terça-feira, 30 de agosto de 2016

Homem-Aranha 2099: Um 2099 Imperfeito

Após o Aranhaverso, Miguel O'Hara pensou que tinha voltado para a sua verdadeira época apenas para encontrar Nueva York completamente destruída. Em pânico, ele tenta descobrir como aquilo pode ter acontecido.






Enquanto vasculha as ruínas atrás de sobreviventes ou de quaisquer respostas, o Aranha 2099 é surpreendido pela aparição de uma versão do Maestro, a versão futura maligna do Hulk. Miguel o reconhece por uma aventura antiga que teve na revista do Capitão Marvel (Genis Vell), mas não tem muita chance contra o monstro, que o derrota e aprisiona junto com a Doutora Estranho 2099.



Na prisão, os dois se ajudam e a Doutora Estranho 2099 (a VERDADEIRA Doutora Estranho 2099 que existe desde os anos 90, não a tentativa ridícula de retcon do Bendis no run dos X-Men) cura o Homem-Aranha e o leva a Sala do Troféu do Maestro, onde eles esperam usar a máquina do tempo do Doutor Destino para voltar ao presente pós-Aranhaverso. Pelas poucas informações que ele tinha, o evento que levou à destruição do mundo foi desencadeado pela Alchemax e Miguel acredita ter sido responsável indireto por um efeito borboleta. No entanto, as coisas dão errado e a Doutora Estranho é aparentemente morta. Miguel consegue acertar o Maestro com um disparo de um Hulkbuster e foge para o presente achando que seu adversário está morto. No entanto, Maestro e a entidade que dominou a Doutora Estranho simularam suas mortes e usam a máquina consertada por Miguel para fugir para o presente. Assim, pela sexta ou sétima vez, existe um Maestro no presente do Universo-616.



Assim, de volta ao ano de 2016, Miguel volta a se passar por Mike O'mara e continua a trabalhar na Alchemax para descobrir no que sua interferência mudou o futuro. Ele descobre sobre os planos de uma prisão high-tech cuja ideia inicial foi dele e pede para que o Homem-Aranha use as Indústrias Parker para impedir o projeto da empresa rival. Ele aproveita para curar sua vizinha, Tormenta, do câncer que ela tem. Usando um soro que ele obteve em 2099, ele consegue curá-la rapidamente. No entanto, tem o efeito colateral de fazê-la se transformar em uma vespa mutante que ele precisa derrotar e curar em definitivo. E, no processo, ela descobre a identidade secreta dele.



Então, o que o Maestro apronta no presente? Quem é a entidade que possui a Doutora Estranho? O que Peter Parker fez para impedir que a Alchemax? O que acontecerá com Tormenta?

Bom, tudo isso fica em aberto porque o Universo-616 foi destruído na Última Incursão. Quem sabe, quando Guerras Secretas acabarem, possamos saber como continuam esses ganchos...




Peter David meio que apenas "cumpriu tabela" com o Aranha 2099 enquanto as Guerras Secretas não começam. Pegou criações dele (Maestro e Doutora Estranha), referências a antigas histórias dele (Capitão Marvel) e abriu vários plots para o que pode acontecer com Miguel O'Hara depois do megacrossover da Marvel. A arte de Will Stiney continua mediana.


Um detalhe curioso é que, quando Miguel foi enviado ao futuro no Aranhaverso, ele foi para o ano 2099 do Universo-616. No entanto, as revistas da linha Marvel 2099 se passam no Universo-928.


Esta história foi originalmente publicada em Spider-Man 2099 9 a 12 e, no Brasil, em O Espetacular Homem-Aranha 11 a 13.

comments powered by Disqus