sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Guerras Secretas: Guerra das Armaduras



Dos muitos territórios que existem no Mundo Bélico, certamente Tecnópolis é um dos lugares mais avançados e promissores dos quatro cantos. Graças a benção da tecnologia da Família Stark, vivem o apogeu do desenvolvimento humano. Mas como nada pode ser perfeito, seus cidadãos ainda assim são infelizes. Afinal, estão eternamente condenados a viver enclausurados em armaduras, único meio de sobreviver a um vírus mortal que dominou aquela área por alguns anos.

Mas há algo mais naquele lugar, um segredo que foi escondido durante todo esse tempo e recentemente descoberto pelo Homem-Aranha daquela terra, Peter Urich. Mesmo com as habilidades que o virus que infectou sua armadura lhe concedia, o herói acabou sendo descoberto pelo seu antagonista e misteriosamente morto. E aquele se tornou mais um problema a ser resolvido pelo Barão Stark, como se ele já não tivesse preocupações demais com os eventuais ataques de seu irmão Arno e da gangue fiel ao Rei do Crime.



Uma das primeiras coisas a se fazer com a notícia daquela morte era avisar a jovem empresária Kiri Oshiru, das indústrias . Além de namorada de Peter Urich, Kiri era filha de amigos muito próximos do pai de Tony, Howard Stark, e que acabaram sendo assassinados quando ela era muito jovem. Stark se afeiçoou a menina desde cedo, tratando-a quase como uma irmã. Fora isso, o que quer que Oshiru fazia como projetos da sua empresa, notadamente chamou atenção tanto de Tony como de Arno , que de jeitos diferentes queriam adquirir a empresa. Em dado momento, a versão daquela realidade do Arraia é enviada pela dupla Arno e Rei do Crime para deter a jovem.

Tecnópolis tinha também seu próprio Thor, Jim Rhodes, preso numa armadura que servia bem de paralelo com sua versão de Máquina de Combate só que de posse de um gigantesco e pesado martelo. Como era delegado do lugar e também tinha certo apreço pelo jovem Peter, Rhodes foi incumbido de começar as investigações sobre quem matou o Homem-Aranha e porquê. O Rhodes daquele mundo também tinha uma sobrinha, Lila Rhodes (cuja versão 616 apareceu numa minissérie inédita aqui do Patriota de Ferro), amiga e principal funcionária de Kiri Oshiru.

Ao se aprofundar nas investigações, Jim Rhodes descobre que depois de uma autópsia feita pelo Doutor Druida no Aracnídeo, alguém tentou nublar a causa da morte original do personagem estourando seus miolos com um raio. Para entender mais fundo o que aconteceu, foi necessário também desativar a armadura do corpo morto, e isso tem como efeito imediato chocar os leitores com a cena em que vemos o corpo de Peter Urich imediatamente murchar.



Enquanto isso, o conflito entre os dois irmãos se torna inevitável em dado momento. O Barão Stark invade as dependências do Homem-Aranha de 2020 e sua série de autômatos do Homem-Máquina e se confrontam até ambos caírem no chão. Eles param por um segundo e parecem crianças de novo. Já o Rei do Crime é atacado pelo delegado do território Jim Rhodes, que ao ferí-lo mortalmente consegue arrancar ao menos da boca de Wilson Fisk que não foi ele o responsável de fato pela morte do Aranha. Essa revelação logicamente intrigou Rhodes e o empurrou para o caminho certo para descobrir a verdade por trás de toda essa trama.

Jim vai até outro gênio científico de Tecnópolis agora, o jovem Amadeus Cho, que ficou com a díficil tarefa de quebrar as travas de segurança de um disco que servia como "caixa preta" do Homem-Aranha antes da sua morte. E o que Rhodes descobre quando isso é recuperado é aterrador. O próprio Barão Stark matou o jovem Homem-Aranha, assim como agora iria matar Amadeus Cho e o seu Delegado. O Segredo da família Stark estava agora exposto e isso era uma ameaça direta a seu Baronato.



Peter não foi o primeiro a saber dos segredos de Tecnópolis, tudo graças a falha que o vírus que tinha na sua armadura criou tirando a programação que impedia todos de se aprofundar nessa questão.O pais de Oshiru enquanto trabalhavam para Stark também acabaram sabendo da verdade. E esses quando foram atrás do Tio Ben Urich contar os receios que tinham das descobertas durante o tempo nas indústrias Starks, acabaram levando o repórter do Clarim também a morte.  E pelos mesmos motivos, Tony tentava adquirir a empresa de Oshiru cujos atuais projetos eram uma ameaça a descobertas dessas pavorosas verdades obscuras do passado dos Starks.

Por mensagem holográfica gravada no momento imediato da morte de Rhodes, Lila acabou descobrindo também os verdadeiros segredos de Tecnópolis e viu que o Barão Tony Stark daquela realidade também estava por trás de tudo. Junto com Kiri, as duas entraram nas armaduras gigantescas que eram o projeto da jovem empreendedora e assim se preparam para o confronto inevitável com os irmãos Starks. É o clímax literal da Guerra das Armaduras. Tony Stark e seus drones unidos aos Homens-Máquinas de Arno para acabar com as duas garotinhas em armaduras gigantescas e por fim ao vazamento dos segredos.

A grande verdade aí é que Stark protege as questões de família. E esse é o único ponto em que os dois irmãos colocam as diferenças de lado e se protegem. Assim, é revelado a  jovem que tudo começou com um plano pra lá de oportunistas de Howard Stark para vender mais armaduras. Bastava infectar o ar com algumas particulas de um vírus mortal que tornaria uma porcentagem da população dependente das Armaduras e ele ficaria mais rico. O problema é que a coisa fugiu do controle e todos em Tecnópolis eram prisioneiros das carapaças de aço. Hoje, para preservar o nome Stark, uma programação no mainframe principal da cidade ligada a todas as armaduras afastam as pessoas da verdade. Só que a tecnológia de Kiri é uma ameaça a esse segredo.



Nas páginas que seguem, o que vemos é belas artes do brasileiro Takara colocando dois gigantescos e personalizados Mechas confrontando os Starks e aqueles ligados ainda a ele. No fim, Kiri revela que seu projeto já está em andamanento e a tecnológia desenvolvida por ela já tinha infectado o interior de Tecnópolis. O ataque com os gigantescos mechas foi mera distração e agora era questão de tempo até todos saberem de tudo.

O Baronato Stark acaba ali. Oshiru é a nova Baronesa, os Thors chegam tempos depois e levam os dois derrotados Starks para longe dali a fim de serem julgados e um novo delegado surge com Happy Hogan no lugar. Lila acaba tomando o papel do Tio, como a nova e gigantesca Thor.

Coveiro.

comments powered by Disqus