sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Novíssimo Capitão América: Fazendo história

ALL-NEW MARVEL NOW NOVÍSSIMOS VINGADORES 5 6 7 8 9 REMENDER STUART IMMONEN ALL-NEW CAPTAIN AMERICA 1 2 3 4 5 6

O que é (ou quem é) o Novíssimo Capitão América do roteirista RICK REMENDER, apresentado da edição 5 à edição 9 da revista Novíssimos Vingadores? Não é a primeira vez que Steve Rogers deixa de ser o Capitão América. Apenas na última geração isso já aconteceu quando Bucky Barnes assumiu o lugar do herói supostamente morto, em um período sombrio do universo Marvel. Agora, porém, Steve não está morto, mas limitado demais para manter-se no papel. Contudo, a chegada de Sam Wilson, até então o Falcão, não pode ser vista apenas como um reflexo de ações afirmativas sobre o mundo dos quadrinhos.

Como comentei na última resenha, a história se trata de legado. E é sob orientação do próprio Steve Rogers que Sam imprime sobre o Capitão América sua própria marca, ao mesmo tempo mantendo o que esse “manto” representa. Coloca-lo frente a frente com uma persistente Hidra é um recurso simultaneamente óbvio e acertado de Remender, já que combater esse tipo de organização é, afinal, um dos papeis mais nítidos da trajetória de Steve.

O certo desconforto e o aprendizado necessário presentes nos primeiros movimentos de Sam como o Capitão América dão um ar mais realista a sua nova função, assim como servem de alívio cômico para uma história tensa e cheia de ação.

Adicionar um novo Nômade (Ian, filho adotivo de Steve) e uma heroína meio sumida dos quadrinhos como parceiros, e vilões clássicos como Batroc, Ossos Cruzados, Pecado e a Sociedade da Serpente, é outro movimento coerente de Remender, que persiste na fórmula com Zemo e suas conspirações mirabolantes. A partir daí é uma mistura explosiva de James Bond com Missão Impossível e... super heróis, claro! A ameaça biológica no sangue de um jovem prisioneiro, reviravoltas chocantes em relação aos antagonistas e os protagonistas, contrastando sempre com as reflexões que Sam faz a quase todo o momento com sua vida pregressa (às vezes antes mesmo de se tornar o Falcão), equilibram sequências de tirar o fôlego com respiros bastante críticos sobre os caminhos tortuosos que o membro de uma minoria é quase obrigado a seguir em um país como os EUA.

Aliás, o questionamento que Sam faz a quase todo o momento se está à altura da responsabilidade assumida era algo necessário e presente através das páginas da história, sempre contrastando ironicamente com a grande segurança que Ian transparece. Porém, mesmo aparentemente diante de uma falha e de fatalidades terríveis a serem carregadas sobre seus ombros (sobra até para o Asa Vermelha!), Sam supera suas inseguranças, demonstrando não apenas ser um grande herói – que já era como Falcão –, mas que aos poucos se qualifica como um grande Capitão América. Digno do posto.

A arte de STUART IMMONEN está mais espetacular do que o de costume, e fica claro o quanto ele se divertiu ilustrando essas histórias. Uma escolha acertadíssima para um título envolto em desconfianças e má vontade de leitores mais tradicionalistas. Sequências impecáveis, com um trabalho excelente do finalista Wade von Grawbadger e do colorista Marte Gracia.

ALL-NEW MARVEL NOW NOVÍSSIMOS VINGADORES 5 6 7 8 9 REMENDER STUART IMMONEN ALL-NEW CAPTAIN AMERICA 1 2 3 4 5 6

Superação após superação, mesmo diante de um desastre iminente, mas com uma surpresa de aliviar o seu coração e dos leitores, Sam cumpre sua missão. Mais do que isso, ele verdadeiramente se torna aquilo que ninguém menos que Steve Rogers espera dele. Ele se torna o Capitão América!

João

comments powered by Disqus