terça-feira, 30 de agosto de 2016

Nova: final feliz


Após viver as suas aventuras cósmicas na saga do Vórtice Negro, o Nova voltou para a Terra buscando colocar ordem novamente em sua vida.

A primeira atitude do Sam Alexander foi levar o capacete do antigo Nova, Richard Rider, para a sua família. Após meses (ou anos) sem informações, a família Rider agora encontrou um final, não tão feliz, para as suas buscas por informações. Eles ainda perguntaram sobre o seu outro filho, Robbie, mas o Sam não sabia informar nada sobre ele.

O outro foco do herói foi em encontrar o seu pai. Após 29 edições procurando ele, o mais perto que ele chegou foi de algumas pistas, mas nada realmente concreto. Para achar seu pai, ele chegou a roubar e ameaçar os Chitauris, o que não foi visto com bons olhos.

Ele faz alguns negócios no sub-mundo cósmico e acaba encontrando o seu pai, na nave Chitauri perdida e roubada. Mas não existe tempo para momentos melosos. Os chitauris estão polvorosos atrás do Nova. Mas cientes de que não poderiam deter o herói em força bruta, arremessam uma leva enorme de meteoros contra a Terra. Uma vez não podiam vencê-lo, matariam quem ele mais ama.


Sam consegue voltar para a Terra a tempo de salvá-la. Mas vale dizer que o mérito também ficou com os seus amigos. Bill Raio Beta, Thor, Rocket Raccoon, Capitã Marvel e Homem de Ferro chegaram para impedir a destruição do planeta.

Coube a Nova viajar pelo espaço para deter a origem de todos esses problemas: Guerrilheiro. O herói acidentalmente pulverizou o vilão no fogo do sol e conseguiu salvar o seu pai. Agora a família Alexander finalmente poderá viver em paz e unida, como todas as famílias deveriam ser. E em uma cena quase pós-crédito, descobrimos que Guerrilheiro sobreviveu.


Esse run do Nova de Gerry Duggan foi bastante surpreendente. Criado do zero, o personagem enfrentou um enorme hate por substituir Richard Rider, um herói que nunca foi grande coisa, mas antes de morrer viveu a sua melhor fase no cosmo da editora. O que deixou a galera com um gosto de "quero mais" e naturalmente foram contra a ideia do Sam.

Mas os três escritores que a HQ teve: Jeph Loeb, Zeb Wells e Gerry Duggan conseguiram trazer uma unidade e humanização para o personagem. Suas histórias eram interessantes, divertidas e descompromissadas, ao mesmo tempo em que envolviam. Quem não torceu o run inteiro pelo encontro dele com o seu pai?

Vale destacar também a arte de David Baldeon, que acompanhou todo o período final da HQ. Esse review abrange as edições publicadas originalmente em Nova 29-31. Que saiu aqui no Brasil em Universo Marvel 33, 34 e 35.

Kinhu Heck

comments powered by Disqus