quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Wolverines: Não é fácil seguir um legado



De um lado, temos um bando de experimentos problemáticos do projeto Arma X que tem seus dias contados. Do outro, uma série de ex-inimigos do Wolverine que de alguma maneira se vêem ligados ainda a ele mesmo depois morte. E, claro, X-23, talvez a única dentre esses citados que seja realmente algo de bom. Unidos pelas improbabilidades do Destino, eles agora estão sendo forçados a ficar juntos por um novo personagem autodenominado Shogun até todos encontrarem uma cura definitiva pra as cobaias do Arma X. Paralelamente, Mística tem um plano elaborado baseado nas visões póstumas da sua ex-companheira Sina. Mas o que ninguém contava mesmo era com a intromissão do alienígena Garra, que chega ali para realmente testar quem é digno de ser de fato um herdeiro de Logan.

Depois de abusar e humilhar Daken, Garra tem um novo alvo para seus joguinhos e testes assustadores. E desta vez, quem é teletransportado dali é o Dentes de Sabre. Ambos vão parar a 68 anos-luz dali para confrontar um verdadeira frota de piratas siderais Jgrajjs, conhecidos naquela parte de uma galáxia como aqueles que escravizaram, mutilaram e assassinaram trilhões de inocentes. Seria um prato cheio para o velho Creed se vingar de todos ali, certo? Mas e quanto ao novo Dentes de Sabres que surgiu após os eventos do Eixo?

Bom, a medida que avança para a ponte de comando e vai chacinando aquela raça, Creed se enche de dúvidas. A coisa muda de figura quando descobre as mais sórdidas crueldades que os Jgrajjs cometeram com as outras raças dominadas. Mas quando ataca os piratas, percebe quão frágeis os monstros eram. Todos naquela galáxia eram muito vulneráveis e se os Jgrajjs eram mais fortes e viam Creed como um Deus, o que fazer? Como Wolverine agiria? Garra chega para cutucar ainda mais a consciência do ex-vilão, relembrando como Creed era uma casca vazia antes das mudanças do Eixo e conta como Logan comentou certa vez que tinha pena dele. Será que Dentes de Sabre realmente estaria a altura de ser alguém como Logan foi. Após exterminar todos os Jgrajjs, Garra retorna a Terra com ele e o deixa cheio dúvidas.


Na sequência da lista de Garra, quem é levado agora é X-23. Desta vez, não há testes com a garota, apenas uma conversa franca que o alien queria ter no bar preferido de Logan no espaço. Ele conta a ela como forçou com a bebida mais tóxica das galáxias para conseguir fazer com que Wolverine soubesse a sensação de estar bêbado ao menos uma vez. Revela a relação de amizade que se formou com o baixinho mesmo que tudo tenha começado com um confronto entre a Guarda Imperial Shiar e os X-Men. Explica que assim como X-23, ele é um Lupak que foi clonado e com a mente anterior  restaurada no novo corpo quando foi contaminado pela ninhada. Por fim, revela-se um amigo secreto que nunca imaginávamos que Logan queria ter.

Paralelamente a essas viagens e testes feito pelo garra, vemos algumas outras coisas rolando na Mutano, a atual nave do grupo. Mística não anda nada satisfeita com a intromissão de Garra e com isso anda estudando um meio de matar o Lupak atacando seu ponto fraco. Da próxima vez que aparecesse, Garra estaria em perigo. Já associação de mentes que formava o personagem Shogun estava em risco. Sem o lado Sharp saber, Ogun estava com planos para dominar completamente aquele corpo e contava com o apoio de sua outrora amante, Lady Letal.


De volta ao bar intergaláctico, a conversa entre Garra e X-23 esquenta quando o alien confessa que pretendia usar em certo momento o "gatilho" que enlouquecia a clone a ponto de se tornar uma máquina assassina. Garra disse que desistiu de usar aquilo no momento que viu o quanto a Laura cresceu como pessoa e se tornou mais que um monstro. Ele só não entende porque ela anda com os demais e diz que aquela história de "palavras de controle" do Shogun era balela. Ninguém mais poderia controlar a X-23 se ela não quisesse.

Com os animos calmos, X-23 conta que Shogun foi o último que viu Logan vivo e deve saber mais de como ele morreu. Garra então decide voltar com ela para a Terra e chega bem no momento em que a Mística preparava seu plano para atacá-lo de surpresa. Nesse momento, o alien é atacado por todos e tem finalmente seu ponto fraco exposto. Sem muito tempo, ele decide se teleportar dali e leva consigo o Shogun que estava brigando com a Lady Letal em outra sala da aeronave mutano.

Levado para um planeta repleto de cristais gigantes, Shogun tem suas personalidades separadas, Ogun é silenciado por Garra e Sharp está no comando. Ele agora pode contar a história que não sabíamos. Ele se diz em parte culpado pelo assassinato de Logan. Foi a última das cobaias do projeto Arma X a ser enviada a encarar Wolverine naquele dia e o feriu feio. Mas Wolverine prevaleceu e ele apagou nos últimos instantes. Ele não sabe o que aconteceu em seguida mas quando despertou Logan não passava de uma estátua de adamantium admirando o sol se pondo.


Garra ouve com calma toda a história e, mesmo quando Sharp reage na ofensiva contra ele, diz que seguirá os ensinamentos de Wolverine  e não penderá para o caminho da Vingança. Ao invés disso, o Lupak usou o pouco de força que tinha para ativar seus poderes e transportar Shogun dali. Ferido, Garra sentou-se para admirar a serenidade do sol daquele planeta. De volta a Mutano, todos se admiram que Shogun tenha voltado, mas quem de fato está controlando aquela mente agora?

E em vários interlúdios que seguem nessa 18 da revista do Wolverine no Brasil, vemos que a ladra Fantomelle e sua rapozinha Culpepper estão roubando vários itens ligados ao Wolverine. Alguém de fato é um fã do baixinho e requisita de tudo - de plaquetas do exército aos mais diferentes uniformes. E para surpresa de muita gente, no final, o contratante do serviço da ladina é ninguém menos que Deadpool. Sim, o Mercenário Tagarela agora está numa vibe de ele ser o novo Wolverine.


É lógico que a coisa não dá nada certo e como mostra a primeira história da edição 19 de Wolverine lançada pela Panini, Deadpool está extrapolando a coisa toda. Primeiro, ele faz uma mescla maluca de todos os diferentes uniformes e identidades já usadas por Logan ao longo deste caminho. Depois, ele tenta de alguma maneira seguir seus passos e para tal ele decide arrumar uma briga com a Mulher-Hulk para fazer um paralelo da primeira aparição do baixinho nos quadrinhos. Em sequência rápida, vemos ele dando uma canseira também na vida dos X-men, Vingadores, Shield e até Tropa Alfa.


O último confronto sem noção do Deadpool usando a alcunha do Wolverine é com o Plaquetomano, uma espécie de colecionador de plaquetas de super-heróis.  E enquanto Deadpool aprende a duras penas a desistir dessa ideia rídicula, a ladra Fantomelle se infiltra secretamente na nave mutano para deixar o único uniforme do Wolverine que guardou para presentar uma amiga. E assim ela invade o quarto de X-23 e diz que mais do que qualquer um outro, ela merece aquilo.

No restante da edição 19, vemos o plano misterioso da Mística em ação. Usando seus dons transmorfos, ela entrega uma pista de onde o Sifão se encontra para o fragilizado Daken. Mesmo sem fator de cura e um dos braços, o filho do Wolverine não hesita em ter sua vingança. E quem vai atrás dele é X-23, disposta a ajudar o seu "irmão" a não morrer de jeito algum. Era o que Mística precisava para ter o restante do grupo a sua mercê. O que ela não contava era com a aparição surpreendente do mais que desconhecido personagem Portal para impedí-la (lembra-se dele? Nunca leu as histórias do Falcão de Aço?).


Já a jornada de X-23 e Daken leva a dupla a encontrar não só o Sifão como Blade, o caçador de Vampiros. Desta vez, Sifão estava mais consciente e inteligente, revelando que ele se tornava cada vez mais monstro a medida que precisava usar seu poder para se regenerar. Daken exigi que eles tenham uma briga até o fim e pede para que os demais não interfiram na luta. Assim, uma batalha sangrenta se inicia entre os dois enquanto que Blade e X-23 tem que lidar com uma horda de vampiros que surge naquele casebre abandonado.


Na mutano, os heróis derrotam o Portal e o deixam inconsciente no chão. Mas sem entender direito o que estava acontecendo, eles exigem que finalmente Mística revele seus verdadeiros planos. E Raven finalmente conta para eles que realmente está fazendo um jogo próprio e que no fim pode livrar até mesmo as cobaias do Arma X da sua morte genética progamada. Eles teriam que confiar nela ou todos perderiam.

Assim, no meio da batalha entre Daken e  Sifão, quando a coisa esquenta, o filho do Wolverine resolve escutar os conselhos de Laura e não mata de vez o inimigo. Afinal, ele era só mais uma cobaia ali e poderia ser inocente de tudo. A nave mutano chega finalmente a tempo, capturado Sifão e levandos de volta Daken e X-23 para se juntar ao grupo. Daken está revoltado e com a sensação de que está sendo usado ali. Sai da sala praticamente batendo as portas e  dizendo não confiar em ninguém. Algumas horas mais tarde, enquanto estava treinando, X-23 recebe a visita de Daken. Só que na verdade, aquela era Mística disfarçada e a clone percebeu no ato. Laura alerta que ela está ciente do jogo e assim as duas terminam essa parte da história se ameaçando. Quem vencerá nisso tudo?
Esse resumo contem apenas as partes que cabem a edição 18 e 19 publicadas aqui no Brasil, com histórias assinadas por Charles Soule e Ray Fawkes. Há um rodízio de artes feito por Juan Doe, Salvador Larroca, Jason Masters, Jonanthan Marks, Ariela Kristantina e Ario Anindito, e isso é responsável por uma série de erros e incongruências na narrativa da história. De mais, quanto ao roteiro, não tem muito o que falar. Tem sido uma das piores experiência não só na cronologia ligada ao Wolverine, mas em termos do que já li em quadrinhos. É uma pena, tem personagens como esse Shogun e a Fantomelle que realmente poderiam ter potencial para mais.

Coveiro

comments powered by Disqus