sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Guerras Secretas: Planeta Hulk


No extremo norte do Mundo Bélico, há os territórios mais selvagens de todos sob o domínio da mão férrea de Destino. O Gamamundo é um lugar onde todos são Hulks selvagens e sem controle, que sequer respeitam a Tropa de Thors quando ela sobrevoa aquelas paragens. Sem mais paciência para os desmandos do então chamado Rei Vermelho, o Deus Von Doom decide que é hora de dar cabo daquele infame barão. Assim, ele escolhe o campeão entre os seus gladiadores, aquele que um dia foi Capitão América, sempre acompanhado do seu Tiranossauro chamado Demônio, para eliminar aquele problema.


Rogers é um idolatrado homens das armas agora, sempre ovacionado pelo público na Arena de Combate. Ainda assim, é um rebelde que não se sujeita de fato a ajoelhar-se de bom grado a Destino. No seu mais recente combate, tentou ferir o apresentador Arcade bem no meio da Arena mesmo após o combate finalizado e essa atitude não seria tolerada. Porém, ao invés de um castigo, Steve Rogers recebeu a proposta para ir até o Gamamundo matar o Rei Vermelho. Com isso, ele não só garantiria sua liberdade após o feito como também Destino e o Xerife Strange salientaram que encontraria por lá seu ex-parceiro Bucky.

Essa última informação cai como uma pedra no estômago de Rogers que há anos não tinha mais informações do velho companheiro de guerra. Cresceram juntos, lutaram juntos na Guerra e até mesmo entraram como parceiro nas lutas das arenas. Só que um dia o Soldado Invernal foi levado e os dois separados desde então, o que criou uma verdadeira obsessão de Rogers para encontrar o amigo perdido de qualquer jeito. Tendo a chance de reencontrar finalmente seu companheiro, Rogers aceita se submeter as vontades de Destino e é enviado magicamente até aquele território inóspito por Strange. Lá, ele deveria encontrar seu contato, Doutor Jade, para mais informações.


Cabe aqui uma pausa na história principal para um breve interlúdio, desta vez escrito por Greg Pak, que conta a história de como aquele domínio se tornou uma terra sem lei gama-irradiada. Num experimento de Bruce Banner que deu muito errado, todo aquele lugar iria pelos ares se não fosse o sacrifício do jovem gênio científico Amadeus Cho. Ele salvou todos de uma explosão, e aparentemente conseguiu mudar os efeitos nocivos dos raios gama tendo como única consequência o fato de que todos tiveram a pele esverdeada. Mas isso foi só a príncipio, já que alguns minutos depois todos os cidadãos atingidos pela área começaram a se hulkificar.

Então, voltamos a história de Steve Rogers e Demônio, que são arremessados nos desertos do Gamamundo e seguem por aquela imensidão até encontrar seu contato naquele lugar - o Doutor Jade. Não demorou muito para encontrar os primeiros monstros daquele lugar, uma espécies de insetos alterados e no meio do confronto acabou salvou pelo tal Doutor Jade. Diferente de muitos dos cidadãos daquele lugar, Jade é um Hulk calmo, nitidamente culto e que reflete a cada atitude. Ainda assim, é um monstro gama e sabe que naquele lugar as restrições humanas já foram deixadas de lado a muito tempo. Durante a jornada que segue, acaba se tornando de forma irônica a consciência verborrágica de um gladiador ainda humano entregue a selvageria da batalha, mas ainda com pensamentos clementes, e acompanhado de um dinossauro com pouco cérebro.


As batalhas durante o caminho envolvem toda sorte de criaturas hulkificadas, de touros gama-irradiados, plantas carnívoras gigantes a monstregos submarinos super-desenvolvidos. No decorrer da aventura, vemos uma boa leva de flashbacks da amizade entre Steve e Bucky em diferentes momentos da história dos dois juntos. E é curioso ver que o Doutor Jade parece conhecer bem mais sobre a amizade desses dois do que o gladiador imaginaria a princípio. A identidade real do seu companheiro de viagem se tornava um grande mistério aos poucos.

Ao chegar próximo a área dominada pelo Rei Vermelho, devidamente separada dos demais por um muro de crânios que apavorou até mesmo o gladiador, Rogers acabou caindo numa emboscada. De alguma maneira, Demônio e Jade desapareceram antes do ataque das lanças inimigas, e Steve foi o único levado para o interior da cidade. Enquanto ia sendo espancado pelos fieis ao Vermelho no meio do trajeto, acabou sendo salvo mais uma vez pelo Doutor Jade. Em suas últimas memórias enquanto ainda estava desacordado, lembrou o mérito de nunca desistir e levar o símbolo da estrela no seu peito. Demônio apareceu logo em seguida arrebentando prédios da cidade hulk e conseguindo a distração necessária para o avanço do gladiador rumo ao Castelo do Rei.



Quando finalmente chegou ao seu destino final e se deparou com o Rei Vermelho, Rogers descobriu que foi enganado por Destino em sua missão. Bucky já fora morto semanas antes naquele lugar, sobrando somente seu braço mecânico para contar história. Em fúria completa, o gladiador Rogers confrontou o vilão, decapitou-o e teve sua vingança. Mas a maior surpresa desta história veio a seguir, quando o Doutor Jade se revela como sendo o Steve Rogers daquele domínio, com uma história bastante similar ao gladiador até o momento em que perdeu Bucky e decidiu ingressar voluntariamente ao experimentos do super-soldado com base em radiação gama. Agora, o novo Doutor Jade se considerava alguém liberto e desprendido de todas as amarras sociais e oferecia o mesmo benefício ao gladiador Rogers agora que não tinha mais bucky ou qualquer amigo.



A reação do gladiador a toda aquela virada da trama foi inesperada. Acabou por matar sua versão alternativa hulkificada, lançou a cabeça decapitada do Rei Vermelho para fora do castelo decretando o fim de sua tirania, mas não assumiu a posição de novo barão. Acabou por tomar um caminho solitário pelos desertos do lugar acompanhado apenas de seu mais fiel parceiro, Demônio. Só faltaria completar esse desfecho com a já icônica música Lonely man do seriado dos anos 80.

Sam Humphries nem de perto é um autor que curto as histórias, mas tenho que dizer que essa aqui é até passável. Ele conseguiu criar uma boa dinâmica entre os personagens, nem um pouco enfadonha nos diálogos e cumpriu o tipo de ação descerebrada que a história pedia com um gladiador contra um mundo de monstros. O desenhista Marc Laming também é um rapaz talentoso apesar de pouco conhecido, relembrando muitos outros que já passaram pelas páginas de histórias do Verdão no passado. O grande ponto discutível aqui é que rasteiramente o tie in remete a história original, tendo apenas uns breves rompantes de referências visuais e narrativas. Ainda assim, não nego que foi uma recriação bem criativa e quem não gostaria de ver um gladiador montado num T-rex vermelho detonando Hulks?

Coveiro

comments powered by Disqus