terça-feira, 9 de agosto de 2016

Elektra: Linhagem Assassina


Na leva de encadernados que a Panini vem sabiamente investindo focada em arcos fechados de personagens, Elektra era certamente algo que não poderia faltar. Com o roteiro de W. Haden Blackman, quem se destaca pra valer aqui é o desenhista Mike Del Mundo que nos presenteia com uma arte que faz mais que juz a personagem.


A trama deste primeiro arco que leva as cinco primeira edições da personagem se foca no trabalho que a ninja assassina grega recebe da Casamenteira, uma espécie de agente de mercenários de mais alto nível. A missão não é fácil, terá que caçar praticamente uma lenda viva - O Corvo Encapuzado. Trata-se de um assassino de aluguel que tem um histórico fabuloso - desde caçar e eliminar ditadores até mesmo "roubar" recompensas de mercenários famosos da Marvel como Dentes de Sabre, Caçador de Escalpos e até mesmo o Treinador.

Todavia, Elektra não está sozinha nessa busca. Ela tem um concorrente também atrás do prêmio, uma espécie de mercenário assassino australiano chamado Lábios Sangrentos. Ele é tipo um meta-humano cujos poderes e conhecimentos adquire se alimentando de parte dos corpos de suas vítimas sejam animais ou até mesmo outros humanos. Ele é primitivo e parece guiado por uma entidade que ele denomina de Serpente. E para essa missão, depois de se alimentar de vários agentes da SHIELD, ele chega até a prisão onde se encontra o aleijado Mercenário. E ele será a próxima vítima de Lábios Sangrentos para saber a localização do Corvo Encapuzado.


A história leva Elektra até um dos últimos esconderijos do Corvo Encapuzado na Terra Selvagem. No meio do caminho, ainda topam com o Caçador de Escalpos e a Mercenária que também estavam atrás do Corvo em busca de vingança. Naquela confusão, um dos monstros primitivos do lugar surgiu em fúria para proteger suas crias que estavam ali perto. E lá naquele lugar, após achar um uniforme esquecido do Corvo Encapuzado, Elektra encontrou-se com aquele que contratou seu serviços.

O nome do rapaz era Kento Roe e ele alegava ser o filho do Corvo Encapuzado. O menino disse que seu pai havia a muito tempo abandonado aquela vida pra se dedicar a família, mas que desde que seu nome voltou a tona ele abandonou o jovem para protegê-lo de qualquer cara em busca de vingança. O menino sequer tem realmente a recompensa para pagar Elektra e a Casamenteira, mas confia que a Ninja irá ajudá-lo mesmo assim. Elektra concorda desde que toda a rede de informações do Corvo seja passada pra ela quando achá-lo. E assim é feito um trato.

Lábios Sangrentos só chega muito depois na Terra Selvagem e precisa se alimentar do mesmo monstro que comeu o Caçador de Escalpos para saber mais informações. Ele também resolve ressuscitar a mercenária que foi esfaqueada por Elektra só para se alimentar aos poucos de pedaços delas e ficar ainda mais preparado pro que há por vir.


Kento e Elektra seguem para o próximo possível paradeiro do Corvo e isso os leva até a cidade afundada de Shicheng. É lá que o pai fez um memorial em honra da mãe de Kento e havia até flores novas no túmulo da mãe. O Corvo Encapuzado esteve há pouco ali, mas a busca seria deixada para depois. Ali, finalmente, Elektra e Lábios Sangrentos se confrontariam pela primeira vez. E em meio a esse combate mortífero, os dois foram atacados por uma espécie de ataque psíquico em que reviveram seus fantasmas do passado. E isso remexeu muito com a Assassina que acabou vendo um espectro da sua mãe renegando essa vida que a filha levava.

Elektra viu em sonhos como seria sua vida se simplesmente tivesse decidido seguir em frente levar uma vida normal. Era o que aquele espectro da sua mãe desejava para ela. Já Lábios Sangrentos teve visões ainda mais perturbadoras com sua família, que também foi mais uma de suas vítimas do canibalismo. Elektra resistiu as visões e conseguiu tirar um desacordado Kento dali da cidade submersa. Encontrou com a Casamenteira e seguiram ainda mais para o norte - a última base de Corvo Negro ficava realmente no Polo Norte.


No fim da viagem, foram alcançadas pela nave pilotada por Lábios Sangrentos. Elektra saltou para cima do Mercenário em queda-livre e destruiu os controles da nave para derrubá-lo pra morte certa na neve. E lá, no meio da nevasca, ela encontrou finalmente o Corvo Encapuzado. Bem preparado, o experiente Mercenário resistiu a todos os ataques da Assassina. Ele tinha o dom de antecipar psiquicamente todos os ataques de Elektra e ela então decidiu recorrer a um modo de plena fúria instintiva para sobrepujar o Corvo. Assim, ela foi mais rápida e derrotou sua presa.



Ao desmascarar o Corvo, ela encontrou o rosto de seu pai ali. Mas tudo era apenas uma projeção mental executada por Kento e assim se explicou o ataque psíquico que ela e o Lábios Cinzentos tiveram em Shicheng. Lábios Sangrentos também estava de volta e ainda mais tentado a consumir parte de Elektra, aquela que mais de uma vez o derrotou. A Ninja decidiu dar o que ele queria e assim que ele consumiu um pouco do sangue dela, teve uma grande aversão ao sentir tudo que ela já sofreu até ali.


No fim, o Corvo Negro se revelou com seu verdadeiro rosto, apenas um já envelhecido japonês disposto a deixar a vida antiga para trás. Elektra aprendeu bastante com essa missão, sentiu como seria uma vida diferente mas não negou sua atual. E por fim, num rápido epílogo, vemos a Mercenária livre mais uma vez e disposta a ter sua vingança contra Elektra.

Resumidamente, é uma história muito bacana da personagem, mas não chega a ser nada célebre ou marcante. Se formos comparar com algo no estilo feito mais recentemente e com um clima parecido, a revista da Viúva Negra acaba se saindo melhor por ser mais dinâmica, com histórias mais interessantes e conseguindo trabalhar melhor a vida particular da protagonista. De qualquer modo, é um deleite ver a arte de Mike Del Mundo em ação.

Coveiro

comments powered by Disqus