ela confronta mais um robô gigante com um poder de campo de força que vai exigir ainda mais de suas habilidades elásticas. No fim, quando derrota a ameaça, Kamala solta as crianças e descobre que elas na verdade são voluntárias ali. Todas acabaram lendo os recentes artigos que recentemente sairam na mídia sobre a inutilidade da nova geração e se convenceram que não passavam de estorvo e poderiam ajudar de outra forma.

Kamala tenta os convencer do contrário, mas tem pouco tempo ali antes que a policia chegue. E pra piorar, O vilão com cabeça de cacatua em pessoa surge num imenso robozão pra confrontar Kamala. Thomas Edison vê naquela garota com poderes um potencial ainda maior de baterias de energia inumana. No meio da briga, Kamala consegue lidar com o robozão, mas a Homem-Pássaro não desistiria tão fácil. Ele fugiu dali levando Dentinho como prisioneiro e instigando Kamala a tentar salvar seu parceiro canino.

Khan está determinada a invadir o esconderijo secreto de Thomas Edison e Knox e recuperar seu cachorro. E desta vez, ela esta com o apoio de todos outros jovens que acabaram inspirados pelas últimas atitudes da Miss Marvel. Mas lá ele estava com um arsenal ainda maior de robôs e ainda mais crianças prisioneiras usadas como bateria, E entre elas estava a grande amiga muçulmana de Kamala, Nakia. Vick e as demais crianças começam a tentar ajudar a heróina como podem e Kamala consegue tempo para soltar sua amiga. Só que ela sabe que sozinha não vai dar conta e verdade do vilão e por isso ela envia seu sinal de ajuda pra Bruno.



Bruno imediatamente liga para policia e manda os dados do GPS do celular da amiga para os oficiais. Enquanto isso, Kamala acha que não vai lidar com o grande robô na força e decide atacar ele por dentro diminuindo de tamanho. O restante dos meninos soltam Dentinho e o cachorrão teleportador logo vai em auxílio da amiga. Ele tira ela das engrenagens e destrói o restante da máquina. A policia chega e não há mais como o Homem-Pássaro vencer. Ele corre para dentro do seu imenso robô enquanto ele desmorona. Não há como saber se sobreviveu. No fim, apenas o cientista Knox foi preso e um dos policiais que simpatiza com as atitudes da Miss Marvel na cidade faz vista grossa pra ela.

Aparentemente, tudo acabou. Ao menos, até chegar o terceiro e esperado volume 3.



G. Willow Wilson é a nova voz para aventuras dinâmicas e divertidas, às vezes caindo no absurdo, mas que nem por isso deixam de nos contentar. Acompanhando Kamala Khan e uma série de personagens coadjuvantes que brilham tanto quanto ela em suas histórias, você se diverte a cada página com um ar de tudo novo como nunca antes se via. Sente o clima de começo limpo e aberto para acompanhar uma nova heróina cheia de potencial e ansioso por conhecer mais dela. Adrian Alphona, que ficou famoso desde os Fugitivos, complementa esse trabalho com a arte acertada pra esse trabalho. Certamente, Miss Marvel é o livrinho certo pra pegar uma nova geração e até reconquistar uma antiga. Todos os elogios que ouvi até agora não são nada exagerados.

Coveiro

comments powered by Disqus