domingo, 14 de agosto de 2016

Manual para o Mundo dos Vingadores de Hickman - Volume 2

Jonanthan Hickman é o homem que quando assina seu trabalho faz algo único e sem igual. Mas muitos podem ficar confusos no decorrer da primeira leitura e é por isso que se fala que seu texto é diversão para dois momentos. Ou seja, é mais que necessário duas lidas. E para quem quiser um guia para acompanhar com mais minúcias tudo o que sabemos até agora e estar pronto para as Guerras Secretas, eis o segundo volume do nosso Manual para o Mundo dos Vingadores de Hickman:


Vingadores de Steve Rogers
Durante os eventos do Pecado Original, o Capitão América acabou descobrindo que foi enganado mais uma vez por seu amigo Tony Stark e todas suas memórias envolvendo os Illuminati e as incursões foram apagadas. Passado alguns meses a frente, na série de histórias batizada de "O Tempos se Esgota", o agora envelhecido Steve Rogers criou uma força tarefa de Vingadores especializados em caçar os Illuminati. Usando a SHIELD de apoio, ele alistou a Capitã Marvel, Máquina de Combate e diversos drones a seu comando, Gavião Arqueiro e a Arcanjo (alcunha usada pela Mulher-Invisível). Sem restrições, Rogers e sua equipe vem até mesmo invadindo jurisdições fora dos EUA e provocando um grande mal estar internacional devido a essa sua obsessão.



Vingadores do Mancha Solar
Alheio a essa rixa entre o Capitão América e Tony Stark, o mutante ex-membro da X-Force e atual Vingador Mancha Solar resolveu agir paralelamente para criar uma equipe realmente útil de Mais Poderosos Heróis da Terra para tentar sanar os grandes problemas que estão por vir. O primeiro passo foi adquirir a IMA e assim empregar as boas mentes daquela organização nerd para fins mais saudáveis. Depois, foi até os inteligentes garotos-zebras da Terra Selvagem e os alistou para auxiliar na construção de aparatos sem igual para lidar com as futuras ameaças. Por fim, ele acabou alistando outros heróis para dois times.


O primeiro grupo contava é, claro, com a escuderia de seu amigo de longa data - Samuel Guthrie, o Míssil. Agora casado e pai de familia, Sam voltou de Chandilar no Império Shiar, com sua esposa Esmagadora e seu filho, para apoiar o amigo. Em seguida, convocou Shang-Chi, Pod, Dobra, Validante, Viúva Negra e Mulher-Aranha para servir ao time que tentaria impedir que os Vingadores de Steve Rogers e os Illuminati se matassem.


Vingadores Multiversais
O segundo grupo reunido por Roberto da Costa tinha a missão sem volta de tentar impedir a grande ameaça que ocasionou as incursões. Com uma máquina capaz de empurrá-los até o outro ponto do Multiverso, seguiram aquele que foi um dia Thor (agora, Odinson), Hipérion, Estigma, Máscara Noturna, Abismo e um exército de Ex-Nihilis. São os mais casca-grossas que Beto conseguiu arrumar e partiram numa jornada sem igual pelas realidades. Lá, eles topariam com o Sacerdotes Negros e teriam um confronto único com os Reis de Marfim.


Os novos Illuminatti
Quando viram suas mãos realmente sujas do sangue da Terra alternativa da Grande Sociedade, os antigos Illuminati se desfizeram. Namor foi expulso e uma briga dele com o Pantera Negra estourou ali mesmo na frente dos demais. Com os ânimos mais calmos, cada um seguiu pra seu lado. Só que o sinal de uma nova incursão surgiu na palma das mãos de cada um e eles não tinham espírito mais para resolver aquilo agora. Para eles seriam o fim, só que o mundo continuou mesmo depois da contagem da última incursão. Agora, Steve Rogers sabe o que eles fizeram (desde o Pecado Original) e os Illuminati estão sendo todos caçados. Ao mesmo tempo, Reed Richards, Pantera Negra, Fera e o Doutor Jade (que é o Hulk) não estão nada felizes em ver que Namor reuniu a tal Cabala para continuar a fazer a matança de mundos que eles começaram.


Vivendo sempre em fuga, esses quatro illuminati tem agora o reforço do Capitão Britânia (único sobrevivente de sua tropa), o jovem Amadeus Cho e Hank Pym, que seguiu em missão própria numa jornada psicodélica pelo microverso para entender melhor quem são os causadores das incursões. Tony Stark e o Doutor Estranho estão desaparecidos. Mais tarde, descobrimos que o primeiro é cativo da própria Cabala.O Doutor Estranho tem sua própria história com os Sacerdotes Negros como veremos mais adiante.


Cabala
Com a dissolução dos Illuminatis ao final da destruição da Terra da Grande Sociedade, Namor foi o único que tomou a iniciativa para deter a iminente incursão que surgiu logo em seguida. Para tal, ele decidiu juntar um time que desta vez não tivesse escrúpulos nenhum para destruir mundos. Com isso, ele soltou a Cisne Negra, Thanos, Próxima Meia-Noite, Corvus Glaive e o Terrax de uma realidade alternativa. Depois, juntou-se ao grupo o instável inumano Maximus, irmão de Raio Negro e que vinha ajudando os Illuminati até então. A Cabala se mostrou deveras eficiente em executar outros mundos, tomou a Necrópole de Wakanda das mãos do Pantera Negra e roubou suas bombas de destruição de mundos. Todavia, com o tempo, Namor começou a perder sua liderança e força ante o grupo e Thanos foi se mostrando o verdadeiro respeitado dos demais. Durante os oitos meses a frente, no arco d'O Tempo se Esgota, o titã louco se pronunciou aos líderes do planeta e contou a eles sobre seus atos e como estavam salvando nossa realidade matando outras Terras.


Pod (Aikku jokinen)
Inicialmente, acreditava-se que POD era apenas um mecanismo robótico que surgiu como fruto de umas das bombas evolucionarias de Ex Nihilo no primeiro arco dos Vingadores de Hickman. Contudo, assim como todos os demais produtos dos Jardineiros, havia um hospedeiro dentro daquela armadura. Era a garota norueguesa Aikku Jokinen. A jovem depois da luta dos Vingadores foi capturada pelo Ministro da Defesa da Ilha Barbuda, nova nação das Ideias Mecânicas Avançadas, e usada em experimentos. Somente quando Roberto da Costa comprou a IMA é que ela se libertou e passou a ingressar como membro da equipe de seus vingadores. Na luta final, POD ficou com a missão de guardar em segurança o bebê de Míssil e da Esmagadora. A armadura de Aikku é capaz de voar, gerar um escudo de regeneração, possui um grande arsenal adaptável a cada ataque e é virtualmente indestrutível.



Validante (Michaud)
É a Líder e única sobrevivente da Tropa Omêga que invadiu a área no Canadá que foi afetada pela Bomba de Origem enviada por Ex Nihilo no primeiro arco dos Vingadores do Hickman. Michaud, no entanto, não continua mais a mesma desde então, provavelmente afetada para sempre pelos efeitos da bomba. Ela também se junta ao final de tudo aos Vingadores de Roberto da Costa.



Filhos do Sol (Povo-Zebra)
Uma das Bombas de Origem que caiu na Terra Selvagem tinha como próposito o Auto-Sustento e com isso criou uma nova raça de humanóides completamente livre da necessidade de dormir, comer, beber e que vivem simplesmente da energia solar. São chamados por uns de filhos do Sol, por outros de Povo-Zebra. Pelas similaridades físicas que tinham com Hipérion (que também se alimenta e vive do Sol), foram adotados por esse Vingador de outro mundo. Rapidamente cresceram e se tornaram adultos. Sendo instintivamente muito inteligentes, Roberto da Costa os contratou para ajudar seus cientistas da IMA nos novos projetos que tinha em mente.



Cártografos
São a resposta imediata dos Reis de Marfins a Rabum Alal. A tarefa deles era marcar os mundos onde Rabum Alal ou suas discipulas Cisnes Negras já haviam matado Homens-Moleculares. Eles eram configurados de tal maneira por um programa virótico que qualquer inteligencia artificial poderia ser infectada e se tornar também um cartógrafo a serviço dos Reis de Marfim. E foi assim que, por exemplos, os super-adaptóides da IMA acabaram sendo infectados e convocados para suas fileiras.


Os cartógrafos seguiam em uma onda imparável pulando de Terra em Terra através das Incursões. Neste caso, ocorria o evento chamado Sidera Maris, onde eles saltavam duma Terra que já teriam deixado "morta" para uma nova a ser sua vítima. A Terra que sobrasse era marcada para ser visitada por eles no futuro com o objetivo de deixá-la com o mesmo fim. Foi através de um incidente da Sidera Maris na Latvéria que Destino acabou descobrindo sobre as incursões.

Beyonders ou Reis de Marfim
São seres praticamente omnipotentes para qualquer realidade do nosso Multiverso. Se dizem os criadores de tudo e que fizeram o multiverso para fins de estudo e observação. Mas como todo experimento, tudo acaba e o marcador final de cada realidade foi implatando na forma de um Homem Molecular em cada planeta terra de cada realidade. Mas seus planos estavam por um fio quando Rabum Alal surgiu para eliminar prematuramente Homens Moleculares de diferentes realidades e assim salvar o Multiverso de seu fatídico fim.

Os Reis de Marfins são os Beyonders, aqueles que vieram do além e é de uma dimensão fora das nossas realidades de onde vem toda a fonte de poder do cubo cósmico. E esses cubos cósmicos muitas vezes se tornam sencientes e já são por si só poderosíssimos. É o caso de Kubik, o Moldador de Mundos e até mesmo o Beyonder (Kosmos) da minissérie original da Guerras Secretas. Segundo Hickman, os cubos cósmicos podem equivaler a chocadeiras onde crescem futuros Beyonders. Neste caso, cabe interpretar que o primeiro Beyonder não passava de uma "bebê" ainda descobrindo tudo ao redor.


Para fazer tudo que seriam capazes, os Beyonders tiveram que pessoalmente destruir as formas celestiais mais poderosas do universo. Hank Pym, na forma de Jaqueta Amarela, fez um jornada paralela via o microverso e observou um verdadeiro massacre que custou a vida de Celestiais, Eternidade, Infinito e até mesmo o Tribunal Vivo. Sem essas forças, não havia qualquer oposição a esses criadores. Num confronto final com Rabum Alal, o resultado final foi tão voraz que diminuiu a quantidade de realidades diferentes a apenas não mais que duas duzias como observou os Illuminati durante essas histórias.

Homem Molecular
Nascido na cidade de Dinossauro, em Colorado, Owen Reece era um cientista da ACME Atomics Corporation quando sofreu o acidente que lhe conferiu poderes praticamente divinos de manipular qualquer molécula inorgânica. Foi peça chave das Guerras Secretas originais e desde lá manteve um elo forte com a pessoa do Doutor Destino. Nessa minissérie, ele descobriu que poderia também controlar moléculas orgânicas e isso o colocou tão qual mais poderoso que até mesmo um Beyonder. Foi personagem importante das Guerras Secretas II e com o tempo passou a ficar comprometido mentalmente e desassociado da realidade.


Nessa nova Guerras Secretas, descobrimos que há um Homem-Molecular para cada realidade implantado pelos Beyonders e que eles, diferentes de outros personagens que podem divergir a cada mundo, são exatamente iguais em cada Terra diferente. Sua instabilidade mental também seria programada pelas entidades e que seria o começo que dispararia o evento em que eles nas mais diferentes realidades seriam responsáveis por destruir o Multiverso como verdadeiras bombas relógios programadas.


Sacerdotes Negros

Nesse jogo de salvar mundos, os Sacerdotes Negros são entidades poderosíssimas que fazem uso da mais alta e mortífera magia com a intenção de destruir Terras intrusas numa incursão e salvar ambos os universos na atual instabilidade do Multiverso. Segundo a narrativa da Cisne Negra que caiu na Terra 616, eles são os responsáveis por invadir a Biblioteca de Mundos e que a levou a escapar antes de ser morta como suas demais irmãs.


Mais tarde, nos foi revelado que o líder dos Sacerdotes Negros era ninguém menos que o Doutor Estranho. Depois que os Illuminati se desfizeram pela primeira vez, ele decidiu tomar a iniciativa sozinho e viajou para os confins do Multiverso. Quando os Vingadores Multiversais chegaram até o templo dos Sacerdotes Negros num canto distante após muitas realidades, descobriram que Stephen Strange era o líder deles, alguém que sabia sozinho as frases capazes de destruir mundos quando seus seguidores sabiam apenas palavras isoladas. Strange é responsável por então invadir a Biblioteca de Mundos atrás de Rabum Alal e é justamente essa invasão que a Cisne Negra relatou aos Illuminatis no começo. Por questões de ter viajado tão profundamente no espaço-tempo, Strange e seus Sacerdotes Negros é quem criaram o evento que expulsou a jovem seguidora do Destruidor de Mundos do seu lar.

É incerto saber na verdade a verdadeira origem dos Sacerdotes Negros ou mesmo se além de líder deles, O Doutor Estranho também é seu criador. Uma curiosidade é que os elmos dos mesmos são bem similares ao que o Mago Supremo roubou do herói Norne do mundo destruído que era protegido pela Grande Justiça.



Cisnes Negras
Complementando o que falamos anteriormente sobre a Cisne Negra no primeiro Manual, finalmente tempos mais compreensão agora de quem são essas mulheres devotas ao Destruidor de Mundos. Praticamente fazem parte de uma religião, que começou desde que a primeira criança inocente viu a entidade de Rabum Alal matar um Homem-Molecular e salvar assim não só aquela Terra como todo a realidade dali. De uma, várias começaram a surgir nas mais diferentes realidades e juntas operavam fielmente na Bibliotecas de Mundo que servia de quartel general de Rabum Alal. Todas tinham missão de viajar entre realidades e matar Homens-Moleculares de diferentes mundos.


Com o tempo, houve dissidências que começaram a achar que não só os Homens Moleculares, mas todas as Terras é quem deveriam ser destruídas para salvar o Multiverso. Essas seriam portanto versões mais radicais da religião e que entenderam a mensagem errada de Rabum Alal. A Cisne Negra que caiu em nossa Terra 616 é uma delas. Há muitas versões não humanas de Cisne Negras, já outras lembram personagens conhecidos da Marvel como Emma Frost, Rapina, Madame Hidra, dentre outras. Como curiosidade fica que em inglês, o termo Cisne Negro é referido a algo ou algum evento raro.


Biblioteca de Mundos
É um lugar fora das dimensões e que tem como registro o catálogo de tudo sobre os mundos das  mais diferentes realidades. Inicialmente criada pelos Reis de Marfim, acabou tomada por Rabum Alal e suas Cisnes Negras como base de operações. Há alguns universos que através de suas terras há acesso direto para a Biblioteca por algo chamado de Grandes Chaves (é o caso da Terra-Natal da Cisne Negra que foi parar na realidade 616).

Segundo os Sacerdotes Negros, a Biblioteca é composta de uma sala onde não há emissão de palavras, outra que servem de prisão para guardiões de conhecimento perdido e que continuam a catalogar e armazenar informações e uma terceira sala com espécies de discos rígidos de luz com todas as informações que existem. Há uma sala que é também a câmara de Rabum Alal e lá somente as Cisnes Negras cegas são capazes de entrar para preservar sua identidade.

Rabum Alal
É o Destruidor de Mundos, desde muito antes. Destino já era definido assim por muitos outros e muitas vezes por si mesmo. Aqui, na verdade, ele tinha só a missão de matar todos os Homens Moleculares de todas realidades e assim salvar o multiverso. Para tal, precisava se manter incógnito e desconhecido pelos próprios Beyonders. Criou assim a alcunha de Rabum Alal, atacava disfarçando seu verdadeiro eu sempre e com o tempo precisou da ajuda de um clã devoto, as Cisnes Negras, para lhe ajudar no seu papel.


Muitos se questionam como Destino poderia ser Rabum Alal sendo que ele só tomou conhecimento das incursões muito depois dos próprios Illuminati e muito antes mesmo da Cisne Negra cair na nossa Terra 616. A questão aqui remonta questões de espaço tempo, onde o nosso Destino praticamente se colocou no jogo que ele mal sabia que ele mesmo criou. Quando ele e o Homem-Molecular decidiram voltar ao começo de tudo e a origem do problema, desceram muito fundo na malha do Multiverso e isso os colocou inclusive no princípio da questão em termos temporais. Assim, o Doutor Destino de depois seria o Rabum Alal de antes, criando uma intricada alça temporal até mesmo para os Beyonders compreenderem.


Vocês devem ter notado várias alças temporais aí. Talvez, para quem esteja pouco familiarizado com a temática, seja difícil mesmo acompanhar. Por isso fiz o esquema abaixo para tentar ficar mais claro. Comece sempre, é claro, da primeira incursão na Terra e siga as setas:

Clique para ampliar


E quem quiser conferir o primeiro volume, eis aqui! É uma ótima pedida pra se preparar não só pra Guerras Secretas, como também estar afiado pra quem não leu e vai ler Infinito!

Coveiro

comments powered by Disqus