sexta-feira, 22 de julho de 2016

Vingadores Mundiais: Antes que O Tempo Se Esgote

As Incursões foram reveladas ao mundo. Egoisticamente, Steve Rogers preferiu colocar a sua consciência acima da sobrevivência do Multiverso e colocou a SHIELD e os Vingadores para perseguir os heroicos membros do Illuminati, que desapegadamente sacrificavam tudo em prol do bem maior. Enquanto heróis lutam entre si, a Cabala passou a cuidar das Incursões dizimando UMA Terra para salvar DOIS Universos. Muitos Vingadores não quiseram tomar parte nessa guerra e oito meses se passaram.

Esta é a história sobre o que aconteceu com os Vingadores que se mantiveram neutros durante esses oito meses.




Contada por Frank Barbiere nos roteiros, Marco Checchetto na arte e Andres Mossa nas cores, o arco de Vingadores Mundiais se foca em Mancha Solar, Míssil, Esmagadora, Dobra, Estigma, Máscara Noturna, Mestre do Kung Fu, Hiperion e Odinson.

Tudo começa quando Izzy Kane, a Esmagadora, descobre estar grávida de Sam Guthrie, o Míssil. Por ser uma membra da Guarda Imperial Shi'ar, sua gravidez se torna uma questão de Estado para os Shi'ar, que decidem trazê-la para Chandilar. Com a ajuda dos Piratas Siderais, Míssil parte em busca da namorada e a ajuda a derrotar um monstro espacial. Isso e o fato de ele já ter derrotado o Majestor Guadiador sozinho em uma batalha (Os Fabulosos X-Men 39, da Editora Abril) faz com que ele seja admitido para morar junto com a namorada em Chandilar.

Por sua vez, vendo heróis brigando com heróis, Roberto da Costa decidiu criar uma "terceira via" para tentar salvar o Universo. Ele comprou a IMA através de aquisição acionária. No entanto, o Cientista Supremo não aceita bem isso e parte para atacar o mutante brasileiro. Mancha Solar parte com alguns aliados Vingadores para a ilha da IMA em um derradeiro enfrentamento contra o Cientista Supremo. Este perde todos os aliados na ilha, uma vez que os cientistas preferiram os benesses e a forma de gerenciamento sugeridas por Roberto. Assim, após uma batalha, Mancha Solar derrota o Cientista Supremo e toma de facto o controle da IMA. 



Na Necrópole, Namor começa a sentir remorso por todas as mortes causadas pela Cabala. Mundo após mundo, eles matam versões de Reed Richards incapazes de se protegerem contra Thanos e cia. Assombrado com chacinas por vezes desnecessárias, ele permanece em uma crise de consciência até confrontar Thanos em uma das Incursões, deixando a decisão final sobre a destruição daquele mundo para a versão alternativa daquele Reed Richards. Isso faz com que a Cabala perca a confiança nele.





Enquanto isso, tanto Hiperion quanto Odinson continuaram sua postura de neutralidade, enquanto educavam os garotos-zebra da Terra Selvagem. Uma vez tomado o controle definitivo da IMA, Mancha Solar parte pra convencer os dois a se unirem a ele. Enquanto o Hiperion foi mais fácil de ser persuadido, Odinson só se une ao grupo após o derradeiro ataque do Cientista Supremo. Assim, aliando seus colegas Vingadores, a IMA e os garotos-zebra, Mancha Solar conta seu plano para salvar o Multiverso.




O arco teve pontos altos e baixos. Enquanto a trama do Míssil e do Mancha Solar foram muito bem executadas, a do Namor contradiz um pouco o que Jonathan Hickman apresentou em Vingadores e Novos Vingadores (onde o atlante não é tratado como uma persona non grata dentro da Cabala). As sub-tramas envolvendo do Mestre do Kung Fu, Estigma e Máscara Noturna também não acrescentaram muito ao que foi mostrado anteriormente. No geral, foi um arco mediano. Bem desenhado e focado em personagens periféricos da grande saga de Hickman.

Este arco foi originalmente publicado em Avengers World 17 a 21 e, no Brasil, em Vingadores - Os Heróis Mais Poderosos da Terra 12 a 15.

comments powered by Disqus