segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Justiceiro: Os Últimos Dias de Frank Castle



Los Angeles entrou em estado de sítio. A guerra travada entre Frank Castle e a Gangue Dos Soles levou a cidade dos anjos ao completo caos. E, no meio de tudo isso, está o Comando Selvagem, que tem uma missão para cumprir. Os último dias de Frank Castle nunca foram tão agitados.

Inicialmente, é mostrado um breve flashback de uma missão do Comando Selvagem. Nele, é perceptível que são uma versão moderna do grupo outrora comandado por Nick Fury. Por meio dessa história, tomamos conhecimento sobre um pouco de cada um deles. 

Voltando ao presente, Castle inicia o ataque ao local em que sua família refém do Comando Selvagem. Mas, no mesmo momento, a gangue Dos Soles invade o local. E assim começa um violento tiroteio. A anarquia toma conta de Los Angeles. No meio da confusão, Castle começa a achar que tem algo a mais de que uma guerra de gangues. Mas isso ficará para depois. Em uma tentativa de libertar sua família, Frank é ferido e acaba capturado pelo Comando Selvagem. 

Após ter seus ferimentos tratados, Castle é levado para um acampamento militar próximo à cidade de Los Angeles. O exército já está pronto para retomada da cidade. No meio da confusão, a Policial Stone escapa, bem no momento em que a Guarda Nacional começa a avançar sobre Los Angeles. E, após descobrir que tomava café da manhã com Frank Castle, passa a culpá-lo por todos os problemas que acometeram a cidade.



No interrogatório, conduzido por Cobra do Deserto, líder da equipe de Comando Selvagens, Frank consegue convencê-lo que há algo de errado. Quem há alguém muito poderoso por trás de toda aquela bagunça. Cobra do Deserto toma a decisão que liberar Frank Castle, reunir a equipe para proteger a família cativa de Castle e, por fim, mentir para o Secretário de Estado de Defesa dos Estados Unidos da América.

Libertado, Castle segue para Washington D.C., onde irá acertar contas com o responsável por toda essa bagunça: o Secretário de Estado de Defesa. E Castle, para isso, realiza uma ousada ação de sequestro ao secretário. E o leva para ser interrogado no campo de golfe da Marinha. Lá, Castle arranca a verdade do Secretário, que, cansado de ver as pessoas cada vez mais crentes que os verdadeiros mantedores do sistema são os heróis, quer relembrá-las do poderoso Leviathan que as protege. E, para isso, não ousou matar vidas utilizando um gás que colocou a disposição de uma gangue de criminosos.

Castle, a despeito de tudo, não mata o general. Castle se prepara para o pior. E o pior é Sam Wilson, o novo Capitão América! Governo solta o seu maior símbolo para ir atrás do Justiceiro. E, para variar, começa mais um violento combate. Mas, como Frank anda bom de lábia, convence Sam de que há algo de podre na Casa Branca. E entrega a confissão gravada dos crimes do general. Cansado de política, Castle retorna sua direção para seu habitat natural, que são as ruas.



E, para variar, toda a sua fúria se dirige ao líder dos Dos Soles, que está fugindo para o México. Castle o captura e, como quer fazer alguém exemplo, mata em uma grande via de acesso, com câmeras e policiais vendo tudo. No final, os policiais ali perto acabam deixando ele ir embora, que se dirige a sua lanchonete favorita para tomar um café. O Comando Selvagem recebeu uma missão mais palatável (matar um ditador). 

Tudo parecia bem. Castle voltou às ruas para continuar sua guerra. No entanto, ganhou uma nova inimiga. Stone, completamente maluca, diz que a culpa é dele por toda a bagunça ocorrida em Los Angeles. E quase mata Frank Castle, além de matar Cap, o coiote que Frank adotou. Por fim, diz que não se chama mais Stone, mas sim Memento.

Recuperado e de volta a Nova York, Castle é recrutado pelo Comando Selvagem para lutar contra o terror. Solto nas areias escaldantes do Oriente Médio, onde começa a chacinar uma célula terrorista inteira. Do soldado raso ao alto escalão, Castle dirige sua fúria assassina a todos que cruzam se caminho. Mas isso tem um preço. A despeito de matar toda a célula terrorista, Frank está de cara com morte. Um clarão toma conta de tudo. O clarão que anuncia o fim de tudo.

Nathan Edmonson e sua equipe de desenhistas entregaram um sólido material digno de um filme (ou seriado) de ação (as edições são Punisher 13-20). Foram três volumes de ação interrupta, à altura do personagem. Ainda que falte um pouco do refinamento que era visto em Ennis ou Rucka, o material entregue é muito bom. Somado ao fato de que a Panini acertou em cheio com o formato de publicação, a exemplo de Viúva Negra ou Demolidor, o que temos é um ótimo passatempo.



É o fim de Frank Castle? O que as Guerras Secretas reservam ao personagem?

Rafael Felga


comments powered by Disqus