terça-feira, 13 de setembro de 2016

Hulk: Medidas Extremas

Hulk.NOW 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra Nova Marvel HULK DOUTOR JADE DOC GREEN PROJETO OMEGA PROJECT

Chegando “atrasados” com a resenha da última fase do Hulk antes de Guerras Secretas, vamos a um “pacotão” cobrindo praticamente toda a fase roteirizada por GUERRY DUGGAN e ilustrada por MARK BAGLEY, quando, após sobreviver a uma tentativa de assassinato, Bruce Banner foi restaurado e aperfeiçoado com a utilização do vírus Extremis. É o que se viu na revista Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra, desde sua edição 7 até a edição 15.

Qual foi o resultado do uso do Extremis? O nascimento de mais uma persona do Hulk (não o chame assim, ele não gosta!), o Doutor JadeDoc Green no original. E quem é ele? Ao que parece é o Hulk mais inteligente que já existiu. Tão inteligente que seu intelecto se volta para aquilo que parece mais lógico e melancólico possível. Jade quer destruir o Hulk. Ou ao menos a maior parte do legado que sua existência proporcionou.

Objetivamente ele pretende – e é bem sucedido em grande parte – “deshulkizar” vários de seus amigos e inimigos. É o Projeto Ômega. A lista é considerável. Rick Jones deixa de ser A-Bomb, Betty Ross deixa de ser a Mulher-Hulk Vermelha, assim como (a muito custo e com participação especial do onipresente Deadpool), seu pai deixa de ser o Hulk Vermelho. Skaar perde o poder herdado do pai e fica somente com as habilidades ligadas a sua mãe. Alguns vilões também vão ficando pelo caminho, e claro o que mais chama atenção é o Líder. Que de sua versão vermelha retorna à versão verde por maquinações daquele que parece ser o maior adversário do Doutor Jade: Bruce Banner!

Como não poderia deixar de ser, Hulk e Banner são antagonistas mútuos, e a consciência de Banner em uma Inteligência Artificial acaba sendo o grande obstáculo nos planos de Jade. Aos poucos a história se consolida com elementos caros à trajetória do gigante esmeralda, que tenta lidar de uma forma radical com a rejeição ao seu legado, e ao mesmo tempo entra em choque a todo momento com seu alter-ego.

Hulk.NOW 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra Nova Marvel HULK DOUTOR JADE DOC GREEN PROJETO OMEGA PROJECT

Aos poucos, a obsessão de Jade vai se mostrando uma grande reflexão e sentimento de culpa por tudo que o Hulk já fez e, claro, uma tentativa de reparar ao máximo os danos por ele causados. E tudo é feito com grande urgência, já que por sua fisiologia, os efeitos do Extremis recuam a cada momento, e ele caminha a passos largos para se tornar um monstro descontrolado, como o próprio Jade demonstra ter preocupações. Mas não ao estilo que estamos acostumados. Seu temor é em relação à realização de um profético e calamitoso futuro. O futuro do Maestro!

Hulk.NOW 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra Nova Marvel HULK DOUTOR JADE DOC GREEN PROJETO OMEGA PROJECT

Outros dois fatores, envolvendo mulheres de sua vida, correm em paralelo à história. Primeiro, como forma de proteger sua filha (com Thundra, da Terra 8009) Lyra, Jade falha e a IA de Banner acaba banindo-a para uma dimensão monstruosa, onde ela ironicamente se torna imperatriz, senhora de tudo ao seu redor. Além disso, em um momento de sensibilidade do roteirista Gerry Duggan, a Mulher-Hulk, Jennifer Walters, não é atacada, mas reconhecida por ele próprio como o único legado do Hulk que veio para o bem. Uma exceção que comprovaria a regra e lógica por trás dos planos do Doutor Jade.

Como disse, a arte dessa longa história é de Mark Bagley. Confesso que, mesmo sendo um desenhista de estilo clássico e bastante admirado, não sou grande fã de Bagley. Mas é preciso reconhecer que inúmeros painéis foram muito bem executados, e que a persistência de um mesmo desenhista ao longo de toda a história dá um senso de continuidade agradável para quem está lendo.

O desfecho da história se encaminha para o confronto (não físico) do Doutor Jade com inúmeros heróis, liderados pela Mulher-Hulk, em que ele finalmente explica a lógica de seu plano. O temor pelo surgimento do Maestro e a proximidade do que teremos em Guerra Secretas se torna uma grande ironia, já que o planejamento todo parece ser em vão. O destino parece ser terrível a despeito de todo o esforço que faz, e o drama parece inevitável em sua vida. Ao mesmo tempo, ciente de que fez o que foi possível mesmo com todo o intelecto adquirido, e reconciliado com seu lado humano, resta a reconciliação com Betty.

Aí vem a surpresa, quando, em um momento de aparente encerramento de ciclo, Betty confessa que foi responsável pela tentativa de assassinato de Bruce. Porém, não há mais tempo para nada. Agora há apenas as GUERRAS SECRETAS!

João

comments powered by Disqus